Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Palestra com Pesquisadores propôs repensar tabela periódica


Por que temos muito mais hidrogênio do que ouro no planeta? Por que nem todos os elementos químicos são abundantes na natureza? Como surgiram os elementos que encontramos na tabela periódica? Essas foram algumas das perguntas que trouxeram a geóloga e pesquisadora Débora Rios para conversar com alunos e professores de escolas públicas, na 5ª edição da Palestra com Pesquisadores, realizada no Salão de Exposições do Museu Parque do Saber, na sexta-feira, 25. 
O tema do evento foi “A origem e evolução dos elementos químicos”, um assunto que, para a pesquisadora, é uma oportunidade de repensar a tabela periódica. “Quando você começa a lidar com química na escola, a tabela periódica é apresentada para o aluno no pacote. Os elementos já estão lá. E são tantas coisas que o estudante não se pergunta: e daí? de onde eles surgiram? porque que tem 118 elementos na tabela e não 15? Qual a importância desses elementos no meu dia-a-dia?”, explicou.
A abordagem da palestrante trouxe para o debate assuntos como a teoria núcleo-síntese, assunto que desperta o interesse do estudante do ensino médio Luiz Fernando Reis, de 16 anos. Para ele, que almeja ser professor de química, o evento possibilitou maior aprofundamento no assunto. “A palestra foi ótima! Gostei mais da parte que ela falou sobre teoria do  big-bang e núcleo-síntese. No colégio a gente fala mais da parte de cálculo e o básico da física”, contou. 
Estímulo a ciência e a pesquisa desperta vocações, diz professor
“É uma oportunidade deles vivenciarem a pesquisa científica, entender como funciona e também praticar. Trazer nossos alunos para um ambiente como este, que estimula a ciência e a pesquisa, certamente vai estar despertando vocações”, disse o professor de geografia do Colégio Teotônio Vilela, Alberto Amorim.
A Palestra com Pesquisadores é um iniciativa do Museu Parque do Saber através da divisão de Difusão Científica da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação Telecomunicações e Cultura Egberto tavares Costa - Funtitec, autarquia responsável pela administração do equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário