
Feira de Santana registrou apenas quatro casos positivos da Covid-19 hoje (31), a menor quantidade desde o pico da epidemia. O município manteve a marca de 45.761 curados da doença, índice que representa 92% dos casos confirmados. Enquanto isso, mais 22 exames foram negativos.
A crise econômica provocada pelo coronavírus e as perspectivas de retomada do desenvolvimento empresarial foi pauta do Almoço de Negócios, pós quarentena, nesta terça-feira, 31, no Restaurante Amado, em Salvador. O prefeito Colbert Filho participou do evento promovido pelo site Alô Alô Bahia que reuniu empresários, políticos e formadores de opinião.
Mais seis escolas da Educação municipal vão ganhar prédios totalmente novos. O anúncio das reformas de grande porte, com ampliação e significativa interferência nos prédios, foi feito na manhã desta terça-feira, 31, pelo prefeito Colbert Filho em seu gabinete.
As escolas municipais beneficiadas são: Antônio Carlos Pinto de Almeida, no Papagaio; Dr. Nilton Bellas Vieira, no Parque Getúlio Vargas; Ester da Silva Santana, na Mangabeira; Professora Almira Pereira Lago, no Campo do Gado Novo; Professora Helena Assis Suzart, no Caseb; e finalmente a Deocleciano Martins a Silva, localizada no povoado de Pé de Serra, no distrito Maria Quitéria.
A maioria das escolas será totalmente reconstruída, dada a situação da estrutura física atual. “É o caso da Ester Santana, da Almira e da Deocleciano que ganharão prédios novos, com espaços atuais e maior quantidade de salas de aula e de outros ambientes”, informa a secretária de Educação, professora Anaci Paim.
“De fato, estamos investindo para garantir um novo padrão arquitetônico, mais moderno, para os estudantes e professores, proporcionando o acesso a espaços mais atualizados”, comenta o prefeito Colbert Martins.
Das unidades de ensino, pelo menos três terão a área construída duplicada – a Ester Santana sai de uma área de 526 m2 para 1.114 m2; a Deocleciano tem 310 m2 e passará a ter 845 m2 após a ampliação; e a Antonio Carlos Pinto de Almeida, hoje com 761 m2, passará a ter 1.327 m2 de área construída.
Nas demais, a ampliação atinge mais de 200% – é o caso da Escola Almira Pereira Lago que sairá de 312 m2 para 1.102 m2. A Nilton Bellas Vieira sairá de 445 m2 para 1.252 m2.
“Por todas essas razões, o impacto destes serviços na Educação é significativo e vai destacar o investimento que vimos fazendo nos últimos meses para dotar as escolas com uma infraestrutura mais moderna”, atestou Colbert Filho.
A secretária Anaci Paim estima a entrega das obras no prazo de aproximadamente oito meses. “Inclusive estimamos começar o ano letivo de 2022 com 20 escolas totalmente novas, entre aquelas que estão em construção e essas que representam interferências significativas na estrutura”, observa.
O investimento, de acordo com a professora, resulta numa “configuração mais moderna e atualizada para a Educação municipal e revela o interesse e a decisão política do governo de oferecer condições para uma educação de qualidade, centrada em todos os aspectos”.
Casa do Trabalhador |
Quem está à procura de emprego agora vai contar com o posto descentralizado da Casa do Trabalhador, em Feira de Santana. O equipamento recém inaugurado pela Prefeitura de Feira funciona no Shopping Popular Cidade das Compras de segunda a sexta, das 8h às 16h.
A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres realizou o I Seminário para reflexões acerca da Campanha do Agosto Lilás, na tarde de sexta-feira, 26, com o tema “15 anos da Lei Maria da Penha e seus aspectos sociopsicoculturais”.
Motataxi |
Interessados em integrar o Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar de Passageiros com uso de motocicleta (STIAC) em Feira de Santana, terão mais tempo para realizar o credenciamento. Isso porque a Prefeitura de Feira prorrogou o prazo até o dia 15 de Setembro.
O distrito da Matinha vai receber a caravana da vacinação contra Covid nesta quarta-feira, 1º. A iniciativa da Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de imunizar aqueles que ainda não foram vacinados.
De forma itinerante, profissionais de saúde vão percorrer a sede e povoados do distrito, convocando a comunidade para receber a vacina. Além disso, os moradores terão a oportunidade de realizar o exame RT-PCR, que permite o diagnóstico da Covid-19.
“Este é o primeiro distrito contemplado, mas vamos realizar essas ações em todos os locais da zona rural, como forma de contemplar toda a população, garantindo que o quanto antes todos sejam imunizados”, explica Joana Queiroz, diretora de Rede Própria da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta terça-feira, 31, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua com a aplicação da primeira e segunda doses para pessoas de 18 anos ou mais (nascidos até 31 de agosto de 2003), gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto) a partir de 18 anos. Também continua a aplicação da primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Confira os locais de vacinação:
18 ANOS OU MAIS, GESTANTES E PUÉRPERAS
Este público pode ser vacinado no Centro Social Urbano (CSU), e nos distritos de Feira de Santana, das 8h às 16h. É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.
Nos casos em que a residência está no nome do cônjuge ou ex-cônjuge, é necessário apresentar a certidão de casamento ou divórcio. No local da vacinação, equipes de triagem fazem a consulta do cartão SUS para confirmar a residência em Feira de Santana.
É exigido para as puérperas e gestantes uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios. Vale destacar que quem tem mais de 18 anos e ainda não foi vacinado, também pode receber a dose.
ADOLESCENTES COM COMORBIDADE
A vacinação acontece no Centro Social Urbano (CSU), bairro Cidade Nova, das 8h às 16h. O adolescente só pode ser vacinado se estiver acompanhado de um responsável, portando relatório médico comprovando a comorbidade, cartão de vacinação (caso possua), além de RG, cartão do SUS e comprovante de residência. (Confira aqui as comorbidades)
SEGUNDA DOSE
PFIZER
A aplicação da segunda dose da vacina Pfizer será realizada no auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), das 8h às 12h, para pessoas com aprazamento até o dia 02 de setembro. Vale salientar que não será possível o adiantamento da vacinação para além dessa data. Somente aqueles que estão no período recomendado, de acordo com a data na caderneta de vacinação, poderão receber a segunda dose.
CORONAVAC E ASTRAZENECA/OXFORD
Já a aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford para pessoas que estão no período recomendado será no Centro Social Urbano (CSU), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos distritos e em 21 Unidades de Saúde da Família (USF) – confira a relação no final da matéria. A vacinação acontece das 8h às 16h.
Para receber a segunda dose é obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS):
UBS Cassa / Endereço: rua Frei Aureliano Grotamares, S/N, Capuchinhos.
UBS Subaé / Endereço: rua 2ª Travessa Politeama, S/N, Subaé.
UBS Caseb 1 / Endereço: rua Japão, S/N, Caseb.
UBS Caseb 2 / Endereço: rua São Valentin, S/N, Caseb.
UBS Baraúnas / Endereço: rua Petronílio Pinto, 186, Baraúnas.
UBS Irmã Dulce / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 1.759, Brasília.
UBS Mangabeira / Endereço: avenida Tupinambá, S/N, Mangabeira.
UBS Serraria Brasil / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 297, Brasília.
UBS Jardim Cruzeiro / Endereço: rua Miguel Calmon, S/N, Jardim Cruzeiro.
UBS Dispensário Santana / Endereço: rua Mercúrio, 320, Jardim Acácia.
UBS Centro Social Urbano (CSU) / Endereço: rua Tostão, S/N, Cidade Nova.
A Campanha de Vacinação Antirrábica segue em ritmo avançado em Feira de Santana. A partir desta segunda-feira, 30, os povoados do Fulô e Terra Dura, em Himildes, serão contempladas com a ação, promovida pela Prefeitura de Feira, por meio do Centro de Controle de Zoonoses.
As equipes percorrerão locais estratégicos programados até o dia 3 de setembro (confira o anexo no final da matéria).
Serão montados pontos fixos nos postos de saúde, praças, dentre outros locais conhecidos pela população. Também estarão disponíveis equipes volantes para vacinar nos sítios, fazendas, propriedades rurais e locais de difícil acesso.
RECOMENDAÇÃO
![]() |
Hospital de Campanha |
Nesta segunda-feira (30), Feira de Santana registrou apenas 13 casos positivos da Covid-19 e manteve a marca de 45.761 curados da doença, índice que representa 92% dos casos confirmados. Enquanto isso, mais 180 exames foram negativos.
No último sábado, 28, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um mutirão para vacinar os moradores contra a Covid-19 no distrito de Maria Quitéria. Durante a ação foi disponibilizada a aplicação da primeira e segunda doses da vacina contra a Covid-19. Foram vacinadas 234 pessoas.
Com o objetivo de evitar a circulação de pessoas infectadas pela região, equipes volantes de enfermagem foram em locais de difícil acesso para realização de exames RT-PCR, para diagnóstico da doença. Ao todo, 140 pessoas foram examinadas.
Foi em Maria Quitéria que foi diagnosticado o primeiro caso da variante Delta.Os moradores também foram orientados sobre os cuidados e prevenção contra o coronavírus. Desde o início da epidemia, 436 casos foram confirmados no distrito de Maria Quitéria.
A insistência de motoristas em estacionar veículos de forma irregular em calçadas e praças, no centro comercial de Feira de Santana, levou a Prefeitura a instalar balizadores de trânsito em ferro fundido.
Os primeiros equipamentos foram instalados em vários pontos do Calçadão da Sales Barbosa, a exemplo das proximidades da Praça Dr. Remédios Monteiro. Esse serviço está a cargo da empresa BSM, responsável pelo projeto de requalificação Novo Centro.
O secretário de Planejamento, Carlos Brito, observa que estacionamento irregular e a passagem indevida de veículos nesses trechos causavam riscos aos pedestres.
“As barreiras de proteção darão uma maior tranquilidade às pessoas em seus deslocamentos," afirma.
Carlos Brito ressaltou que a Prefeitura já havia instalado placas de sinalização, mas ainda assim os motoristas insistiam em desrespeitar as leis de trânsito.
O secretário destaca ainda os danos causados ao piso por caminhões de carga.
“Veículos carregados de mercaorias estavam provocando o afundamento no piso. Já os locais que apresentam falhas na construção exigimos da construtora que o serviço fosse refeito”.
Ouça aqui o podcast.
Interessados em participar do curso preparatório para o ensino superior "Pré-ENEM", da Prefeitura de Feira, podem se inscrever até o próximo dia 5. O critério é ser egresso do ensino médio em escola pública, com prioridade para beneficiários do Bolsa Família, cadastrado no CadÚnico.
O curso é gratuito, voltado para quem não possui condição financeira para custear aulas preparatórias e exclusivo para quem mora em Feira de Santana, portanto é necessário fornecer o NIS (Número de Inscrição Social).
As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura, acessando pela pasta da Secretaria de Desenvolvimento Social, clicando no banner do Qualifica Feira/Pré-ENEM. Mais informações podem ser obtidas enviando e-mail para preenem.sedeso@pmfs.ba.gov.br ou pelo Instagram: @cursopreparatoriopmfs.
Através de 36 vídeos aulas gravadas em 16 disciplinas, entre elas Biologia, História do Brasil, Espanhol, História Geral, Física, Química, Gramática, Matemática, Geografia, Literatura, Redação, Geometria e Inglês, os
MATÉRIA ATUALIZADA
A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) inicia nesta quarta-feira, 1º, e segue até o dia 31 de outubro. Os beneficiários devem realizar o recadastramento por meio de aplicativo – o recadastramento é condição para a continuidade do recebimento do benefício financeiro.
Para ter acesso a prova de vida digital é só baixar o aplicativo “MEU RPPS” na Play Store ou App Store, pelo próprio smartphone ou iPhone – o aplicativo está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS.
É preciso realizar o reconhecimento facial do beneficiário seguindo todas as instruções. Também deve anexar algum documento de identificação com foto, como RG, CNH, carteira de identidade militar e carteira de entidade de classe (OAB, CRM, CRP, CRC, entre outras), dentro da validade, em perfeito estado de conservação.
Vale destacar que o procedimento não é validado automaticamente, passando por análise de documentos e reconhecimento facial, junto à base de dados do sistema.
CORREIOS
Aqueles que não residem no país podem realizar a prova de vida pelo Correios. Os documentos (confira em anexo quais são) deverão ser enviados com Aviso de Recebimento (AR) para o IPFS, situado à Rua Leolinda Bacelar Lima, n° 207, Centro, Feira de Santana/BA, CEP 44.001-240.
PESQUISA EXTERNA
Para os aposentados ou pensionistas portadores de moléstia grave, residentes no município, que tenham dificuldades de locomoção, poderá ser realizada pesquisa externa, com comparecimento dos técnicos à residência para permitir a identificação do titular do benefício e a realização da comprovação de vida.
O requerimento para realização da prova de vida por meio de pesquisa externa, deverá ser efetuado por interessado, perante o IPFS, com apresentação de documento de identificação do requerente e do aposentado ou pensionista e comprovação da dificuldade de locomoção por atestado médico ou declaração emitida pelo hospital. O serviço deverá ser previamente agendado no IPFS.
SUSPENSÃO DO BENEFÍCIO
Os servidores aposentados ou pensionistas que não realizarem a prova de vida terão os seus benefícios suspensos após a publicação no Diário Oficial do Município, restabelecendo-se o pagamento após a devida regularização.
Confira na íntegra todas as exigências: