Fábrica de pré-moldad
|
A implantação do BRT exigiu a montagem de uma fábrica de pré-moldados que está funcionando a todo vapor no final da avenida Fraga Maia, Conjunto João Paulo-II, em Feira de Santana.
No pátio de pré-moldados, que é dividido em várias áreas de acordo com a finalidade de cada uma, estão sendo produzidas as galerias a serem usadas na drenagem de águas pluviais, pré-lages, as vigas protendidas e longarinas. A maior parte do material é destinada ao corredor Getúlio Vargas do BRT, especificamente no cruzamento com a avenida Maria Quitéria .
ECONOMIA
As estruturas com vigas protendidas são utilizadas, em geral, para grandes construções. O baixo custo do concreto frente ao aço torna a estrutura muito competitiva, além de trazer benefícios a longo prazo com menor custo de manutenção.
O presidente da comissão de obras do BRT, engenheiro civil José Marcone de Souza, disse que a opção por essa tecnologia não poderia ser melhor.
“Com a protensão, é possível reduzir as tensões provocadas pelos esforços constantes, diminuir e até eliminar a incidência de fissuras melhorando a capacidade de utilização da peça estrutural.”explicou.
Ao optar pela fabricação própria das vigas protendidas a prefeitura municipal conseguiu também uma economia significativa com a redução das quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.
Ao visitar a fábrica de pré-moldados,nesta sexta-feira,15, o prefeito José Ronaldo ficou entusiasmado com o trabalho “No cruzamento da avenida Getúlio Vargas e avenida Maria Quitéria já estamos bem adiantados na preparação das bases que vão receber as estruturas aqui fabricadas, fazendo a obra andar mais rápido”, pontuou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário