Espaço recebeu 1.200 livros e contempla cerca de 600 estudantes
O que é preciso para fazer da leitura um hábito para as crianças? Livros sobre diversos assuntos? Um ambiente lúdico e criativo? O ‘’Cantinho da Leitura’’, inaugurado nesta quinta-feira (04) na Escola Municipal Valdemira Alves Brito, no Tomba, reúne tudo isso e cumpre agora a missão de atrair e incentivar os cerca de 600 estudantes da unidade a lerem ainda mais.
O ‘Cantinho’ é uma parceria da Prefeitura Municipal de Feira de Santana através do projeto social da BW Incentiva, por meio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, com patrocínio da Belgo Arames e o apoio da Fundação ArcelorMittal.
A escola ganhou reforma completa no local onde funcionava a biblioteca, mais de 1.200 livros infantojuvenis, incluindo livros em braile, brinquedos educativos, corredor da leitura ao ar livre e fantasias. Além de mobiliário, ar-condicionado, ventiladores, iluminação e itens para ambientação.
De acordo com a secretária de Educação, Anaci Paim, o espaço permite que a leitura saia do ambiente convencional tornando-a ainda mais atrativa. Para ela, a parceria com empresas como a Belgo Arames, que já colabora com o município em outras ações, permite dar passos ainda maiores para o desenvolvimento da educação pública.
“Estamos motivando a comunidade estudantil diariamente a ter um melhor letramento através dos projetos da SEDUC. E aqui essa parceria despertou o olhar de forma significativa com a leitura criando um espaço lúdico onde o aluno vai encontrar ainda mais motivos para praticá-la”, afirmou.
Para a gerente de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames, Caroline Lemos, a iniciativa busca fomentar o desenvolvimento do público infanto-juvenil e o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) fortalece esse movimento. “Fazer a entrega desse espaço lúdico e criativo, despertando a paixão pela leitura, tem um valor muito grande. Esse é o nosso objetivo: gente criando uma vida melhor”.
No evento também estiveram presentes o chefe de gabinete, Fanael Ribeiro, representante do prefeito Colbert Filho, Tamylla Rosa, analista de Responsabilidade Social da Belgo Arames, Marcos Bueno (Fundação ArcelorMittal) e Bruno Wellington, diretor da BW Incentiva.
INCLUSÃO
Para a diretora da unidade escolar, Cristiane Brito, além do livro ser uma ferramenta importante para atrair a atenção de crianças e jovens, que está cada vez mais voltada para o mundo digital, o “Cantinho da Leitura” figura como um espaço de inclusão. “A inclusão não pode ficar só no papel e esse ambiente estimula isso na prática. Dos 1.200 livros doados, 50 deles são em braile, permitindo a integração de crianças e jovens com deficiência visual”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário