Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Comprimido que previne contra HIV/AIDS é fornecido gratuitamente pela Prefeitura

 


Interessados devem procurar o Centro de Referência em IST/HIV/Aids

A prevenção combinada, que consiste na utilização de vários métodos de proteção, é a melhor estratégia para evitar o HIV e a AIDS. Em Feira de Santana, além das formas tradicionais para controle da doença, como a distribuição de preservativos, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza a Profilaxia Pré- Exposição (PrEP).

Nesse método, o paciente precisa tomar diariamente um comprimido que prepara o organismo para enfrentar um possível contato com o HIV. Desse modo, a pessoa se resguarda antes de ter uma relação sexual de risco.

A coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio, explica que a PrEP não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis, a exemplo da sífilis. Por isso, a orientação é que seja combinada com outras maneiras de prevenção, como a camisinha.

“Há cerca de um ano, a PrEP é ofertada aqui no Centro. Inicialmente era destinada apenas a populações-chave: profissionais do sexo, pessoas trans ou em relação homoafetiva. Hoje, foi ampliada para quem precisar. É importante que quem deseja fazer uso desse método procure a unidade pra avaliar se ela tem a indicação”, ressaltou.

Segundo a coordenadora, o medicamento começa a fazer efeito em sete dias de uso para relação anal e 20 dias para relação vaginal. Ela ainda alerta que a PrEP só tem êxito quando tomada todos os dias. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas na corrente sanguínea que bloqueiam o vírus. 

Para iniciar o uso da PrEP, a pessoa interessada deve procurar o Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS que fica localizado na rua Professor Geminiano Costa, Centro. Após avaliação e confirmada a necessidade, serão realizados exames regulares e a entrega da medicação de maneira gratuita.

Foto Divulgação 

Expresso Novo Centro completa um ano com meio milhão de passageiros transportados

 

Micromobilidade eficiente e modicidade tarifária (R$ 0,50) refletem o sucesso da linha

Neste mês de dezembro, o Expresso Novo Centro completa um ano em operação em Feira de Santana com balanço positivo. São mais de mais de meio milhão de passageiros transportados, resultado da micromobilidade com deslocamento rápido, na região central da cidade, e tarifa promocional de R$ 0,50.

A modicidade tarifária oferecida pela Prefeitura de Feira tem atraído, mensalmente, cerca de 45 mil passageiros. Implantada experimentalmente em dezembro de 2021, a linha opera com seis ônibus urbanos percorrendo as avenidas Olímpio Vital (com parada no Shopping Popular), Getúlio Vargas e Noide Cerqueira – até o Shopping Avenida. 

Recentemente, uma nova linda do Expresso Novo Centro, a E-02, ampliou a oferta de itinerário à avenida Sampaio e na região do Terminal Rodoviário. De forma estratégica, a operação estabelecida pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) permite que os ônibus urbanos circulem sem adentrar ao Terminal Central ganhando em agilidade e cumprimento do itinerário, bem como tempo de espera reduzido nas estações de BRT. 

A linha expressa é uma opção de micromobilidade eficiente”, explica o secretário da pasta, Saulo Figueiredo. O conceito, implantado pelo Governo Municipal como complemento à mobilidade urbana, consiste na oferta de um meio de transporte que atenda a necessidade do passageiro se deslocar por curtas distâncias.

VANTAGENS

Em dias úteis, a frota do Expresso Novo Centro circula das 6h às 20h30. Aos sábados entre 6h e 18h e nos domingos das 7h às 17h. Outra vantagem é o pagamento realizado por meio do cartão eletrônico (Via Feira) no próprio veículo ou recarga via PIX através do aplicativo KIM+.

Museu Parque do Saber abre programação especial de férias

 

Sessões são abertas para todos os públicos

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo anunciou sua programação especial para a Sessão de Férias de 2023. Combinando ciência e cultura, durante o mês de janeiro os visitantes poderão conhecer as projeções do planetário e contemplar exibição de filmes sobre conhecimentos científicos.

Além das projeções, atividades diversas como contação de histórias, quizzes e exposição de máquinas e telescópios, também serão realizadas. As sessões acontecem nos dias 2 a 6 de janeiro, e de 9 a 13 de janeiro, a partir das 15h, sem necessidade de agendamento.

“As pessoas estão nesse período de férias e buscam uma programação que junte diversão e conhecimento. O planetário tem essa potencialidade para atender esta demanda. Desse modo, nossa programação visa estreitar o mundo da ciência e astronomia ao público que busca este conhecimento e diversão”, afirma o diretor de difusão científica do Museu, Basílio Fernandez.

O Museu Parque do Saber é mantido pela Prefeitura de Feira, vinculado à Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec).

Foto Divulgação FUNTITEC

Prefeitura vai viabilizar projetos voltados para a primeira infância na API

 

Convênio permite o desenvolvimento de atividades integradas com a rede de proteção social

A Prefeitura de Feira vai viabilizar projetos que atendam crianças de 0 a 6 anos por meio de um convênio com a Associação de Proteção à Infância, Adolescência e a Família (API) assinado pelo prefeito Colbert Martins Filho e a diretoria da instituição. A informação é do secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior.

De acordo com o gestor da pasta, as atividades voltadas para os programas Primeira Infância e Criança Feliz serão ofertadas de forma articulada com a rede de proteção social e as secretarias municipais de Saúde e Educação.

“Todas as áreas da sede serão de responsabilidade do Governo Municipal a partir de 2023. O convênio destina a sede do órgão para a Sedeso. Em função disso, as atividades promovidas pela instituição serão encerradas”, afirma Antônio Carlos Borges Júnior.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) está avaliando as condições da estrutura da sede da API, localizada na avenida Maria Quitéria, para fazer as adequações necessárias e retomar o funcionamento. A instituição sofreu um incêndio em maio deste ano. O equipamento possui salas de aula, ambulatório, quadra e campo de futebol, entre outras dependências.


Colisão entre carro de passeio e carreta deixa dois mortos na BR 324

 

Local do acidente

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais um grave acidente na BR 324, no trecho que liga Riachão do Jacuípe a Tanquinho com o saldo de duas vítimas fatais. Um homem e uma mulher que viajavam em um Renault Logan placa de SP que colidiu com uma carreta nas proximidades do Povoado São João pertencente ao município de Candeal.

Segundo Lucival Lopes coordenador da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, o plantão foi acionado por volta das 05h20 desta quinta-feira, 29, ao chegar no local encontrou os dois ocupantes do Logan sem os sinais vitais. O veículo ficou totalmente destruído na parte da frente e ao abrir a porta do fundo encontrou muito papel e documentos de crianças que aparenta ser pessoas que trabalham com alguma atividade infantil e dois cartões de credito em nome de Jailson de Oliveira Silva e um titulo de eleitor de Maria Sueide Barbosa Silva, de um seçao de São Paulo. O motorista da carreta foi identificado como Ivonei da Silva Gomes que não ficou ferido.
Ainda de acordo com Lucival o veículo de passeio tinha como destino alguma cidade no sentido Riachão do Jacuípe e a carreta que saiu de Retirolândia com um contêiner carregado de sisal seguia no sentido oposto. Somente a pericia técnica poderá apontar oficialmente o causador do acidente, no entanto, segundo informações preliminares, o motorista do Logan fazia algumas manobras indevidas.
 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Fiscais da Semmam apuram denúncia de areal clandestino em Maria Quitéria

 

Caso foi encaminhado para Polícia Federal

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram na manhã de ontem (27) na localidade da Formiga, no distrito de Maria Quitéria (São José), para investigar um areal clandestino – não possui licença para exploração, o que configura crime ambiental. 

Segundo o diretor de Licenciamento Ambiental, Humberto Alves, que comandou a operação, o rastreamento por satélite identificou a movimentação no local. A situação foi descoberta através de denúncia anônima pelo Fala Feira 156. O relatório do caso foi encaminhado para a Polícia Federal.

“A exploração ilegal coloca a área sob risco de erosão do solo porque danifica as propriedades naturais e também pode prejudicar a flora e fauna local”, explica.

 O crime é previsto no artigo 2 da Lei Nº 8.176/1991 que proíbe a exploração matéria-prima sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas, sob pena de detenção de um a cinco anos e multa. O Código Ambiental Municipal, conforme o artigo 212 da Lei Complementar Nº 120/2018, afirma que atividades de extração mineral consideradas de impacto local só podem ser realizadas sob licenciamento ambiental.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, agora a Polícia Federal vai instaurar inquérito, onde serão realizadas investigações.

“A população que souber de casos de exploração ilegal ou qualquer outro dano ambiental pode denunciar anonimamente através do número 156”, orienta o secretário.

Assistência Farmacêutica forneceu mais de 49 milhões de medicamentos somente neste ano

 

Os mais procurados são para hipertensão, diabetes e referente a saúde

A Assistência Farmacêutica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, forneceu 49.690.331 de comprimidos e medicamentos para a população somente neste ano. No quantitativo, está inserido as medicações de pacientes judicializados, que foram concedidos via processo federal, estadual e os licitados pela Prefeitura de Feira de Santana. 

Os medicamentos mais procurados são para hipertensão, diabetes e referente a saúde mental, para os casos mais graves.

“O Governo Municipal vem intensificando as licitações para manter o fluxo das entregas dos medicamentos. Porém, enfrentamos dificuldades de adquirir algumas medicações em específico, por falta de insumo ou matéria prima, a exemplo do Valproato de Sódio 500mg comprimido (Depakene)”, destacou Dniran Ferreira Noles, coordenador da Assistência Farmacêutica.

Para adquirir o medicamento, é preciso que o paciente se dirija a unidade mais próxima da residência e apresentar a receita médica. 

Foto Asccom SMS

Matrículas abertas no Centro de Convivência Dona Zazinha

 

O critério é possuir acima de 60 anos e apresentar cópia dos documentos pessoais

Estão abertas as matrículas para participar das atividades oferecidas no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha. O público da terceira idade interessado pode efetuar a inscrição presencialmente até a manhã desta sexta-feira (30) e, devido ao recesso, os cadastros retomam a partir do dia 1º de fevereiro.

O critério é possuir acima de 60 anos e apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, foto 3X4, cartão de vacina atualizado, além do laudo do cardiologista liberando para a prática de atividade física.

A unidade de promoção de atividades voltadas para o bem estar dos idosos possui programação com atividades envolvendo artes, dança, ginástica, exercícios e diversos outros serviços de integração.

De acordo com a coordenadora do órgão, Tilda Brasileiro, essas atividades são a melhor arma para prevenir ou combater a depressão que atinge cada vez com mais frequência os idosos.

“É um excelente mecanismo de reintegração da pessoa na terceira idade ao convívio social, promovendo a autoestima através de um envelhecimento saudável e com dignidade”, afirma.

As atividades serão retomadas em 6 de fevereiro. O equipamento fica situado na rua Itacarambi – vizinho ao Centro de Cultura Maestro Miro –, bairro Muchila. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 3223-5286.

O equipamento é mantido pela Prefeitura de Feira por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.



Incêndio de grandes proporções destrói loja da Havan em Vitória da Conquista

 

Incendio

 O incêndio de grandes proporções destruiu a loja da Havan, que fica na cidade de Vitória da Conquista, a terceira maior da Bahia, na manhã desta quarta-feira (28/12). O município fica no sudoeste do estado.

Segundo informações da loja, as chamas começaram quando o estabelecimento estava fechado. Não há registro de feridos.
 
Equipes do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7° GBM) foram ao local e começaram os trabalhos para debelar as chamas, que até por volta das 10h20, não tinham sido controladas.
Não há informações sobre a causa do incêndio.
 

Rede de Atenção Primária à Saúde realizou mais de dois milhões de atendimentos este ano

 

Atenção Básica é a principal porta de acesso dos usuários ao SUS

A Rede Municipal de Atenção Primária à Saúde de Feira de Santana realizou 2.193.417 atendimentos entre o período de janeiro e novembro deste ano. A Atenção Básica é a principal porta de acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família.

O serviço mais solicitado foi a visita domiciliar com médico e enfermeiro nas residências dos pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. No total, foram 1.279.489 atendimentos. Em seguida, vêm o atendimento individual (310.095) e procedimentos individualizados (300.628) realizados na própria unidade. 

“Todos os serviços realizados nas unidades são essenciais para a população. Os pacientes são acolhidos e acompanhados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que realiza ações educativas para as famílias e atendimentos com educador físico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e entre outras especialidades”, destacou Helen Costa, chefe da Atenção Primária à Saúde.

Feira de Santana possui 7 UBSs e 103 USFs que atendem de segunda a sexta-feira. As unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora, tem funcionamento ampliado das 8h às 21h. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.



Expediente reduzido nas repartições públicas municipais nesta sexta (30/12)

 

Medida válida somente para as repartições não-sujeitas a regime de plantão e que não prestem serviços essenciais

O expediente nas repartições públicas municipais será das 8h às 13h, ininterruptamente, nesta sexta-feira (30). A medida é válida somente para as repartições não-sujeitas a regime de plantão e que não prestem serviços essenciais à população.

O decreto, publicado em edição do Diário Oficial Eletrônico na última quarta-feira (21), considera as confraternizações de Ano Novo, oportunidades em que se enfatizam os valores cristãos e culturais.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Abastecimento será interrompido nesta quinta (29/12) nos bairros Panorama, Fraternidade e Feira VII

 

Foto Ascom Embasa

 A Embasa informa que, para possibilitar o entroncamento de novas redes ao sistema de abastecimento de água,  o fornecimento de água terá que ser interrompido nesta quinta-feira (29), a partir das 8h, nos bairros Panorama, Fraternidade e Feira VII. 

Os serviços deverão ser concluídos no final da tarde da própria quinta-feira, quando serão retomados gradativamente, com previsão de completa regularização em até 24h. 
 
A Embasa recomenda o uso econômico da água até a normalização do abastecimento.
 
Informações e foto da Assessoria de Comunicação da Embasa
Feira de Santana: (75) 3602 3799

Compras até dia 31 concorrem no próximo sorteio da Nota Premiada Bahia

 

Nota Premiada

 Os participantes da Nota Premiada Bahia têm até o próximo dia 31 para realizar compras com a inclusão do CPF na nota fiscal e concorrer no sorteio de dezembro da campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado. Neste período de festas de fim de ano, as compras para o réveillon e confraternizações podem ser uma boa opção para solicitar o CPF na nota fiscal e ter a chance de ganhar prêmios em dinheiro e ajudar as entidades filantrópicas do Sua Nota é um Show de Solidariedade.

Com o anúncio do resultado previsto para o dia 26, o próximo sorteio irá distribuir um R$ 1 milhão em prêmios: 90 de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil. O sorteio terá como referência os bilhetes gerados a partir de compras feitas ao longo do mês de dezembro. Quem ainda não está cadastrado também pode se inscrever no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e realizar compras com a inclusão do CPF até dia 31/12 para participar do próximo sorteio.
 
Todas as compras realizadas pelos participantes e devidamente associadas ao CPF cadastrado são convertidas em bilhetes eletrônicos de dez números cada, que podem ser conferidos no site da Nota Premiada Bahia. A partir dos números sorteados na Loteria Federal, é extraído o número da sorte que define os bilhetes ganhadores da campanha. O resultado é publicado no site da campanha e nas redes sociais: Instagram @notapremiadabahia e @sefazbahia, Facebook @sefaz.govba e Twitter @sefazbahia.
 
A Nota Premiada conta atualmente com mais de 680 mil participantes inscritos. Os sorteios da campanha já contemplaram 3.318 pessoas desde fevereiro de 2018, das quais 2.055 da capital, 1.262 do interior e uma de fora do estado. A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses de R$ 3 milhões distribuídos entre as entidades ativas no Sua Nota é um Show de Solidariedade, que hoje somam 538. A campanha já destinou R$ 59,4 milhões para estas entidades.
 
Informações e foto da Ascom/Sefaz-Ba
71 3115-8763
 

Estudantes da rede municipal se destacam na Olimpíada Mirim de Matemática

 

Os alunos foram certificados e ganharam premiações pelo destaque

Quatro estudantes da rede municipal de Educação tiraram nota máxima na 1ª edição da OBMEP Mirim (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que avalia alunos do 2º ao 5º ano. Na segunda-feira, 26, os alunos foram certificados e ganharam premiações pelo destaque. A prova foi realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. 

O estudante Paulo Arthur Santana, do 3º ano do Centro de Educação Básica - UEFS, disse que ficou eufórico e nervoso ao saber que fechou a prova e que participaria da certificação. Ele contou que a matemática não é tão difícil assim, por isso a prova foi tranquila.

“Eu gosto muito de matemática, é minha matéria favorita. Desde o 1º ano minha mãe e minha irmã me ajudam, então fica mais fácil. Com a matemática dá para simplificar muita coisa, então é só aprender a lidar com ela,  aí dá para fazer tudo: mexer na calculadora, subtração, adição, as formas geométricas e muito mais”, contou o estudante . 

A Olimpíada visa incentivar o ensino da matemática desde cedo para as crianças e transformar a relação dos estudantes com a disciplina nas séries iniciais. Este é o primeiro ano que a OBMEP avalia os estudantes do 2º ao 5º, anteriormente apenas o 4º e 5º ano foram contemplados nas provas dos anos iniciais do ensino fundamental. 

Segundo a secretária de Educação, professora Anaci Paim, o resultado dos estudantes é reflexo de uma Rede de ensino composta por um quadro docente qualificado, boa estrutura e alunos promissores. A professora salienta que a OBMEP evidencia o desempenho de um conhecimento específico, mas que pode ser a chave para o desenvolvimento dos estudos nas outras áreas do conhecimento. 

“Esses alunos representam os demais da rede que também se saíram muito bem e ao chegar em suas escolas serão motivo de orgulho e incentivo para que colhamos cada vez melhores resultados”, pontua a secretária. 

A cabeleireira Liliane de Souza Simões, mãe de Larissa Simões Neres, que estuda na Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo, ficou emocionada ao acompanhar a filha ser certificada pelo destaque na Olimpíada. Para ela, é um momento que significa muito, pois é a maneira de ver que todo esforço da filha e da família para garantir uma boa educação está valendo a pena.  A mãe ainda elogiou o ensino 

Estudantes da rede municipal - nota máxima OBMEP Mirim: 

Davy Carneiro de Pinho, 3º ano
Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim

Larissa Simões Neres, 4º ano
Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo

Paulo Arthur Miranda Santana, 3º ano
Centro de Educação Básica da UEFS

Samuel Vitor Santos Silva, 4º ano
Escola Municipal Eurides de Oliveira Queiroz


Dia de Lazer na avenida Noide Cerqueira não será realizado neste domingo

 

Iniciativa visa estimular o cuidado à saúde e recreação entre famílias

Por contas das comemorações do Ano Novo, e por ser um período em que tradicionalmente boa parte dos feirenses estão fora da cidade, a programação do Dia de Lazer, na avenida Noide Cerqueira, estará suspenso no próximo domingo (1). Com isso, não haverá fechamento do trecho da via. A próxima edição está prevista para o dia 8.

O trecho fica entre o acesso à avenida Fernando Pinto de Queiroz e o Shopping Avenida e é reservado à diversão e a prática esportiva aos domingos.

A iniciativa visa estimular o cuidado à saúde e recreação entre famílias. Sem o tráfego de veículos, crianças têm a liberdade para levar seus brinquedos, patins, skate ou bicicleta. O espaço também permite que donos de animais domésticos façam passeios com seus bichinhos.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e conta com a parceria da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e das secretarias de Prevenção à Violência (Seprev) e de Serviços Públicos (Sesp).

Foto Waldenir Lima 

Feira da Agricultura Familiar e da Economia Popular e Solidária acontecerá duas vezes ao ano

 

Evento foi instituído oficialmente através de Lei Municipal

A Feira Municipal da Agricultura Familiar, da Economia Popular e Solidária será realizada duas vezes ao ano, em modalidades distintas. O evento foi instituído oficialmente através da Lei Municipal número 4.120, sancionada pelo prefeito Colbert Martins Filho e publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município, na edição desta terça-feira (27). O evento acontecerá na modalidade fixa, no primeiro final de semana do mês de Dezembro, na comunidade de Vila Santa Inês, no Distrito de Tiquaruçu e de forma itinerante.

A iniciativa visa a comercialização de produtos, hortifrutigranjeiros, artesanais e outros de fabricação caseira, produzidos pelos produtores rurais familiares e comunidades quilombolas.


O planejamento e execução da feira estará sob responsabilidade do comitê gestor, composto por instituições da sociedade civil e órgãos do governo municipal, com representantes da Secretaria Municipal da Agricultura; Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Feira de Santana; Associação dos Pequenos Agricultores (APAEB); Movimento de Organização Comunitária (MOC); Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região de Feira de Santana (CATRUFS); e do distrito onde a feira ocorrer.

Também será criado um Regimento Interno, elaborado pelos membros do Comitê Gestor, juntamente com a Vigilância Sanitária e a Secretaria do Meio Ambiente.


Contribuintes feirenses poderão realizar pagamentos de tributos via PIX

 


O PIX é hoje o meio de pagamento eletrônico mais utilizado no país

Os cidadãos feirenses terão mais facilidade para efetuar pagamentos e quitação de débitos de natureza tributária e não tributária junto a Prefeitura de Feira de Santana. O PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, passa a ser uma das opções. A medida está oficializada através da Lei Municipal Nº 4.121, sancionada pelo prefeito Colbert Martins Filho, e publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial Eletrônico do Município. 

O texto da Lei ressalta ainda que "Para fins de operacionalização da cobrança, fica o Município autorizado a contratar, firmar convênio ou credenciar empresas ou operadoras que forneçam mecanismos, softwares e ferramentas, para auxiliar no serviço de arrecadação, por meio dos pagamentos".

A cobrança por meio da ferramenta PIX será feita através de QR CODE DINÂMICO ou semelhante, para cada transação, permitindo identificar informações mais detalhadas sobre o que está sendo cobrado/recebido.

O Poder Executivo regulamentará, no que couber, os procedimentos que se fizerem necessários à implementação da cobrança, por meio das operações referidas nesta Lei.

Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, o PIX é hoje o meio de pagamento eletrônico mais utilizado no país. O total de chaves Pix ativas ultrapassou em julho deste ano os 478 milhões. O número corresponde a mais que o dobro da população brasileira, que é estimada em cerca de 214 milhões de habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Secretaria de Cultura divulga calendário de feiras de artes para 2023

 

A programação já está sendo divulgada pela SECEL

Com o objetivo de estimular os artistas, artesãos e comerciantes destes segmentos, a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer realiza três feiras de artes e artesanato rotineiramente: Arte na Avenida, Feira de Antiguidades e o Lá Na Rua. Todos os eventos obtiveram resultados positivos este ano, e já estão com calendário definido para o primeiro semestre de 2023. A programação já está sendo divulgada pela SECEL.

O Arte na Avenida, que é realizado no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, no trecho  entre as ruas Frei Aureliano e São Domingos, é realizado uma vez ao mês. Em janeiro a programação será no dia 15; em fevereiro, dia 05; em março dia 05; em abril dia 02; em maio dia 07; e em junho no dia 04. No local é possível encontrar artigos criativos e feitos à mão, como panos de pratos e crochê, plantas, peças em madeira, livros, imãs, moedas antigas, além de compotas e geleias. A exposição inicia às 7h30 e encerra às 13h.

Já a Feira de Antiguidades, que acontece no Espaço Marcus Moraes, também na avenida Getúlio Vargas, estará á disposição do público em um final de semana de cada mês. Conforme a programação acontecerá em: 21 e 22 de janeiro; 11 e 12 de fevereiro; 11 e 12 de março; 15 e 16 de abril; 20 e 21 de maio; 17 e 18 de junho. Nesta Feira é possível adquirir muitas peças de antiquário a preços acessíveis, como móveis, relíquias, objetos, moeadas, discos, louças, dentre vários outros artigos. 

O projeto Lá Na Rua também é realizado no Espaço Marcus Moraes, na Getúlio Vargas, uma vez ao mês. Acontecerá nos dias: 29 de janeiro; 26 de fevereiro; 26 de março; 30 de abril; 28 de maio; e 18 de junho. A iniciativa consiste na exposição de trabalhos artísticos de pintores, desenhistas, fotógrafos e escultores. 

O secretário Jairo Carneiro Filho observa que a programação poderá sofrer alteração em virtude de questões climáticas. "Já que são eventos a céu aberto", acrescenta.   

Fotos de Waldenir Lima e Cau Preto 


TV Feira em fase de teste com programação local

 

A TV Feira está disponível por meio do canal 2.1 HD.

No ar desde o mês de julho deste ano, a TV Feira, canal aberto de televisão de Feira de Santana, estreia sua programação própria, em fase de testes, nesta segunda-feira (26). Será exibido diariamente 1h30min de conteúdo local. A emissora, mantida pela Prefeitura, funciona em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), alcançando toda a região metropolitana do município. A TV Feira, primeira emissora pública em canal aberto da cidade, é integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que tem a TV Brasil como Cabeça de Rede. 

A TV Feira está disponível por meio do canal 2.1 HD. A grade local já conta com a seguinte programação: Trampos da Feira, Documentários, Se Liga Feira, Tô no Meu Direiro, Aqui tem História, Relaxe Cultural, Memorial da Feira e Giro da Semana. A programação local é exibida de segunda a sexta-feira. O prefeito Colbert Martins Filho considera a estreia da programação local um marco na história de Feira de Santana.

"Não é uma TV governamental, é uma emissora pública com conteúdo voltado a educação, cultura e história de Feira de Santana. Com produções jornalísticas, documentários e também entretenimento. Conteúdo próprio e local, representando os feirenses e contribuindo com o desenvolvimento da nossa cidade", destaca.


 A secretária municipal de Comunicação Social, Renata Maia, observa que a TV Feira já produziu mais de 1.000 reportagens sobre Feira de Santana e região, veiculadas nas redes sociais, no site da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br) e também nos telejornais nacionais da TV Brasil. A partir de agora esse conteúdo local, produzido diariamente, estará disponível para toda a população através da televisão. O sinal da emissora alcança mais de 700 mil telespectadores.  

“Nossa programação é diversificada. Hoje, colocamos no ar o Trampos da Feira, um programa voltado para quem busca uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Nesse primeiro episódio mostramos como elaborar um currículo. Temos também o Tô no Meu Direito, que traz para a população informações sobre direitos do consumidor, da família, e previdenciário. Vamos exibir documentários e programas que contam a história da nossa cidade. Na sexta, tem o Se liga Feira com entrevistas de personalidades da nossa cidade. A ideia é mês a mês ampliar a programação. A gente quer que as pessoas venham ver Feira com a gente, na TV FEIRA", salienta.


Chuvas de verão podem aumentar o risco de proliferação do mosquito da dengue

 

A melhor forma de prevenir é eliminando a água parada

A chegada do verão e das chuvas típicas desse período acendem o sinal de alerta para redobrar as medidas de combate à dengue. A estação mais quente do ano é considerada um dos momentos favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti causador das arboviroses - Dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, os moradores devem ficar atentos aos locais que podem favorecer o acúmulo de água nas residências.

"Após as chuvas, a orientação é verificar se na casa tem algum lugar ou vasilha que encheu de água. É importante que além de jogar fora essa água acumulada, esse local seja lavado com sabão, cloro e o lado áspero da bucha porque os ovos não são vistos a olho nu", alertou.

A coordenadora ainda explica que a alta temperatura pode acelerar o desenvolvimento do Aedes Aegypti, uma vez que os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos.

"Com uma quantidade maior de mosquitos, aumenta o risco de contaminação. A melhor forma de prevenir é eliminando a água parada. É mais que necessário verificar, por exemplo, os vasos de plantas e adicionar terra. Além disso, também devemos manter a higiene dos ambientes em dia. São medidas simples que fazem uma grande diferença", orienta a coordenadora.

Foto Divulgação SMS

Alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves comemoram inauguração da Praça da Alegria

 

Espaço de convivência permite contato das crianças com a natureza

Um lugar para conversar, brincar, lanchar ao ar livre, observar a natureza e ser ainda mais feliz. A Praça da Alegria implantada na Escola Municipal Antônio Gonçalves da Silva (Parque Ipê) não poderia ter um nome mais apropriado. A área foi inaugurada pela secretária de Educação, professora Anaci Paim, na última quinta-feira (22).
 
A estudante Damares Ribeiro, 6 anos, não conteve a empolgação para explorar o local. Ela disse que estava tudo muito lindo e vai brincar muito por ali.
 
O espaço de convivência, tão esperado por estudantes, professores e equipe da unidade de ensino, foi inundado de alegria após o corte da fita que liberou lugar para todos. Com pipoca, algodão doce, picolé e tudo ficou ainda mais divertido. 
 


A construção da praça é uma iniciativa de Gabriela Passos Moreira, diretora da unidade. A professora conseguiu parceria com um amigo da escola, o arquiteto Rauney Chaves, para fazer o projeto. Logo depois, ao levar para aprovação da Secretaria de Educação, conseguiu tornar o sonho realidade com a liberação e execução do projeto.  
 
“Um prazer ver a satisfação e o brilho nos olhos das crianças. Esperamos colher bons frutos deste espaço que só tem a agregar. A praça também vai ser uma maneira de ensinar nossos alunos a cuidar do patrimônio, porque é algo nosso, que para ser duradouro precisa de cuidado”, afirmou a diretora.
 

Durante o evento de inauguração, que também foi uma confraternização de final de ano, os estudantes fizeram apresentações e os professores e funcionários foram homenageados. 
 
A secretária de Educação, professora Anaci Paim, também recebeu uma "carta metro" com um texto sobre sonhos e pedido especial dos estudantes: a implantação de um parquinho na escola. A secretária garantiu que o pedido será analisado com atenção especial.
 
“Viabilizar espaços como esta pracinha, além de garantir uma boa estrutura para as escolas, é investir na qualidade da educação dos nossos estudantes. É um local que inclusive pode ser utilizado para atividades multidisciplinares, não só para lazer. Um ganho para todos”, destacou a secretária de Educação. 
 Além da praça, a escola também passou por reforma com implantação de grama sintética na área externa, novo revestimento no muro da escola, pintura geral e manutenção da quadra.