Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Ministério do Meio Ambiente vai analisar participação no projeto da Lagoa Salgada



Projeto da Lagoa Salgada
 O Ministério do Meio Ambiente poderá contribuir, com a Prefeitura de Feira de Santana, na execução de um dos mais importantes projetos para o ecossistema da cidade: a recuperação da Lagoa Salgada. O prefeito José Ronaldo está fazendo gestões no sentido de buscar a participação do Governo Federal na execução da obra. Ao lado do seu vice, Colbert Martins Filho, o chefe da administração local esteve em audiência com representantes do Ministério em Brasília, na quinta-feira (27), tratando desse e de outros assuntos relacionados à área.

Na ausência do ministro, Ronaldo e Colbert foram recebidos pelo secretário executivo do Ministério, Marcelo Cruz, e pelo secretário de Articulações Institucionais, Edson Duarte. Eles deixaram Brasília bastante otimistas em relação a um apoio significativo da União no projeto que visa resgatar um dos principais mananciais do Município.

“As autoridades com quem conversamos no Ministério do Meio Ambiente foram muito receptivas a proposta de recuperação da Lagoa Salgada. A participação do Governo Federal em um projeto de grande envergadura como este se tornar fundamental, um suporte necessário para o apoio financeiro à execução da obra”, disse o prefeito de Feira de Santana.
 
O secretário executivo Marcelo Cruz pediu as autoridades de Feira de Santana que encaminhem ao órgão uma cópia do projeto executivo referente a obra de recuperação da Lagoa Salgada, quando estiver pronto. De posse do documento, os técnicos do Ministério vão analisar as formas de participação do Governo Federal.

Recentemente, o prefeito feirense recebeu em seu gabinete, da Secretaria de Planejamento, uma proposta técnica preliminar da recuperação da Lagoa Salgada. Ronaldo ficou satisfeito com a apresentação e determinou, de imediato, que se dê início aos estudos para elaboração do projeto executivo.

PROJETO

O projeto, de autoria do arquiteto e urbanista Claudio Rôsevel, da Secretaria de Planejamento, prevê uma série de obras estruturais voltadas à revitalização e preservação do manancial aquífero da Lagoa Salgada, bem como criar um complexo espaço de lazer e convivência disseminado ao longo do cinturão que margeará todo o equipamento.
 
No projeto consta a implantação de restaurantes, mirantes para o nascente e o poente, um bosque, campo de futebol, praças para piquenique, orações, convivência e jogos de lazer. O equipamento contará com uma ciclovia, pista de cooper, um parque infantil, praças de futebol society e um anfiteatro para dar vasão às manifestações culturais da comunidade.

Sedeso fará campanha visando incentivar adesão a Tarifa Social da Coelba

foto

A Secretaria de Desenvolvimento Social vai desenvolver uma campanha, a partir de fevereiro, para divulgar e incentivar as famílias de baixa renda a aderirem a Tarifa Social. O benefício que oferece desconto na conta de luz tem uma adesão baixa no município - apenas 9% já contam com o desconto na tarifa de consumo de energia elétrica.
 
Para assegurar o benefício é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS) e comprovar renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. “O desconto na conta de luz para as famílias de baixa renda representa uma grande ajuda”.
 
A partir do próximo mês, a Sedeso vai fixar adesivos divulgando a campanha em locais de grande movimento, como os Cras, Creas, unidades de saúde e supermercados. As pessoas que ainda não possuem o NIS podem solicitar na sede do Programa Bolsa Família, apresentando os documentos pessoais, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Ginásio Municipal vai ganhar um moderno anfiteatro



Criado em 26 de abril de l961 através da lei municipal de nº 325, e passando a funcionar no dia 17 de abril de l963, depois de ser  inaugurado pelo então prefeito Francisco Pinto, o Ginásio Municipal Joselito Amorim, uma das mais tradicionais instituições de ensino de Feira de Santana, está vivendo mais uma grande reforma em suas instalações físicas.
Contando com mais de 1.200 alunos matriculados e um grande número de professores e funcionários, o Municipal vai ganhar um moderno anfiteatro que será utilizado como espaço de convivência, onde serão realizadas oficinas de dança e música. Também será eeformado o padrão da fachada.
Este novo equipamento, erguido na área de recreação do educandário, será composto de um Jardim Sensorial com vistas a ajudar as crianças no desenvolvimento dos sentidos. Em 2003, o Ginásio Municipal matriculou os primeiros alunos surdos e cegos nas turmas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.
“Este módulo terá salas devidamente adequadas às atividades que ali serão promovidas, duas baterias de sanitário, e ainda  vamos reformar todo o telhado do ginásio”, revelou o prefeito José Ronaldo, que em 2001 também promoveu intervenções necessárias à estrutura física do Joselito Amorim.

Espaço Literário realiza o segundo sarau

foto

Poetas e escritores participaram do segundo sarau literário realizado pelo Espaço Literário da Academia Feirense de Letras, no MAP (Mercado de Arte Popular), na noite de sexta-feira, 27. No evento vários poetas, como Joelma Morbeck, Maiara Angel e Jean Paul d`Antony recitaram suas poesias ou de outros autores. Nele também promove-se a interação entre estes apreciadores da literatura e da poesia.
 
Os encontros acontecerão sempre na última sexta-feira do mês. Mas em fevereiro, devido ao carnaval, o sarau será na penúltima sexta-feira. Para o presidente da Academia Feirense de Letras, Emanuel Freitas, estes encontros, além da integração, é uma ferramenta para observar a produção literária em Feira de Santana, que considera boa.
  foto
“Em novembro dez livros foram lançados e outros seis em dezembro”, contra o presidente. Outros títulos serão lançados ao longo deste ano.
 
De acordo com ele, o Espaço Literário foi criado para mostrar a produção dos poetas e escritores locais. Uma maneira de incentivo. “Temos que mostrar as pessoas que este espaço existe”. E os saraus é uma das maneiras de apresenta-lo aos interessados.

Joia da Princesa totalmente pronto para o Baianão

foto

O Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, está 100% pronto para sediar os jogos do Campeonato Baiano de Futebol 2017. Em recente visita a praça esportiva, técnicos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelaram, em conversa com os dirigentes locais, que o gramado do estádio é atualmente um dos melhores do país. O certame estadual começa neste domingo, mas a estreia do novo Joia da Princesa na competição será no dia 05 de fevereiro. 
 
O diretor do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Britto, observa que após a reforma completa do estádio, o gramado recebe cuidados diários. "Valeu muito a pena a contratação de empresa especializada em cuidar do gramado. O bom resultado é visível. E através da parceria com a administração do estádio e o Departamento de Esportes, o trabalho tem alcançado um nível de excelência", pontua.
  foto
Todos os laudos, devidamente aprovados já foram encaminhados para a Federação Bahiana de Futebol. "É sem dúvidas, hoje, a praça esportiva mais bonita do interior do estado, e com um tapete verde que não deve nada aos estádios da capital", avalia Emerson.   

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Exposição mostra aspectos geométricos do meio-ambiente



Exposição Fractais
O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo está promovendo, durante todo este mês, o projeto Fractais do Meio Ambiente, uma mostra fotográfica que revela os aspectos geométricos do meio-ambiente. O material fotográfico foi captado pelas lentes de vários fotógrafos no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.

O diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandes Fernandes, explica a característica peculiar deste projeto. “A exposição aborda a geometria fractal presente nos diversos componentes da natureza”, destacou.

Ao todo são 21 fotografias feitas no Parque da Cidade e são o resultado de um projeto promovido pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

A mostra retrata principalmente flores, insetos e a água. Evidencia detalhes que indicam a repetição geométrica no meio ambiente. E para o público visitante, a oportunidade de observar detalhes da natureza que muitas vezes passam despercebidos em nossos cotidianos.

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre febre amarela



Capacitação
Embora Feira de Santana não tenha notificações da febre amarela, enfermeiros da rede municipal de Saúde foram capacitados sobre a doença, os sintomas e os grupos prioritários para receber o imunizante. A capacitação foi promovida pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde.

Durante palestra no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na tarde desta quinta-feira, 26, foram orientados a vacinar as crianças aos nove meses e as pessoas que vão viajar para as áreas de risco. É necessário apresentar o cartão de vacinação e quem vai viajar também um documento comprovando.

A chefe da Viep, Francisca Lucia Oliveira, reforçou durante a capacitação que a vacina contra a febre amarela será seletiva. Disse, ainda, que todas as unidades estão sendo abastecidas constantemente, uma vez que, não é campanha. 
 
Já a enfermeira técnica da Viep, Júlia Gonçalves, destacou que a febre amarela é uma doença viral, causada por arbovírus, que possui ciclos silvestre e urbano. Todos os casos confirmados nos país, conforme dados do Ministério da Saúde, foram transmitidos por dois gêneros de mosquitos de hábitos silvestres. Não há registros da doença em cidades que poderiam ser transmitidas pelo aedes aegypti.

