Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Mais de 350 exames realizados durante mutirão no CMDI e CMPC no último sábado

 

Os dois equipamentos de saúde administrados pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o CMDI (Centro Municipal Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine) e o CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz), estão superando as expectativas de atendimento durante a campanha do Outubro Rosa. Somente no último sábado (21) foram realizados mais de 350 exames durante mutirão nas unidades.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, incluindo no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as estimativas para 2023 indicam que cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no país. Isso equivale a uma taxa de incidência de 41,89 casos para cada 100 mil mulheres.

A estimativa é de que 6.500 exames sejam realizados pelos equipamentos da Fundação Hospitalar de Feira de Santana até o final da campanha, que segue até o dia 30 de outubro. O mutirão desse sábado teve início às 7h da manhã e foi encerrado às 13h. Foram realizados exames de: mamografia, raio X, eletrocardiograma, ultrassonografias em geral, dentre outros serviços disponíveis à população.

Segundo Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o evento foi bem sucedido. "A cada mutirão realizado aos sábados, superamos na quantidade de exames realizados no mesmo período do ano passado e no atendimento a demanda", diz Gilberte.

No CMPC, do início da campanha ao último sábado, foram realizados 1.080 exames preventivos, 205 ultrassonografias da mama, 367 ultrassonografias transvaginais e 136 eletrocardiogramas. E agendados até o final da campanha 2.947 exames, dentre eles mais 898 preventivos e mais 923 ultrassonografias transvaginais.

199 casos de câncer diagnosticados

Em Feira de Santana, em 2023, de janeiro a setembro, foram diagnosticados nas unidades de saúde CMDI e CMPC, 199 casos de câncer de mama e colo do útero.

A diretora do CMPC, Kênia Lasse, salientou que o exame da mamografia pode ser agendado para mulheres de 50 e 69 anos, basta que apresentem o documento de identidade, CPF, cartão SUS e passem por avaliação com médico ou enfermeiro.

"Nos unimos no combate a essa doença durante todo o ano porque esse é um dos tipos de câncer que mais mata e conseguir fazer o diagnóstico de maneira precoce para que seja possível um tratamento menos agressivo e o principal foco da campanha outubro Rosa", ressaltou Kênia.

As marcações no CMPC devem ser realizadas pelo WhatsApp 75 9 9904 - 0658 ou direto na unidade de saúde.

A coordenadora do CMDI, Madalena Sobral, também destacou o sucesso do mutirão. "Foi um dia muito importante para todos nós que cuidamos das pessoas, toda nossa equipe de saúde estavam preparadas. As pessoas vieram em busca do atendimento. Quanto mais cedo realizar os exames, mais rápido o diagnóstico", frisou Madalena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário