Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Feira inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid em idosos institucionalizados

 

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid em idosos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPI) iniciou nesta terça-feira (28), em Feira de Santana. A Associação Feirense de Assistência Social (Afas), Dispensário Santana, Lar do Irmão Velho e Nosso Lar foram as instituições contempladas.

Neste primeiro momento, podem ser imunizados os idosos de 70 anos ou mais e pessoas a partir dos 12 anos inseridas em instituições de longa permanência, residência inclusiva e seus trabalhadores, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

É exigida a declaração de pertencimento étnico para moradores de comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. Além disso, pacientes imunossuprimidos precisam apresentar relatório médico para serem vacinados.

Para os profissionais que atuam em instituições de longa permanência e residência inclusiva, que fazem parte do grupo prioritário, é necessário o comprovante de vínculo trabalhista.

A vacina será aplicada em todas as 104 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF). Para ser imunizado, é necessário apresentar os documentos de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação, além de ter recebido ao menos duas doses com intervalo de quatro meses após a última aplicação.


Abertas inscrições de curso de habilidades digitais e ferramentas de produtividade Microsoft

 

Serão disponibilizadas 300 vagas com direito a certificado

Estão abertas as inscrições do curso Habilidades Digitais e Ferramentas de Produtividade Microsoft, voltado para quem deseja atualizar o currículo adquirindo as competências mais requisitadas no mercado de trabalho. Este é o primeiro curso do calendário 2023 ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Feira, através de parceria com o Centro POETA Casa dos Sete.

Interessados podem se inscrever pelo formulário no link https://forms.office.com/r/3F8rPBG7eH ou no site www.centropoetac7.com.brSerão disponibilizadas 300 vagas com direito a certificado, preenchidas por ordem de inscrição.

O conteúdo do curso é sobre as ferramentas Outlook, Calendário, OneDrive, OneNote, To do e Formulário Online.

As aulas estão previstas para os dias 21 e 23 de março, das 14h30 às 17h30, por meio de videoconferência na plataforma Teams. Vale destacar que o curso tem a parceria da The Thrust for the América, POETA Digispark e Microsoft, com aulas ministradas por profissionais especializados.



Envolvidos com o turismo podem contribuir com a elaboração do Plano Municipal

 

O encontro acontece das 8h às 12h no auditório da Acefs

A Prefeitura de Feira convida todos os envolvidos direta e indiretamente com o turismo no município para participar do III Encontro do Plano Municipal de Turismo de Feira de Santana nesta sexta (3). O objetivo é apresentar os avanços do diagnóstico da oferta e demanda do turismo da cidade, como também elaborar o plano para o futuro.

O encontro acontece das 8h às 12h no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs) – rua Largo do São Francisco, 43, Kalilândia.

O Plano Municipal de Turismo de Feira de Santana é realizado através do Convênio entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Sebrae, com a consultoria técnica da empresa credenciada Daventura.


Praça ecológica será espaço para educação ambiental no bairro Irmã Dulce

Prefeito Colbert Filho autorizou início da obra na desta 2ª

O bairro Irmã Dulce vai ganhar uma praça ecológica que servirá de espaço para desenvolver atividades sobre educação ambiental. O prefeito Colbert Filho autorizou nesta segunda-feira, 27, o início das obras do novo espaço sustentável que também beneficiará estudantes da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão e do Centro Municipal de Educação Infantil Luzia de Almeida Souza.

No local onde era comum o descarte irregular de lixo será transformado em um ambiente totalmente sustentável com bancos e mesas feitos com materiais reciclados, a exemplo de paletes em madeira tratada que foram descartados. Parquinho, área verde de convivência e lixeiras serão construídos com tonéis de plástico e pneus reutilizáveis. 

A nova praça ecológica será arborizada com espécies nativas e uma cobertura em material ecológico, bem como uma horta comunitária orgânica - esta utilizará adubo elaborado com frutas, legumes e demais resíduos descartados por estabelecimentos comerciais.

“Nós precisamos de obras com grande utilidade em que as pessoas aproveitem o espaço e aprendam sobre educação ambiental. Dessa forma, podemos prevenir desastres a partir do lixo que deixa de ser jogado em áreas públicas”, afirmou o prefeito.


 A inciativa do Governo Municipal é uma parceria com a Sustentare Saneamento, empresa responsável pela limpeza pública em Feira de Santana. Uma equipe de engenheiros do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) fará a manutenção e supervisão do novo espaço.

Segundo a secretária de Educação, professora Anaci Paim, a obra demonstra uma atitude cidadã e ambiental voltada aos estudantes e promove o bem estar da comunidade. “Precisamos valorizar o meio ambiente e preservar a vida humana”, enfatiza.

Para Flávia Rangel Ribeiro, estudante do 4º ano, o lugar ficará mais agradável. “Estou feliz porque vamos respirar melhor e brincar sem passar mal”, pontua.

Fotos: Sara Silva

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Feirenses mantidos em regime análogo à escravidão retornam para casa

 

Feirenses resgatados do trabalho escravo receberão assistência da Prefeitura

 

Depois de dois dias e meio viajando, o grupo chegou em Feira nesta 2ª

Quatro ônibus com 170 trabalhadores baianos que eram submetidos ao trabalho semelhante à escravidão chegaram em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (27). No total 18 ficaram no município - 16 deles são feirenses. Outros são das cidades vizinhas Serrinha e São Sebastião do Passé.

Os trabalhadores saíram da cidade Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde eram submetidos às condições precárias de trabalho. Alguns relatos citam violência física, jornada de trabalho exaustiva e choques elétricos em vinícolas onde atuavam nas colheitas de uva e carregamento da fruta.

Após dois dias e meio de viagem até Feira, o grupo - homens na faixa etária de 18 a 57 anos -  estavam evidentemente cansados e ansiosos. No município desceram no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 116/Sul. De lá foram levados para o Centro Temporário de Acolhimento à População de Rua, onde foram realizados os primeiros atendimentos e ofertada alimentação.

"Também vamos disponibilizar atendimentos psicológicos, acesso a assistência à saúde, à educação e inclusão em benefícios sociais", afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior. Para isso, os trabalhadores serão ouvidos para expor os demandas. 

O acolhimento aos trabalhadores foi através de ação conjunta entre o Município, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério do Trabalho e Emprego (MPT), e órgãos do Estado.

"De imediato todos os trabalhadores vão receber seguro desemprego no valor de três salários mínimos e verbas rescisórias. O MPT vai propor ação civil pública contra as empresas e o MPF vai propor ação crime", afirma o coordenador de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Combate ao Trabalho Escravo, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Admar Fontes Júnior.

Situações de violação dos direitos humanos podem ser denunciadas pelo Disque 100.


Inscrições para alunos do Pré-Enem Social encerram nesta segunda-feira

 

São 200 vagas e mais 100 de cadastro reserva

Segue até esta segunda-feira (27) o prazo de inscrição para o Curso Preparatório para Ingresso ao Ensino Superior, o Pré-Enem Social. Os interessados devem se cadastrar no site da Prefeitura, na aba Qualifica Feira. É requisito residir no município e apresentar o Número de Inscrição Social (NIS).

São 200 vagas e mais 100 de cadastro reserva que serão preenchidas através de sorteio eletrônico a ser realizado nesta terça-feira (28). A relação final dos alunos selecionados será divulgada dia 2 de março.

Podem se inscrever estudantes oriundos da rede pública de Feira de Santana que tenham concluído o ensino médio ou que estejam no 3º ano do ensino médio.

A entrega dos documentos solicitados acontece de 06 de março até 17 de março. Já a previsão para o início das aulas é o dia 03 de abril. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

COMO SE INSCREVER

Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o link: http://www.seadmdmi.feiradesantana.ba.gov.br/qualificafeira/inscricao/pagina_1.faces;jsessionid=22b7bc413a6d690c11a7c08b4fbd?codigo=14 . No site da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br), deve acessar a aba "Qualifica Feira" e na sequência clicar na opção "Curso Preparatório para o Ensino Superior".

Foto: Jorge Magalhães

Morre Jornalista e escritor feirense, Jorge Mahal

Foto:Jorge Magalhães
Foto:Jorge Magalhães

Morreu na manhã desta segunda-feira (27/02) o jornalista e escritor feirense Jorge Magalhães Souza, 64 anos, conhecido como Jorge Mahal.

Conforme informações de familiares, ele estava em Salvador, onde residia com a esposa e foi fazer uma caminhada e teve um mal-estar e acabou caindo ficando por uns minutos sem saber o que havia acontecido. Em seguida a esposa e os filhos os trouxeram para Feira de Santana para passar por exames. 

Ainda de acordo com informações de uma irmã, Jorge estava prestes a colocar um marca-passo; cirurgia que seria realizada no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).

Ao chegar em Feira, o jornalista se sentiu mal mais uma vez e foi encaminhado para a UPA do HGCA e em seguida encaminhado com urgência para o centro cardiológico do HDPA, onde o mesmo sofreu um infarto fulminante.  

Jorge atuou no jornalismo do Feira Hoje, Folha do Norte, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, Revista Panorama, Tv Subaé.

Atuou também em assessoria de imprensa de alguns políticos baianos, entre eles o ex-deputado estadual Tarcizio Pimenta. Até o ano 2020 integrava a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana

Como poeta participou do movimento ‘Hera’ liderado por Antônio Brasileiro, publicou pela coleção ‘Olhos D´Água” e em publicações da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Em 2016 lançou o romance a “A República do Mangue”.

O velório de Mahal será realizado no Centro de Velórios Gilson Macêdo, no Bairro Klilandia a partir das 14 desta segunda e o sepultamento será realizado às 10 horas desta terça-feira (28/02), no Cemitério Piedade.    

Autores feirenses lançam livros no Museu de Arte Contemporânea

 

Evento visa fomentar cena literária local

Literatura e poesia contemplarão o Museu de Arte Contemporânea com o lançamento dos livros “Um círculo de fogo e outros contos”, do escritor João Daniel Oliveira, e “Tanto tempo para aprender a escrever um poema com hortênsias”, da poetisa Clarisse Lyra.

O evento ocorrerá na sexta-feira (3), às 19h, aberto e gratuito a todos os públicos, visando fomentar a valorização dos artistas da terra, assim como o fortalecimento da cena literária baiana e brasileira. 

Segundo o autor João Daniel, a expectativa é que o evento contribua para a movimentar ainda mais o MAC, convidando a população a conhecer o espaço e manter acesa a chama cultural da cidade.

“Gostaria de movimentar a cena literária feirense — e baiana, e brasileira —, de transportar a mística que atende pelo nome de ’Feira de Santana’ para os locais mais improváveis. [...] Trata-se de uma caminhada inédita para mim, e desde já estou ansioso para que ela renda bons frutos”, disse o autor.

Na mesma noite, também será lançado o livro “Tanto tempo para aprender a escrever um poema com hortênsias”, da poetisa Clarisse Lyra, que já havia sido lançado em território nacional no ano anterior, e agora chega pela primeira vez nas estantes da Princesa do Sertão.

A cerimônia contará com sessão de autógrafos e um bate-papo literário com os autores, mediado pela poetisa Mariana Paim (autora do livro ‘Lugar comum’). 

O público também poderá contemplar a apresentação musical do cantor e compositor Davi Lara, além de conhecer as pinturas e ilustrações de artistas feirenses contemporâneos nas dependências do museu.

O MAC é mantido pela Prefeitura de Feira por meio da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec).


Vacinas bivalentes começam a ser aplicadas em municípios baianos

 

                                                                   Foto: Jorge Magalhães 

Municípios baianos começaram a receber nesta quinta-feira (23/02) doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19. As primeiras remessas do imunizante chegaram ao Estado antes do carnaval e a partir desta quinta a distribuição está sendo feita pela Coordenação de Imunização do Estado. As cerca de 1,2 milhão de doses destinadas à Bahia serão distribuídas para os municípios conforme critério populacional.

A partir desta segunda-feira (27/02), a vacina começou a ser aplicada em alguns municípios baianos, entre eles a capital do estado.

A primeira fase da campanha vai contemplar as pessoas com 80 anos ou mais, os imunocomprometidos, quilombolas, as pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais, e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento.

 A ampliação dos grupos prioritários será de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica.

 A imunização deste público será realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação, que é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen) e do intervalo de 4 meses da última dose recebida, podendo ser as duasd doses do esquema primário ou qualquer dose de reforço.

Além disso, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

 

                                    Foto: Jorge Magalhães

·         A estratégia de vacinação contempla ainda, as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades, além da vacinação para os menores de 5 a 11 anos de idade residentes na capital baiana.

·          ·         A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

·          Para o grupo de imunossupressos, a 4ª dose também está sendo ofertada para pessoas com 12 anos ou mais também com a obrigatoriedade do nome na lista.

 A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, explica que embora as vacinas tenham começado a chegar antes do período do carnaval, a distribuição foi iniciada nesta quinta-feira pois a imunização com este tipo de vacina começará no dia 27 de fevereiro, conforme acordado na Comissão Intergestores Tripartite. “Depois de retirada dos ultra freezers, as vacinas têm um tempo reduzido de validade, então optamos por fazer a distribuição mais próximo do início de sua utilização” explicou Vânia Rebouças.

Prefeitura de Feira divulga Micareta no Carnaval de Salvador e ressalta nova formatação

 

                                                    Foto: Jorge Magalhães 

Carnaval de Salvador deu adeus neste ano, mas quem já está anunciando a sua chegada é a Micareta de Feira de Santana, programada para ser realizada entre os dias 20 e 23 de abril.

A divulgação da Micareta foi feita durante os dias de festa no Carnaval de Salvador e segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana (Secel), Jairo Carneiro Filho, essa ação foi bastante positiva e satisfatória.

“Na segunda-feira estivemos no Campo Grande, fomos recepcionados por Fabão que fica na sala de Imprensa, com isso nós tivemos uma atenção especial também da rádio Princesa dentre outras emissoras, como também da própria TV Aratu e conseguimos, portanto, levar o nome de Feira, após três anos sem a Micareta, a primeira Micareta do Brasil e, portanto, divulgamos de 20 a 23 de abril a retomada trazendo uma nova formatação, uma Micareta mais diurna, com mais visibilidade, com uma nova formatação trazendo mais espaço para o folião. Com isso temos mais segurança e trazemos a Micareta da diversidade, com vários ritmos, com alegria. Nós estamos fomentando os artistas de Feira de Santana, como também estamos desde então buscando confirmação com pré-reserva com artistas que se apresentaram também no Carnaval de Salvador”, abordou.

Ele salientou que os contratos com as atrações para a Micareta de Feira de Santana ainda não foram fechados.

                             Foto: Paulo José do Acorda Cidade 

 “Os contratos ainda não foram assinados, porque foi na última semana que tivemos a votação do nosso orçamento. E a gente precisa da questão orçamentária para fazermos os contratos, tivemos também um Carnaval que finalizou na Quarta-feira de Cinzas então toda atenção estava direcionada para o Carnaval de Salvador. E as pré-reservas que nós estávamos buscando e alinhando, com certeza, dentro dos próximos dias estaremos concretizando e trazendo essas novidades”, compartilhou o secretário.

Jairo Carneiro destacou que o investimento na organização dos circuitos da Micareta de Feira devem ser priorizados.

 “Nós temos buscado desde o ano passado uma relação direta com a prefeitura de Salvador, na qual temos tido uma receptividade muito positiva também, justamente para adequarmos a nossa Micareta a uma nova realidade dentro do contexto organizacional. Estamos vendo essa questão organizacional dentro dos circuitos trazendo mais espaço e mais segurança para o folião, uma festa mais diurna. A gente precisa ver como referência o Carnaval de Salvador, que é a maior festa de rua, e aplicar em Feira”, apontou.

Patrocinadores

O secretário Jairo Carneiro relatou que a sua ida a Salvador foi bastante positiva, pois conseguiu chamar a atenção de algumas empresas para a Micareta de Feira.

“Nós temos uma licitação que aconteceu e que já tem uma empresa vencedora, então todo o trâmite burocrático na Secretaria de Administração está correndo dentro do seu cronograma, porque essa empresa, a qual venham assumir, terá como missão captar recursos para Feira de Santana. Nós estamos aguardando a homologação da empresa vencedora e com isso, em paralelo, o poder público municipal vem trabalhando sem medir esforços. Essa ida a Salvador já surtiu efeitos positivos, logo nas últimas 48 horas, nós já tivemos algumas empresas que estão mantendo contato e vamos buscar cada vez mais fazer com que haja uma valorização do nosso circuito e com isso contemple também a participação de novos parceiros que venham trazer patrocínios para Feira de Santana”, disse.

                                   Foto: Jorge Magalhães 

 Música e atrações

O secretário abordou ao Acorda Cidade que músicas que ferem valores culturais e que utilizam palavras de baixo calão precisam ser fiscalizadas.

“Eu concordo que tenhamos cada vez mais critérios, porque precisamos valorizar os nossos valores culturais. Infelizmente, existem situações que nós acompanhamos através da mídia, mas que cada vez mais a gente precisa ter esse zelo e fiscalização para que haja um maior controle sobre situações desse tipo”, frisou.

 Informações do repórter Paulo José do Site Acorda Cidade

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Prova do Reda teve 46,38% de abstenção neste domingo

 


Aplicada prova para as vagas de níveis fundamental e técnico

O processo seletivo da Prefeitura de Feira de Santana, sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), teve continuidade neste domingo (26) para os candidatos que concorrem as vagas de níveis fundamental e técnico. A abstenção foi de 46,38%.

Pela manhã foram aplicadas provas para os cargos nível fundamental. Dos 2.400 candidatos que deveriam comparecer, apenas 1.332 estiveram presentes. Já à tarde foi a vez dos candidatos que concorrem a uma vaga de nível técnico. Dos 1.640 candidatos que confirmaram a inscrição, 834 compareceram para realizar a prova.

No primeiro dia do processo seletivo, realizado no último dia 9, a abstenção foi de 45%. Neste dia foram aplicadas provas para os níveis superior e médio. Foram 13.638 candidatos inscritos e confirmados, mas 6.138 deles não compareceram.

PROVA DE TÍTULOS

Para todos os candidatos que concorrem uma das vagas de nível superior haverá prova de títulos - documentos deverão ser entregues dias 12 e 13 de março. Será aplicada a todos aqueles que tiveram pontuação igual ou superior a 50% na prova objetiva, até a quantidade de duas vezes o número de vagas.

A empresa responsável pelo concurso é o Instituto Bahia e foram disponibilizadas 486 vagas no total. O resultado final está previsto para ser divulgado em 26 de março.

Vale salientar que os candidatos devem acompanhar as publicações referentes ao processo seletivo no site do Instituto Bahia (http://isba.selecao.net.br) ou no Diário Oficial Eletrônico do município.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Concluída obra que põe fim a alagamentos na rua Paracatu

 

Intervenção garante o escoamento correto das águas

Os problemas crônicos de alagamentos que afligiam os moradores da rua Paracatu e de suas vias adjacentes agora fazem parte do passado. A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), concluiu a construção de um pontilhão e a reestruturação da rede de drenagem de águas pluviais na região.

A antiga estrutura de manilhas foi substituída por aduelas, que são estruturas de canal com dimensões semelhantes. Além disso, uma ponte foi construída na parte da rua onde o córrego passa e deságua na Bacia do Pojuca.

De acordo com o superintendente da SOMA, João Vianey, a intervenção garante o escoamento correto das águas e previne alagamentos na área. A rua recebe águas de diversas localidades, como Cidade Nova, Parque Ipê, conjuntos Feira V, João Paulo II e outras áreas do bairro Mangabeira. 

"O tamanho das antigas manilhas, combinado com a sujeira do córrego, causava alagamentos frequentes durante chuvas intensas", explica o superintendente.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Cólera: Secretaria de Saúde envia novas amostras para análise do Lacen

 

Água coletada nas proximidades do rio Jacuipe e riachos

Nesta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviou novas amostras de água coletadas nas proximidades do rio Jacuípe e nos riachos da Lagoa do Geladinho e do Cipriano Barbosa, localizados no Feira IV, para serem analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado - Lacen.

O objetivo da ação é verificar as possíveis doenças que podem ser transmitidas no local, além de identificar quais pontos estão infectados pela bactéria Vibrio cholerae.

É válido destacar que a busca ativa por casos suspeitos de cólera está sendo realizada pela Rede Primária de Saúde, juntamente com a referência técnica desse agravo, que está vinculada à Vigilância Epidemiológica.

Nesta sexta-feira (24), o Comitê de Enfrentamento e Ações de Combate à Cólera, formado por representantes da SMS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Universidade Estadual de Feira de Santana, irá se reunir para discutir as próximas medidas a serem tomadas.

DIAGNÓSTICO

No último dia 17, a Lagoa do Geladinho, situada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, foi interditada por conta da água estar contaminada pelo agente causador da cólera, Vibrio cholerae. O resultado foi atestado pelo Lacen após investigação de duas amostras de água da lagoa, diante da ocorrência da morte de peixes da espécie Akari (Cascudo).


Modernização da iluminação no Muchila e Feira X chega na reta final

 

Em ambas localidades serão contemplados cerca 2.600 pontos no total

O andamento dos serviços de modernização da iluminação pública no Conjunto Feira X e bairro Muchila chega a 80%. A informação é do diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ezequiel Trindade.

As lâmpadas convencionais estão sendo substituídas por LED - em ambas localidades serão contemplados cerca de 2.600 pontos no total.

O projeto Luz da Gente é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, que visa garantir melhor qualidade na iluminação e economia no consumo de energia, já que as lâmpadas LED possuem maior durabilidade.

Desde que começou, em maio de 2021, o Luz da Gente já contemplou importantes avenidas, equipamentos públicos, além de bairros e distritos - são quase 60 mil ordens de serviços realizadas.

"Estão sendo feitas rondas noturnas para verificar possíveis pontos que ainda não foram modernizados", afirma o diretor de Iluminação Pública. Os serviços estão a cargo da empresa Conecta Feira.

Foto: ACM -SECOM 

Feirenses gripados após Carnaval em Salvador devem fazer teste de COVID-19

 

A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde

Para quem curtiu a folia do Carnaval e retornou a Feira de Santana apresentando sintomas gripais, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a realização do teste diagnóstico para COVID-19. O exame pode ser feito de forma gratuita em qualquer unidade da atenção básica, policlínicas municipais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, destaca que, por conta da vacinação, a maioria das pessoas infectadas vem apresentando sintomas leves que podem ser confundidos com gripe ou resfriado.

"Com a adesão da vacina e a suavidade dos sintomas, percebemos um relaxamento por parte da população. Ao notar os sinais, é importante ir até uma unidade de saúde para fazer o teste e descartar a possibilidade de ser COVID, além de podermos identificar quais os vírus respiratórios estão circulando na cidade", ressaltou.

As pessoas com sintomas gripais podem fazer o teste de antígeno para diagnóstico da doença de segunda a sexta-feira em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento é por ordem de chegada.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais são feitos o exame RT-PCR e o teste de antígeno. O serviço é disponibilizado gratuitamente todos os dias das 7h às 19h.

Foto: Jorge Magalhães

Museu Parque do Saber reativa sessões abertas ao público

 

Público poderá assistir as projeções astronômicas do planetário

A partir do dia 4 de março, o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo realizará sessões abertas ao público, sem necessidade de agendamento. As visitações ocorrerão sempre aos sábados (exceto feriados), às 15h.

Combinando ciência e cultura, o público poderá assistir as projeções do planetário e exibição de filmes sobre conhecimentos científicos.

O Museu Parque do Saber foi o primeiro planetário da América Latina a receber o equipamento ZKP4-Quinto, um aparelho que apresenta projeções avançadas sobre os astros celestes.

O equipamento é mantido pela Prefeitura de Feira, vinculado à Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec).


Aberto credenciamento de profissionais de imprensa pelo site oficial da Micareta de Feira

 

O prazo segue até o dia 31 de março

A Secretaria Municipal de Comunicação Social já iniciou o credenciamento dos profissionais e veículos de imprensa que desejam atuar oficialmente na cobertura jornalística e audiovisual da Micareta de Feira de Santana, que acontece entre os dias 20 e 23 de abril. O cadastramento é feito no hotsite www.micaretadefeira.com.br e segue até o dia 31 de março.

O credenciamento de imprensa é destinado à mídia especializada que deseja fazer a cobertura do evento. Os profissionais credenciados terão acesso a estrutura do Camarote da Comunicação. Os cadastros estarão sujeitos à aprovação.

Os profissionais que tiverem credenciais aprovadas serão comunicados por e-mail. O período para retirada dos documentos será informado através do site oficial da Prefeitura de Feira (www.feiradesantana.ba.gov.br).

Prova do Reda para os cargos de níveis fundamental e técnico neste domingo

 

Candidatos devem ficar atentos aos local e horário da aplicação da prova

Neste domingo (26) serão aplicadas as provas para os candidatos que concorrem a uma vaga de nível fundamental ou técnico no processo seletivo da Prefeitura de Feira de Santana. A contratação é sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

É importante que os inscritos fiquem atentos para a abertura dos portões. A recomendação é de que os candidatos cheguem ao local da prova na data e horário determinados, com antecedência mínima de 30 minutos para o fechamento dos portões.

Pela manhã, a prova será aplicada para quem vai concorrer uma das vagas de nível fundamental [os portões serão abertos das 8h às 8h40 e início da prova às 9h com término 12h], enquanto à tarde para nível técnico [portões abrirão das 13h até as 13h40, com início da prova às 14h com término às 17h].

Só será permitido o acesso à sala o candidato que apresentar o documento que o identifique em perfeito estado.

A prova objetiva terá a duração máxima de 3h, só podendo o candidato retirar-se do local de aplicação das mesmas, depois de decorrido 1h do seu início e para levar o caderno de provas 2h.

Não será permitida a entrada de candidatos nos locais de prova que estiverem portando ou fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação, como bip, telefone celular, relógio digital, agenda eletrônica, bem como protetor auricular. Candidatos com cabelos longos deverão deixar as orelhas à mostra.

Abaixo os links com a relação dos candidatos e locais de prova:

 Nível fundamental (clique aqui)

Nível técnico  (clique aqui)