“Sessenta e sete municípios da Bahia receberam recomendação da vacina, sendo que 45 deles por ser área de risco – fazem divisa com estados que já tem casos confirmados da doença – e vinte e dois por ser área de turismo, comércio e circulação de pessoas provenientes desses estados”, afirmou a enfermeira. “Na Bahia já foram notificados sete casos. Um deles já foi descartado e os outros estão sendo investigados”, acrescentou.

Contraindicação

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.
 
Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.

Casos no país

Desde o primeiro caso da doença no país, contabilizado pelo Ministério da Saúde em 1980, os anos mais críticos foram os de 1993 e 2000, com 80 casos confirmados cada um. Desde o final do ano passado, de 1º de dezembro a 24 de janeiro, já foram confirmados 70 casos. Há outros 364 sendo investigados. De 89 mortes suspeitas, 40 já foram confirmadas por febre amarela, sendo 37 em Minas Gerais e três em São Paulo.

Obras do corredor de tráfego na João Durval seguem em andamento



Obras do BRT
As obras dos corredores de tráfego do BRT avançam na avenida João Durval Carneiro. As intervenções estão concentradas na concretagem do piso, em um dos lados da via, no trecho entre o Shopping Boulevard e o viaduto Georgina Erismann.

Na manhã desta quinta-feira, 26, enquanto a mistura de areia, cimento e brita eram lançadas, homens da Via Engenharia com auxílio de enxada espalhavam o material para depois executar o nivelamento da base, que é mais resistente para suportar o fluxo intenso dos ônibus.
 
Antes de espalhar a base de brita e concreto rígido, foram colocadas as estruturas de ferro. Segundo o encarregado da obra, Miguel da Silva, primeiro vai concluir o serviço em uma faixa, no sentido Anel de Contorno, para depois começar o outro lado da via. 

Na avenida João Durval também serão construídas algumas estações de embarque e desembarque de passageiros, a exemplo do que já vem sendo feito ao longo da Getúlio Vargas. São intervenções que resultarão na modernização do sistema de transporte de passageiros por ônibus, através do BRT.

Exposição conta história da existência na Terra



Parque do Saber
A história dos primórdios da existência humana na Terra estará sendo contada, no Museu Parque do Saber Dival Pitombo, durante o mês de março. A iniciativa faz parte da exposição Sistema Solar: Uma Breve História no Tempo, uma iniciativa do Museu de Geologia da Bahia, de Salvador.

A mostra faz parte da programação de eventos promovidos pela Fundação Municipal Egberto Costa para movimentar o Museu Parque do Saber no primeiro trimestre deste ano. E contará com o acervo de geologia, trazendo para a cidade peças como meteoritos, fósseis e rochas.
 
O diretor do Parque do Saber, Basílio Fernandes Fernandes, explica que a mostra é uma oportunidade para os visitantes do equipamento público mantido pela Prefeitura de Feira de Santana conhecerem gratuitamente um pouco da história da existência humana neste planeta.

Além da mostra, os visitantes também podem assistir às exibições do planetário do Museu Parque do Saber, com sessões gratuitas diariamente, inclusive nos fins de semana.
 
Esta será a segunda exposição promovida este ano no Parque do Saber. A primeira foi o Projeto Fractais do Meio Ambiente, que ocorreu durante o mês de janeiro, com uma coletânea de fotografias registradas por vários fotógrafos retratando o meio ambiente.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Todas as unidades do município estão abastecidas com a vacina contra a febre amarela

foto
Todas as unidades de saúde de Feira de Santana estão abastecidas com a vacina contra a febre amarela. Contudo, a chefe da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira, afirma que a prioridade, neste momento, em receber as doses do imunizante são crianças aos nove meses e as pessoas que vão viajar para as áreas de risco.
 
“Conforme determinação do Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela será seletiva nesse período de surto da doença registrado no estado de Minas Gerais”, afirma.
 
“Os grupos prioritários são crianças com nove meses - neste caso, recebe a segunda dose de reforço aos quatro anos  -  e as pessoas que forem se deslocar para o estado de Minas Gerais ou um dos municípios que fazem divisa. Para isso, devem apresentar um documento que comprove a viagem”, salienta. 
 foto
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.
 
CASOS CONFIRMADOS NO PAÍS
 
Conforme nota divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira, 23, já foram notificados no país 421 casos suspeitos de febre amarela, sendo 87 mortes em quatro estados e o Distrito Federal. Do total, 357 permanecem em investigação, 63 foram confirmados e um descartado. Das 87 mortes notificadas, 34 foram confirmadas e 53 permanecem em investigação. Os casos foram registrados em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Distrito Federal.
 
A Bahia notificou sete casos da febre amarela. Um deles já foi confirmado, cinco permanecem em investigação e um foi descartado. Não há registro de mortes. Os casos foram notificados em três municípios.

Terminal do Nordestino recebe melhorias e fiscalização mais efetiva

foto
Localizado na Praça do Nordestino, um dos mais movimentados terminais de ônibus do centro de Feira de Santana está passando por melhorias. Uma das medidas é a nova sinalização, horizontal e vertical, para uma melhor orientação de motoristas e usuários. O abrigo dos passageiros e também o meio-fio estão recebendo pintura. A ação é da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), com apoio da Secretaria de Serviços Públicos.
 
Além do trabalho estrutural, a Superintendência de Trânsito está buscando disciplinar o tráfego de veículos na área do terminal. Ali é permitido, exclusivamente, o acesso a ônibus, táxis e caminhões – no caso desses últimos, desde que estejam em procedimento de carga e descarga nas áreas devidamente sinalizadas. O ponto de táxi localizado nas imediações também está passando por uma fiscalização mais severa por parte da SMT. 
 foto
O chefe da Divisão de Tráfego da SMT, Rafael Estrela, diz que o terminal do Nordestino está recebendo um trabalho de requalificação, objetivando um funcionamento mais organizado, proporcionando qualidade e segurança para os usuários, sejam passageiros ou condutores. “Observamos que essa área carece de uma atenção da Superintendência de Trânsito no que diz respeito a uma melhor sinalização, mas também a ação mais efetiva da nossa fiscalização para coibir uma certa desordem que havia no local”, afirma.
foto

Feira Produtiva capacita mais de 3 mil pessoas e contempla 10 associações com equipamentos

foto
Mais de três mil pessoas capacitadas através de orientações e acompanhamento técnico (precisamente, 3.121) em 49 comunidades das zonas rural e urbana de Feira de Santana, além de 10 associações contempladas com equipamentos. Os números se referem aos três anos do Feira Produtiva, projeto cujo objetivo é incentivar o empreendedorismo familiar e solidário, com a geração de trabalho e renda no município. 
 
O Feira Produtiva é executado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os recursos são do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária. De acordo com o coordenador do projeto, João Bosco, a iniciativa tem fomentado a geração de trabalho e renda para o homem do campo e da cidade, de modo que possam ter seu próprio negócio em suas respectivas regiões.
 foto
“Consiste em apoiar e qualificar os grupos de economia solidária, através de orientações e acompanhamento técnico”, afirma. Eles produzem desde alimentos, como biscoitos de goma, beijus, doces, bolos e sequilhos, a artesanato, confecções, reciclagem, entre outros.  A maioria das associações fica na zona rural. Os empreendedores comercializam em feiras, exposições e venda direta com o consumidor final.
 
Uma dezena de associações foi contemplada com equipamentos de cozinha industrial para que possam aumentar a capacidade de produção. Localizadas nos distritos de Tiquaruçu, Maria Quitéria, Matinha e também na sede, elas receberam freezer, armários de aço, batedeira, balança eletrônica, forno a gás, liquidificador, cilindros, raspadores, balança eletrônica e garrafa térmica, entre outros.

Mutirão de limpeza também será realizado nos distritos

foto
Os mutirões de limpeza pública promovidos pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) chegam à zona rural de Feira de Santana. O primeiro distrito a ser contemplado com a medida será Humildes, onde todo o aparato para recolhimento de resíduos sólidos estará mobilizado, além de equipes da operação Bota Fora, para remoção de objetos inservíveis, e de campanhas educativas orientando horários da coleta pública e hábitos preventivos para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunia e Zika.
 
As ações foram iniciadas no dia 10 deste mês, contemplando os bairros Serraria Brasil, Brasília, Loteamento Lorena e conjuntos Jomafa e Luiz Eduardo Magalhães. E prossegue até esta quarta-feira, 25, no bairro Irmã Dulce.
 
O secretário da Sesp, Justiniano França, explica a importância da iniciativa visando evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. “Durante esta ação estamos orientando os moradores sobre a adoção de algumas medidas preventivas e a necessidade de evitarem o acúmulo de vasilhames que possam acumular água parada”, ressaltou.
 
Durante a operação, somente em quatro residências a Sesp removeu 15 caçambas de materiais inservíveis que poderiam servir de criadouros para o mosquito. A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos agentes de endemias.

José Ronaldo visita pista alternativa no Anel de Contorno

foto
O prefeito José Ronaldo de Carvalho acompanhou as obras da pista que margeia a Avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), que vem sendo construída a partir das proximidades do Motel Hollywood, seguindo em direção à Avenida Sérgio Carneiro, no bairro Santo Antônio.
 
Consta da infraestrutura da obra a implantação de serviços de drenagem, meio-fio e passeio. A artéria já tem 50% da sua extensão concluída, e receberá, nos próximos dias, a implantação da sua nova iluminação.
 foto
De acordo com o prefeito José Ronaldo, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, “a via marginal é uma opção de trânsito que  vai beneficiar na desobstrução do tráfego de veículos que trafegam naquela importante artéria da cidade, facilitando o acesso entre o bairro Santo Antônio, localidades do seu entorno, e o centro da cidade”.
 

Ele assegurou que, em breve, os serviços de asfaltamento desta nova pista estarão concluídos. 

Recadastramento do Cartão Via Feira para estudantes é feito pela internet

foto
Os estudantes que desejam garantir a meia-passagem no transporte coletivo urbano devem efetuar o recadastramento do cartão Via Feira pela internet, acessando site da empresa através do www.viafeira.com.br e clicar no link (recadastramento estudantil 2017). Aqueles que ainda não têm e pretendem adquiri-lo devem se dirigir à sede da Viafeira munidos de documentos pessoais e comprovante de matrícula. O cadastramento é com biometria facial, o que evita o uso indevido no momento do registro do débito da passagem.
 
Para revalidar o cartão, o estudante precisa ter em mãos o comprovante de matricula referente ao ano letivo 2017 e documentos pessoais. Após a conclusão do processo, os estudantes receberão um protocolo, que deverá ser anotado no verso do comprovante de matrícula.
 
O procedimento online propicia maior comodidade, rapidez e conforto para o estudante. O documento deve ser entregue em um dos pontos de coleta, que são os terminais de transbordo Central, Sul e Norte, ou a sede da Viafeira, localizada na Rua Osvaldo Cruz, nº 165, bairro Kalilândia. Os terminais funcionam todos os dias das 5h à 0h, e a sede da Via Feira, das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.
 
A confirmação da revalidação ocorrerá em um prazo de cinco dias, a contar da data da entrega do comprovante de matrícula no ponto de coleta. O recadastramento começou desde o dia 27 de dezembro do ano passado e segue até o mês de março.
 
O abatimento de 50% no valor da passagem só será assegurado ao estudante que possuir o cartão. Ele poderá utilizá-lo em um único mês até 90 passagens. E mesmo que não utilize o total dos créditos carregados, o estudante não perderá seus créditos. Enquanto tiver saldo, o benefício é garantido.
 
Caso tenha o cartão roubado ou perdido, o beneficiado poderá solicitar o bloqueio, e o Via Feira fará a substituição por um outro com o saldo remanescente contabilizado até a data da solicitação do bloqueio.
 
Têm direito ao cartão Via Feira para meia passagem os alunos de escolas das redes privada, municipal e estadual, além de universidades, faculdades e cursinhos pré-vestibular.

313 mulheres vítimas de violência doméstica receberam auxílio do CRMQ em 2016

foto
Elas rompem o silêncio. Todos os dias, mulheres procuram a delegacia especializada para prestar queixa contra maridos, companheiros ou um parente que lhe agrediu. Em situação de violência doméstica elas encontram no Centro de Referência à Mulher Maria Quitéria (CRMQ) o apoio psicológico e moral para superar esse trauma.
 
Um ato cruel, que não escolhe idade, cor e nem tampouco a classe social. Somente em 2016, o CRMQ prestou assistência gratuita a 313 mulheres, que foram submetidas a acompanhamento psicológico, jurídico, social e pedagógico. Um número considerado pequeno, quando se comparado à realidade. Os atendimentos são por demanda espontânea ou através de encaminhamentos.
 
A demanda reprimida, conforme a coordenadora do Centro de Referência à Mulher, Maria Luiza Coelho, é atribuída a falta de conhecimento da existência do serviço e também por elas associarem a uma delegacia. “Ainda há mulheres que desconhecem o órgão municipal e acreditam que chegando aqui terão que denunciar o agressor”, afirma.
 
Maria Luiza explica que o papel do CRMQ não é de delegacia. “Mas, o de apoiar as mulheres em situação de violência e fortalecer a autoestima de cada uma delas para que possam identificar o momento certo para tomar a sua decisão”, explica acrescentando que “a violência pode ocorrer tanto por parte do companheiro quanto do filho que agride a mãe, do pai que maltrata a filha, como nos casos que envolvem a trabalhadora doméstica”, exemplifica. A violência é classificada como psicológica, física, patrimonial, moral e sexual.
 
Maria Luiza pontua que todas as mulheres que se sentirem ameaçadas devem procurar o órgão municipal de forma espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, inclusive ao meio-dia. Os atendimentos são sigilosos, detalhe que garante segurança às mulheres.
 
No equipamento elas também têm acesso a cursos profissionalizantes, através do Polo de Cultura Digital, a oficinais de dança, vivência terapêutica e há previsão de implantar, neste ano, mais dois novos cursos: de defesa pessoal e cabelereiro. O CRMQ está localizado à rua Paris, 97, bairro Santa Mônica.

Feira Cultural Produtiva levou boa música, artesanato e iguarias ao MAP

foto
A apresentação musical "Bosco canta Zé Ramalho" deu um tom especial ao Mercado de Arte Popular na manhã deste sábado, 21, durante a Feira Cultural Produtiva. Além de boa música, os visitantes do entreposto puderam apreciar o artesanato genuinamente feirense e iguarias produzidas através do Projeto Feira Produtiva. 
 
O repertório musical contou com grandes sucessos de Zé Ramalho interpretados pelo coordenador da iniciativa e músico, João Bosco da Silva, que se apresentou juntamente com convidados. A novidade agradou bastante o público do MAP.
 
"Apreciar uma boa comida e bebida, e ouvindo música de qualidade, é um programa perfeito para uma manhã de sábado", declarou o industriário Vagner Ramos. O assistente técnico no Feira Produtiva, Gerinaldo Lima, observa que o resultado do evento cultural foi bastante positivo.
 foto
"O objetivo foi dar uma publicidade aos nossos produtos, aproveitando esse espaço importante da cidade, que é o MAP. Felizmente atraímos um bom público para os estandes montados na frente do palco e acredito que a meta foi alcançada", salienta.
 
Gerinaldo explica que o Feira Produtiva auxilia os beneficiários em todas as etapas. "Fornecemos os equipamentos para a produção, capacitamos a mão de obra e ajudamos na comercialização, que é a etapa mais difícil. E essa Feira Cultural Produtiva no MAP foi idealizada justamente com esse objetivo", ressalta. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, também marcou presença no evento. 
 
FEIRA PRODUTIVA
 
O Programa Feira Produtiva já se consolidou como uma das principais iniciativas de estímulo a geração de emprego e renda em comunidades carentes de Feira de Santana. O objetivo é apoiar as atividades produtivas no âmbito da economia solidária, fazendo a inclusão social através de mecanismos de fortalecimento do associativismo e cooperativismo; e apoiar empreendimentos de economia solidária nos ambientes rural e urbanos, visando potencializar/introduzir conceitos, metodologia e práticas de treinamento e capacitação, com entrega de equipamentos de modo a proporcionar melhorias na qualidade de vida dos cooperados e associados produtivos.   
 foto
A iniciativa é coordenada pela Prefeitura, através Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. A Feira Cultural teve o apoio do Departamento de Turismo da Settdec.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Corredores de tráfego do BRT começam a ser construídos na Avenida João Durval



Obras do BRT
As obras estruturantes para implantação do sistema BRT em Feira de Santana continuam avançando e já estão seguindo com a construção dos corredores de tráfego de ônibus ao longo da avenida João Durval Carneiro, sentido Norte. 

As intervenções foram iniciadas nesta terça-feira, 17, nas imediações do viaduto Georgina Erismann e do Shopping Boulevard, e esta etapa deve ser concluída dentro de aproximadamente 90 dias, segundo previsão dos técnicos.

Nos corredores de tráfego do BRT ao longo da avenida João Durval Carneiro, rente ao canteiro central, nos dois sentidos da artéria, a empresa Via Engenharia está removendo a camada asfáltica e colocando uma base mais resistente, para suportar o fluxo intenso de ônibus. A base é de brita e com concreto rígido.

O serviço na pavimentação, conforme o encarregado Elson Batista, será executado desde trecho da avenida Ayrton Senna, seguindo pela avenida João Durval até atrincheira que a Prefeitura está construindo nesta avenida, no cruzamento com a avenida Presidente Dutra. “Primeiro vamos concluir a obra em uma faixa, no sentido Anel de Contorno até a Presidente Dutra, depois o retorno”, informou.

Ao longo da avenida também serão construídas algumas estações de embarque e desembarque de passageiros, a exemplo do que já vem sendo feito ao longo da avenida Getúlio Vargas. São intervenções que resultarão na modernização do sistema de transporte de passageiros por ônibus, através do BRT.

Direito a vagas prioritárias de estacionamento é garantido mediante cadastro



Vagas prioritárias
O uso de vagas prioritárias em estacionamentos para portadores de deficiência ou idosos só é válido, conforme o Código Nacional de Trânsito (Contran), mediante a apresentação do cartão de identificação do usuário. O documento tem validade nacional e é expedido em Feira de Santana pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), como requisito obrigatório para o motorista usuário de espaços especiais não serem multados.

O superintendente da SMT, Maurício Carvalho, explica que todo idoso a partir dos 60 anos tem direito ao cartão. Já no caso os deficientes, o benefício é exclusivo para quem tem limitações em locomoção, a exemplo de paralítico ou cadeirante. Outros casos terão que ser submetidos à avaliação médica da própria Superintendência.
 
Maurício Carvalho orienta os usuários do benefício a deixarem o documento exposto no painel do carro, para que o agente de trânsito possa identificar e assim evitar multas. “Desde novembro do ano passado, a utilização indevida das vagas ou por pessoas que não estejam credenciadas, mesmo atendendo às exigências da lei, passou de infração média para gravíssima, com multa no valor de R$ 293,00 e a perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, frisou.

Quem desejar receber o cartão deverá se cadastrar na sede da SMT, à avenida Newton Vieira, sem número, bairro São João, em frente ao Shopping Boulevard. Deverá apresentar cópia de documento de identificação do idoso e comprovante atualizado de residência. Documento será entregue no prazo de 15 dias. “A credencial é intransferível e pessoal e deverá ficar sempre exposto no veículo que o beneficiário estiver usando naquele momento. Mas se for utilizado por quem não tem direito, será retido e o veículo multado”, alertou.

José Ronaldo autoriza estudos para a urbanização da Lagoa Salgada



Lagoa Salgada
O prefeito José Ronaldo de Carvalho autorizou a Secretaria de Planejamento a aprofundar os estudos e informações técnicas, com o objetivo de elaborar um projeto básico para a urbanização da Lagoa Salgada.

A orientação do chefe do Executivo, ocorrida na tarde de terça-feira, 17, em seu Gabinete, no Paço Municipal, é extensiva às secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. De acordo com José Ronaldo, a Prefeitura envidará esforços para obter os recursos necessários a execução das obras,  que deverão ser feitas por etapa.

O projeto, de autoria do arquiteto e urbanista Claudio Rôsevel, da Secretaria de Planejamento, prevê uma série de obras estruturais voltadas à revitalização e preservação do manancial aquífero da Lagoa Salgada, bem como criar um complexo espaço de lazer e convivência disseminado ao longo do cinturão que margeará todo o equipamento.

A reunião, presidida pelo prefeito José Ronaldo, e  que contou com as presenças dos secretários de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, do Planejamento, Carlos Brito, e da Secretaria de Comunicação, Valdomiro Silva, Claudio Rôsevel demonstrou, através de uma minuta, as obras que darão uma cara nova a um dos principais recursos naturais do município.

No projeto consta a implantação de restaurantes, mirantes para o nascente e o poente, um bosque, campo de futebol, praças para piquenique, orações, convivência e jogos de lazer. O equipamento contará com uma ciclovia, pista de cooper, um parque infantil, praças de futebol society e um anfiteatro para dar vasão às manifestações culturais da comunidade.

SMTT intensifica fiscalização ao transporte irregular de passageiros



Pedro Boaventura
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, juntamente com a Superintendência Municipal de Trânsito e apoio da Polícia Militar, intensificou as ações de fiscalização ao transporte irregular de passageiros, conhecido como “ligeirinho”. Na manhã desta quarta-feira, 18, uma ação foi realizada no Terminal do Nordestino.

Trata-se de uma atividade irregular prevista no Código de Trânsito Brasileiro, bem como na Lei Municipal 3477/2014. As penalidades para esse tipo de atividade, tratando-se da primeira vez ou primeira infração, tem multa de R$ 2.000,00. Na segunda ocorrência, a multa já passa para R$ 2.500,00 e apreensão do veículo por 30 dias. Caso haja uma terceira ocorrência, a multa é de R$ 3.500,00 e o veículo é apreendido por 60 dias mais a taxa de pátio correspondente.

Em face desta atividade estar causando grandes transtornos para a cidade, a ação está sendo intensificada em vários pontos, pois o transporte irregular causa grandes prejuízos para a população, empresas e demais modais de transporte devidamente regularizados e que pagam seus impostos. Ela coloca em risco a população, pois os seus motoristas não são devidamente qualificados, muitos destes nem sequer são habilitados. Os carros não são vistoriados, nem compatíveis para transporte de passageiros e colocam em perigo pessoas que utilizam esses veículos inadvertidamente.
 
Inúmeros casos que fogem à alçada de Trânsito estão sendo registrados na Polícia Civil para a devida apuração, posto que algumas viaturas de fiscalização foram depredadas por estes infratores, com identificação de possíveis lideranças. A utilização de aplicativos por parte destas, tal como o Zelo, utilizado para informar aos demais membros a localização dos profissionais de fiscalização, vem sendo acompanhada pelas autoridades e as medidas legais serão devidamente adotadas, pois o ato se configura em ameaça para estes profissionais e outras autoridades, atrapalhando a execução do serviço público.

O secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, e o superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, reafirmam a intensificação dessa fiscalização nos conhecidos pontos críticos utilizando, para tanto, a sua força de trabalho, com o apoio da Polícia Militar.

Crédito de passagem no cartão Via Feira não será perdido, afirma secretário



Creditos Via Feira
O secretário de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, afirmou que os créditos nos cartões usados para pagar a tarifa no transporte urbano de Feira de Santana, ao contrário do vale-transporte em papel, não perderão validade. O novo valor da tarifa será de R$ 3,32, a partir desta quarta-feira, 18, para o pagamento eletrônico, e de R$ 3,65 para quem optar pelo pagamento em espécie.

Nos próximos 30 dias, a contar do dia 18, o desconto nos cartões será de R$ 3,10, para quem comprou os créditos até esta terça-feira, 17, ou quem já os possuía. A partir do dia 18 de fevereiro, as leitoras dos ônibus serão atualizadas para o novo valor.
 
Na ponta do lápis significa que quem tiver 30 passagens remanescentes até17 de fevereiro, que correspondem a R$ 93, no valor atual da tarifa, no dia seguinte vai passar a ter direito a 28 embarques, com a atualização.

“E vai continuar usando normalmente, até que os créditos findem”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura. “Não haverá perda de crédito, ao contrário do sistema anterior”.
 
O pagamento da tarifa urbana em espécie será de R$ 3,65 e aos domingos e feriados, R$ 1,80 – neste caso apenas para o pagamento em dinheiro.

Túnel da Maria Quitéria recebe nome de Divaldo Franco



Túnel do BRT
A Prefeitura de Feira de Santana, reconhece os relevantes serviços prestados aos seus cidadãos pelo médium Divaldo Pereira Franco, e presta-lhe uma homenagem ao colocar o seu nome no túnel localizado na avenida Maria Quitéria. Decreto neste sentido foi assinado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Divaldo Franco é um dos filhos de Feira de Santana mais conhecidos em todo o mundo. Nasceu em 1927 e desde 1945 reside em Salvador. Com amigos fundou do Centro Espírita Caminho da Redenção que mantém a Mansão do Caminho, que atende a centenas de crianças, adolescentes, adultos, idosos, nas diversas atividades assistenciais e educacionais.

Doutor Honoris Causa, Divaldo Franco, através da mediunidade de psicografia, publicou mais de 200 livros, dentre os quais 110 ganharam edições em outros idiomas, incluindo-se também as gravações de seminários, workshops, relatos de viagens, conferências, em fitas de áudio e vídeo, CDs e DVDs.

Conferencista, já esteve em cinco continentes, e percorreu 69 países, sempre divulgando a Doutrina Espírita. Realizou palestras, seminários, workshops, cursos e conferências em mais de 1.100 cidades. É reconhecido como Líder Religioso, pela ONU (Organização das Nações Unidas); considerado Embaixador da Paz, por organismos internacionais.

Seduc vai cadastrar instituição para recolher livros irrecuperáveis ou desatualizados



Livros escolares
A Secretaria de Educação vai cadastrar nos dias 30 e 31, instituições sem fins lucrativos e que realizem trabalho de reciclagem, que tenham interesse em recolher os livros didáticos considerados irrecuperáveis ou desatualizados armazenados nas escolas públicas municipais e no seu almoxarifado.

Os documentos deverão ser entregues das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria de Educação, à avenida Senhor dos Passos, 197, Setor de Protocolo. A publicação da lista definitiva da instituições aptas será no dia 10 de fevereiro, na Secretaria e no Diário Oficial do Município.
 
As instituições interessadas devem apresentar os seguintes documentos: cópia autenticada do Estatuto Social e suas possíveis alterações, demonstrando que se trata de associação sem fins lucrativos e que tem como objeto a reciclagem de papel;  Prova da regularidade com a Fazenda Estadual e Municipal;  Inscrição no Registro de Pessoas Jurídicas; Registro do Estatuto e da Ata de Constituição da Associação na Junta Comercial; Alvará de funcionamento.

A inscrição não será realizada fora do prazo, como também com ausência de algum dos documentos listados. O prazo de validade do cadastro é de um ano a contar da data da sua homologação. As despesas com o deslocamento e recolhimento dos livros são de responsabilidade da instituição cadastrada.