Milena foi umas das mais de 20 mulheres com vida sexual ativa que foram submetidas ao exame papanicolau na Unidade de Saúde da Família da Gabriela, nesta terça-feira, 11. Revelou que fez o exame pela primeira vez, mesmo reconhecendo a sua importância para prevenir o câncer de colo de útero. “Toda mulher deve fazer este exame periodicamente”.
Neste período do Outubro Rosa, de prevenção contra os cânceres que mais afetam as mulheres – de mama e útero, a unidade registrou um aumento significativo nestas demandas.
De acordo com enfermeira Lidiane Oliveira, antes da campanha a média de exames realizados era de 10 e passou para 15 – os exames são marcados e feitos a cada duas semanas.
E são realizados sempre pela manhã. “A consciência de que os exames podem salvar vidas está levando as mulheres para os consultórios”, diz a enfermeira.
“O número expressivo que confirma que as mulheres estão voltadas à prevenção e isso é muito positivo”, afirmou a enfermeira. “A mulher em idade sexual deve fazer o exame”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário