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terça-feira, 24 de setembro de 2013

Procon atento à paralisação dos bancos



O consumidor que se sentir prejudicado, no caso de pagamento de contas, com a greve dos bancários pode procurar a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) e registrar a queixa. A orientação é da superintendente Suzana Mendes. A paralisação foi deflagrada na última quinta-feira (19/09).

Contudo, a superintendente ressalta que boa parte das dívidas pode ser paga nos caixas eletrônicos, depósitos, por meio de solicitações do código de barra - através de e-mail, fax ou telefone – ou nos correspondentes bancários, a exemplo de casas lotéricas, supermercados, farmácias e Correios.

“O consumidor não pode é deixar de quitar a sua fatura, a não ser que tenha uma justificativa que impossibilite realizar o pagamento das contas no período da greve”, informa Suzana Mendes.  Por isso, cada caso deve ser avaliado cautelosamente.

Ela explica que, caso os bancos não ofereçam aos usuários condições de efetuar suas pagamentos, o Procon pode intervir na cobrança de juros e multas. “As empresas devem divulgar seus correspondentes bancários para que os usuários realizem os serviços essenciais”, afirma.

Suzana Mendes acrescenta que os usuários devem registrar essa impossibilidade no serviço de ouvidoria do banco, na empresa credora, na agência reguladora ou no próprio órgão de defesa do consumidor. (Renata Leite)

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