Uma das representações religiosas mais louvadas na Bahia, Senhor do Bonfim faz parte da vida da comunidade rural da Terra Dura há quase oito décadas. A igreja, que leva o nome do santo, foi construída na localidade há exatos 78 anos. Desde então é realizada no povoado do distrito de Humildes uma procissão para marcar o dia de Senhor do Bonfim. Neste domingo, 15, o evento religioso contou com a participação de centenas de fieis. O prefeito José Ronaldo de Carvalho acompanhou a missa celebrada pelo padre Cristiano Fechine.
Atualmente, a procissão de Senhor do Bonfim é um dos eventos importantes do calendário católico no município. Mas durante muito tempo, para que ela fosse realizada, foi preciso esforço, fé e dedicação especiais de uma pessoa em particular: Emiliana Pires de Oliveira, a fundadora da Igreja.
Pedido feito semanas antes de partir, revela Nilza
Emiliana faleceu em setembro de 2000. Algumas semanas antes, já adoecida, ela chamou sua nora, Nilza de Oliveira, e lhe fez um pedido. Que cuidasse da Igreja dali em diante. “Ô minha filha, leve as coisas da Igreja lá pra sua casa, que eu já tô fraquinha e não consigo fazer mais nada”, relata dona Nilza, sobre o pedido de sua sogra.
A razão pela qual ela foi a escolhida, Dona Nilza não sabe. Mas ela deixa bem claro que pretende honrar sua promessa. “Ela me pediu tanto. Como é que eu posso desistir? Então, enquanto eu puder, eu tô aqui na luta”.
Seu Vavá: "Senhor do Bonfim representa tudo na minha vida"
Evaldo Pires, conhecido como seu “Vavá” em toda a comunidade, é o esposo de dona Nilza e filho de dona Emiliana, mais um devoto de Senhor do Bonfim, mas este, no centro dos principais capítulos dessa história.
“Sou nascido e criado aqui. Senhor do Bonfim representa tudo na minha vida! Tenho essa ligação muito por conta dessa Igreja ter sido fundada pela minha mãe e agora estar sendo cuidada pela minha esposa. Ele, aqui nessa área, é tudo não só para mim, mas para todos”, afirma seu Vavá.
Prefeito destaca manifestação de fé dos devotos de Senhor do Bonfim
Nenhum comentário:
Postar um comentário