Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Réplica de caravela usada por Cristóvão Colombo para chegar às Américas aporta em Salvador

 

Santa Maria

 Uma réplica da caravela usado por Cristóvão Colombo ao chegar às Américas, em 1492, aportou em Salvador, na noite de segunda-feira (09/11). A capital baiana é a primeira parada na viagem de estreia da embarcação, desde que o litoral catarinense, em 1º de novembro.

A embarcação “Santa Maria”, que levou quase quatro anos para ficar pronta, foi construída em Itajaí (SC) e finalizada no município vizinho de Navegantes (SC). Ela ostenta os brasões espanhóis e o sino que teria sido tocado por Colombo ao anunciar a descoberta do novo continente. Com 28 metros de comprimento e mais de oito metros de largura, a embarcação também possui três mastros de velas.
 
A embarcação ficará ancorada no Centro Náutico da Bahia, para abastecimento de diesel e mantimentos. Ao deixar o litoral baiano, entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta (11/11), o barco seguirá viagem com destino a Curaçao/Antilhas Holandesas, onde será utilizado para passeios turísticos nas praias caribenhas. A tripulação, entretanto, estuda uma parada na cidade de Natal (RN) ou em Paramaribo, no Suriname.
Apesar de ser uma réplica da caravela de Colombo, o barco possui casco de aço, com pintura idêntica à madeira que era utilizada nas antigas caravelas.
 
“É um pequeno navio que foi construído com o que existe de mais avançado em recursos de navegação. É movido por dois motores a diesel, sendo equipado com radar, cartas náuticas eletrônicas, sistema de comunicação via satélite, dessalinizador para transformar a água do mar em potável, assim como sistema de ar-condicionado e até uma cozinha industrial”, fala Jorge Irineu Hosang, responsável pelos materiais usados na construção do barco, assim como pelo processo que habilitou a viagem ao Caribe.
 
O argentino Miguel Pedro Sheppard, investidor do projeto, afirmou que a construção da embarcação contou com um extenso trabalho de pesquisa histórica, que foi combinado à engenharia moderna. Foram investidos em torno de três milhões de dólares na execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário