Jhonatas Monteiro |
Na manhã desta terça-feira (11/08), Jhonatas Monteiro – historiador, professor e militante do PSOL – esteve no programa Acorda Cidade, em entrevista a Dilton Coutinho. Jhonatas falou sobre o trabalho desenvolvido pelo PSOL ao longo dos últimos meses, voltado para a construção de uma rede de solidariedade às comunidades carentes do município, especialmente atingidas pelos efeitos da pandemia de COVID-19, e também sobre o cenário político local, fazendo duras críticas ao governo municipal pela inabilidade no enfrentamento à crise.
Na oportunidade, Jhonatas também apresentou sua pré-candidatura a vereador para as eleições municipais de 2020, fruto de ampla discussão dentro do partido e com setores apoiadores. Segundo ele, a votação expressiva que suas candidaturas receberam nos últimos pleitos representa uma grande responsabilidade, e sobretudo um compromisso com a população que vem construindo junto essa caminhada.
Perguntado sobre os motivos para não disputar a prefeitura, Jhonatas defendeu que um mandato na Câmara na atual conjuntura seria importante para enfrentar três problemáticas principais: 1) a falta de compromisso dos atuais vereadores com as demandas da população, que se vê desamparada em suas reivindicações; 2) a conivência da Câmara ao longo dos anos com os desmandos do grupo político que ocupa a prefeitura há duas décadas; e 3) o cenário político nacional, de incitação à violência contra grupos vulneráveis, que coloca a necessidade de reforçar todas as trincheiras possíveis de defesa da democracia. Segundo ele, diante desses elementos, ampliar a presença institucional, ocupando uma vaga na Câmara, se torna estratégico.
Disse também que o PSOL não apoia nenhuma das pré-candidaturas à prefeitura anunciadas, e que terá candidatura própria, apresentando o nome de Marcela Prest como pré-candidata do partido. Marcela é a atual presidenta municipal do PSOL, e sua pré-candidatura se deu por indicação da direção executiva, após longo processo de debate interno entre filiadas e filiados Segundo Jhonatas, Marcela é uma militante com sólida trajetória de luta e coerência na defesa das bandeiras políticas do PSOL. Ele ressaltou também a importância da escolha de uma mulher, uma vez que as mulheres são a maioria da sociedade brasileira, mas ainda têm baixa representação institucional.
No próximo sábado, dia 15, o PSOL realizará virtualmente sua 4ª plenária eleitoral, na qual as pré-candidaturas proporcionais e majoritária serão debatidas.
ASCOM Jhonatas Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário