
A Educação Municipal viveu, nesta sexta-feira (15), um marco na inclusão de alunos atípicos. Emoção, esperança e compromisso social se encontraram no auditório da Secretaria Municipal de Educação durante a solenidade de assinatura dos contratos de 461 cuidadores que atuarão nas escolas da rede municipal. A iniciativa representa um passo decisivo rumo à inclusão, à equidade e ao respeito à diversidade, garantindo apoio essencial a estudantes com deficiência. Os cuidadores começam a atuar a partir de segunda-feira.
Entre os presentes, a fala da mãe do pequeno Lucas Cardoso, de 6 anos, comoveu a todos. Mãe atípica, Josiane Cardoso transformou em palavras a luta silenciosa de tantas famílias que aguardavam, com ansiedade, por esse momento. Ao ver o auditório repleto de cuidadores, ela descreveu a cena como significado do fim de uma espera marcada por incertezas e crises diárias do filho, que sonhava com a escola como espaço seguro e acolhedor.
Josiane contou a rotina exaustiva de buscar garantias para que Lucas, criança autista com necessidades especiais, tivesse acompanhamento adequado. "Cada crise dele por querer estar na escola era também a minha. A presença dos cuidadores não é só suporte técnico: é confiança, inclusão e dignidade. Cuidar não é apenas uma função, é um ato de amor que transforma o futuro".
Com a voz embargada, fez um apelo tocante. "Onde vocês estavam? Meu filho estava esperando por vocês. Venham com amor, porque é muito amor que precisamos. Precisa-se de mais inclusão. Eu tenho muito amor ao ver vocês e espero que venha uma pessoa com ainda mais amor para cuidar do meu mundo".
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, visivelmente emocionado, destacou que a missão de um cuidador vai muito além de um contrato. "Essa missão é para quem tem amor no coração, não é só por salário. É para quem tem amor além do limite. A mãe de algumas crianças atípicas são mais do que mães. São super mães, não sei se tem nome maior, mas é uma mãe fantástica e grandiosa. Em alguns momentos, duvidei se conseguiríamos chegar até aqui, mas hoje é a prova de que valeu a pena cada esforço".
O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, lembrou o desafio enfrentado desde o início da gestão e o significado do momento. "Desde que visitamos as escolas e ouvimos as angústias das famílias e dos professores, sabíamos que esse seria um dos nossos maiores compromissos. A fala de dona Josiane traduz o que nos move: amor, acolhimento e determinação. Feira de Santana sai na frente ao reunir, de uma só vez, mais de 400 cuidadores, um esforço inédito que garante o direito de crianças como Lucas".
A estudante de Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva da UFRB, Yasmin de Jesus, que também será cuidadora, reforçou o compromisso do grupo. "Nossa função é dar amor mais do que já temos, proporcionar novos aprendizados e inclusão. Nada de mais exclusão, porque sabemos o quanto é difícil".
O evento contou ainda com a presença do secretário de Comunicação Social, Joilton Freitas, da secretária de Administração, Sandra Peggy e autoridades locais, reforçando a união em torno de uma causa comum: garantir que cada criança tenha não apenas o direito de aprender, mas a oportunidade de se desenvolver em um ambiente de segurança, afeto e respeito.
Foto : Jorge Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário