Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

1º Fórum de Seguimento Compartilhado do Prematuro reforça a importância da integração

 

Evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde nesta quarta

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, em parceria com a Secretaria de Saúde, organizou o 1º Fórum de Seguimento Compartilhado do Prematuro, com a participação de mais de 150 pessoas. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde, reunindo equipes multiprofissionais hospitalares e da atenção básica. A programação marcou o encerramento do Novembro Roxo, mês de alerta a conscientização e prevenção da prematuridade.

Com a presença expressiva, o fórum discutiu temas variados como a análise da prematuridade no Hospital da Mulher, a apresentação detalhada e avaliação do método canguru em sua terceira etapa. Também foram abordados o fluxograma do serviço social do hospital e a eficácia do uso de cadernetas como ferramenta de monitoramento.

Sabrine Cortiana, fisioterapeuta e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital da Mulher, idealizadora do projeto, enfatizou a importância do fórum compartilhado. "O objetivo é estabelecer uma interlocução efetiva entre a atenção hospitalar e a rede básica de saúde para garantir um cuidado aprimorado ao recém-nascido prematuro".

Aline Lima, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS), ressaltou a relevância da prematuridade e da integração entre os serviços. “Essa conexão entre a atenção básica e um centro de referência como o Hospital da Mulher é de extrema importância. Na UBS, garantimos as políticas de cuidado à mãe e ao filho, desde o teste do pezinho até as periculturas. E em especial no caso dos prematuros, temos atenção para a alimentação, ganho de peso e desenvolvimento motor dessas crianças".

Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, destacou a importância da integração entre a atenção básica e hospitalar. "O fórum fortaleceu as estratégias de cuidado e aprimorou ainda mais a gestão, promovendo um alinhamento essencial entre os serviços de saúde, garantindo um cuidado integral e coordenado aos prematuros, desde a atenção inicial até o acompanhamento contínuo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário