Unidade exerce papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais
Nesta quarta-feira, 28, o Conselho Municipal de Educação (CME) comemorou 31 anos de existência – criado em 12 de setembro de 1991. O evento de aniversário reuniu ex-presidentes do conselho, conselheiros e demais convidados no auditório do Sesi, no Jardim Cruzeiro.
De acordo com a atual presidente do CME, Karina Macedo, durante o período contribuiu significativamente para a Educação em Feira de Santana e considera que em 2013 houve um marco com a implementação da Lei nº 3.388.
“A lei transforma a educação no Sistema Municipal de Educação em Feira. A partir daí temos a eleição dos presidentes por meio do voto direto. Assim ganhamos também autonomia e uma nova leitura das ações do conselho”, explica.
Os conselhos municipais de educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.
Durante o evento, a secretária de Educação, professora Anaci Paim, destacou as conquistas do CME no decorrer dos anos, o trabalho dos presidentes e a autonomia do conselho. A gestora da pasta também já presidiu o conselho.
“Comemorar os 31 anos é reviver na memória tudo que foi passado. O conselho cumpre um papel significativo na nossa cidade”, declarou.
A programação trouxe ainda palestra com a temática “Conselho Municipal de Educação: história, contributos e perspectivas de emancipação na Educação Municipal”, ministrada pela professora Doutora Selma Barros Daltro de Castro. A cultura nordestina também foi representada por Neto do Berrante e Jurivaldo Alves com apresentações de cordel e berrante.
A comemoração foi encerrada com homenagens ao ex-presidentes do CME e o presidente nacional da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), Manoel Humberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário