Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Mais de 30 pacientes aguardam regulação em Feira

 

Em Feira de Santana, 39 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais esperando a transferência para uma unidade hospitalar até esta quarta-feira, 31. As vagas são disponibilizadas pelo sistema de regulação do Governo do Estado.

Somente na UPA Queimadinha, 13 pacientes aguardam na fila da regulação. Já na UPA Mangabeira são 4. Outros 22 estão distribuídos nas policlínicas municipais do Feira X (5), Tomba (5), George Américo (4), Parque Ipê (4), Rua Nova (3) e São José (1).

Na policlínica do Feira X, um paciente de 43 anos, está desde segunda-feira (29) na sala vermelha com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo a esposa que não quis se identificar, o SAMU, levou o paciente para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), lá ele teve a assistência negada. Agora, o paciente espera na unidade por vaga na fila da regulação.

Na avaliação da coordenadora geral das policlínicas da Secretaria Municipal de Saúde, Vera Lúcia Galindo, a admissão de pacientes com quadro de alta complexidade tem sobrecarregado as unidades municipais “que não possuem o suporte adequado para a demanda que está sendo absorvida”, destaca.

De acordo com a coordenadora, a situação restringe o atendimento de novos pacientes, uma vez que os profissionais estão direcionados para manter os casos mais graves.

Ainda na policlínica do Feira X, outro paciente de 82 anos aguarda na fila da regulação há quatro dias pelo mesmo motivo: AVC.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário