Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Santa Casa promove mutirão de ecocardiograma para crianças e adolescentes

 


A Santa Casa de Feira de Santana, em parceria com a Edwards Lifesciences Foundation e com a Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, realizará de 24 a 27 de agosto, um mutirão de ecocardiograma, eletrocardiograma e também para o diagnóstico da doença de Chagas. O atendimento será oferecido no Centro Médico HCardio, unidade de atendimento ambulatorial da Santa Casa.

Todos os exames serão oferecidos de forma gratuita. Vão ser atendidos adultos a partir dos 18 anos – mas já com todas as vagas preenchidas. No momento, ainda estão sendo oferecidas vagas para crianças e adolescentes, dos 3 aos 17 anos.

No sábado (24), o atendimento do mutirão será das 14h às 18h. Tanto no domingo (25) quanto na segunda (26), será das 8h às 18h; já na terça (27), último dia do atendimento, será das 8h às 12h.

Para ter acesso aos exames oferecidos para as crianças e adolescentes, a família interessada deve se dirigir o quanto antes ao Centro Médico HCardio, localizado à Rua Edelvira de Oliveira, s/nº, próximo ao Hospital Dom Pedro de Alcântara. Não é necessário apresentar solicitação médica. Basta apresentar um documento pessoal e o cartão do SUS.

FILA DE ESPERA

O objetivo do mutirão é avaliar a saúde cardíaca da população feirense, considerando a grande demanda da cidade – estima-se uma lista de espera com aproximadamente 1.600 pessoas aguardando pelo exame.

O ecocardiograma é um exame não invasivo de ultrassom do coração que permite avaliar o funcionamento do órgão tanto em pessoas com ou sem sintomas cardíacos. É altamente eficaz na detecção de diversas doenças, importante para a prevenção e monitoramento da saúde em várias fases da vida.

“Com a dificuldade no atendimento, principalmente para os pacientes do Sistema Único de Saúde, SUS, esta lista só cresce. Por isso, investimos nessa parceria com organizações sérias e que dispõem dos recursos para a realização do exame. Com certeza, é uma conquista para Feira de Santana”, argumenta Rodrigo Matos, provedor da Santa Casa.

Com os exames em mãos, o paciente terá mais acesso ao diagnóstico precoce de doenças comuns que atingem a população e que muitas vezes são de difícil detecção.

“Existem muitas doenças que podem colocar as funções cardíacas em risco, a exemplo da febre reumática, que acomete mais jovens e é a principal causa de cirurgia cardíaca neste público no Brasil”, destaca a médica Renata Mendonza, coordenadora do serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Estadual da Criança, HEC, e coordenadora local do estudo multicêntrico ARC, que investiga a ocorrência de biomarcador para febre reumática.

Por ser uma doença difícil de se detectar, o atendimento expressivo é fundamental para o diagnóstico precoce e que impacta a vida de quem é acometido pela doença.

Informações Ascom HDPA

Foto: Divulgação/Ascom HDPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário