
Em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 36.522 doses da vacina contra a dengue entre 14 de fevereiro de 2024 [quando a campanha foi iniciada] e esta segunda-feira (18). Desse total, 24.218 são da primeira dose e 12.304 correspondem à segunda aplicação. Os números ainda estão distantes da meta estabelecida para o município que são de 45.550 pessoas imunizadas.
“Queremos vacinar 100% do público prioritário e, para isso, estamos realizando a busca ativa, através de ligações, a fim de que a pessoa compareça às unidades de saúde e garanta a dose de reforço”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. A vacina está disponível para pessoas na faixa etária de 10 a 14 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
De acordo com o titular da pasta, somente o esquema vacinal completo assegura a proteção máxima. “A vacina é segura e evita até 80% dos casos de dengue sintomática e que protege contra os quatro sorotipos do vírus. Também chega a reduzir em até 90% o risco de hospitalizações. Quem não completa o esquema vacinal tem a proteção reduzida”, reforça.
Rodrigo Matos ressalta que a SMS tem adotado estratégicas para ampliar o acesso, como a instalação de pontos de vacinação em locais de grande circulação, a exemplo de shoppings.
CASOS DE DENGUE
Entre janeiro e julho deste ano, o município notificou 1.761 casos de dengue. Desse total, foram confirmados 145 casos para dengue, sendo 32 com sinais de alarme e um grave. Uma pessoa morreu por dengue no município.
A vacina contra a dengue está disponível em todas as 103 salas de imunização distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Para ter acesso basta se dirigir à unidade com um responsável, levando documento de identificação, cartão SUS e caderneta de imunização.
Importante destacar que a segunda dose contra a dengue está disponível para quem recebeu a primeira há mais de 90 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário