Iniciativa ofereceu serviços de retificação de nome e gênero às pessoas trans
Em alusão ao orgulho LGBTQIAPN+, celebrado no mês de junho, a iniciativa “Toda forma de amor” ofertou serviços de acolhimento para a comunidade entre os dias 28 de junho e 16 de julho no Boulevard Shopping. O objetivo da campanha foi contribuir para a promoção dos direitos de pessoas LGBTQIAPN+.
No espaço, cerca de 200 pessoas receberam atendimento no Balcão de Direitos onde era possível sanar diversas dúvidas sobre a temática LGBTQIAPN+, a exemplo de saber os seus direitos, conceitos, orientações jurídicas, escuta psicológica, serviços sociais de orientação e encaminhamentos a programas sociais e de saúde, quando necessário.
Além disso, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, junto a Defensoria Pública do Estado da Bahia prestaram atendimento a pessoas trans que desejam a retificação de nome e gênero em seus documentos pessoais.
“Em torno de 22 pessoas solicitaram a retificação de nome e gênero, é mais um passo para a garantia da cidadania dessas pessoas. Um dos grandes constrangimentos aos quais travestis e transexuais são submetidas é não ter em seus documentos o nome adequado a sua identidade de gênero, e como a troca exige uma série de documentos e pagamentos de taxas, as pessoas acolhidas no projeto têm esse processo facilitado”, afirma o chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Minorias, Fábio Ribeiro.
Ainda, o local sediou uma exposição fotográfica que retratava casais com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, e foi espaço de vendas para empreendedores.
“Um dos grandes problemas para pessoas LGBTQIAPN+ e a questão financeira, a falta de oportunidade de emprego. O Empreendedorismo por vezes é uma maneira de conseguir a liberdade econômica e, consequentemente, não ficarem submetidos e submetidas a violência, que muitas vezes acontece na casa dos pais”, salientou Fábio.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, além do Boulevard Shopping, Instituto Íris e a Defensoria Pública da Bahia.
Acolhimento em todas as épocas
Embora o mês de junho seja marcado pelas celebrações ao orgulho LGBTQIAPN+, o apoio à comunidade perdura por todo o ano. A Secretaria de Política para Mulheres, por meio da Divisão de Promoção dos Direitos das Minorias e Núcleo de Promoção dos Direitos Humanos, presta apoio e acolhimento a indivíduos da comunidade, de acordo com as demandas apresentadas.
A partir disso, são realizados os encaminhamentos devidos, como serviços de assistência social, unidades de saúde, jurídico, psicológicos, entre outros. Durante todo processo, a secretaria continua acompanhando os indivíduos.
De janeiro a junho de 2023, já foram registrados dez acolhimentos, especialmente entre o público gay e pessoas trans.
A Secretaria de Política para Mulheres se localiza na Georgina Erisman, 185 - bairro Centro, próximo a Rodoviária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário