
A Prefeitura de Feira de Santana deu início, nesta segunda-feira (14), às obras de construção do novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III), na rua do Canal, bairro Jardim Acácia. A unidade será referência no atendimento humanizado e contínuo a pessoas em sofrimento psíquico decorrente do uso abusivo de substâncias psicoativas.
A ordem de serviço foi dada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho ao lado do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e com a presença de vereadores, lideranças comunitárias, técnicos da saúde e representantes da sociedade civil. O investimento da obra é de mais R$ 2 milhões - incluindo serviços de terraplanagem, contenções necessárias e urbanização do entrono.
“Essa é uma obra grandiosa na área da saúde do município de Feira de Santana e que será construída em parceria entre o município e a União. Estamos aqui dando a ordem de serviço para a construção deste equipamento que vai acolher pessoas que enfrentam o álcool e outras drogas”, afirmou José Ronaldo.
O CAPS AD III contará com estrutura para funcionamento 24 horas, incluindo leitos de acolhimento integral, atendimentos individuais e em grupo, ações de reinserção social e suporte à família — tudo conforme as diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial do SUS.]
“A construção de um novo CAPS AD III representa um marco para Feira de Santana. Estamos falando de um equipamento que garante cuidado contínuo, territorializado e com base nos princípios da saúde mental comunitária. O impacto será regional, ampliando o acesso a serviços essenciais para populações em situação de vulnerabilidade”, destacou o secretário Rodrigo Matos.
Segundo ele, a obra reafirma o compromisso da atual gestão com a consolidação de uma rede de saúde mental “robusta, eficiente e próxima da população”.
“Feira tem avançado com responsabilidade na qualificação dos serviços públicos de saúde. Essa nova unidade fortalece toda a rede, especialmente no enfrentamento ao sofrimento mental associado ao uso de álcool e outras drogas — um desafio crescente nas grandes cidades”, completou Matos.
A implantação do CAPS AD III integra o conjunto de investimentos do município com apoio do Novo PAC, iniciativa do Governo Federal que apoia obras estruturantes em áreas essenciais, como a saúde pública.
REDE DE SAÚDE MENTAL
Atualmente, Feira de Santana conta com cinco Centros de Atenção Psicossocial – sendo um deles um Caps ad -, oito residências terapêuticas e um ambulatório de saúde mental, que juntos atendem cerca de 45 mil pessoas. Dessas, 44 vivem em residências terapêuticas.
“O novo Caps Ad III vai oferecer acolhimento, cuidado clínico, reabilitação psicossocial e atividades que visam a integração do usuário com a família, a comunidade e a sociedade. Tem como diferencial, leitos para acolhimento do usuário em casos que sejam necessários”, pontua o coordenador da Rede de Saúde Mental, Joadson Andrade.
Ele explica que a modalidade III significa que o novo equipamento da rede municipal de Saúde funcionará 24h. “Nos casos que tiverem a necessidade, o paciente poderá ficar internado conforme a recomendação terapêutica individual”, explica.
Este equipamento será destinado para pessoas que fazem uso abusivo do álcool ou outras substâncias psicoativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário