Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Vacinas bivalentes começam a ser aplicadas em municípios baianos

 

                                                                   Foto: Jorge Magalhães 

Municípios baianos começaram a receber nesta quinta-feira (23/02) doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19. As primeiras remessas do imunizante chegaram ao Estado antes do carnaval e a partir desta quinta a distribuição está sendo feita pela Coordenação de Imunização do Estado. As cerca de 1,2 milhão de doses destinadas à Bahia serão distribuídas para os municípios conforme critério populacional.

A partir desta segunda-feira (27/02), a vacina começou a ser aplicada em alguns municípios baianos, entre eles a capital do estado.

A primeira fase da campanha vai contemplar as pessoas com 80 anos ou mais, os imunocomprometidos, quilombolas, as pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais, e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento.

 A ampliação dos grupos prioritários será de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica.

 A imunização deste público será realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação, que é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen) e do intervalo de 4 meses da última dose recebida, podendo ser as duasd doses do esquema primário ou qualquer dose de reforço.

Além disso, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

 

                                    Foto: Jorge Magalhães

·         A estratégia de vacinação contempla ainda, as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades, além da vacinação para os menores de 5 a 11 anos de idade residentes na capital baiana.

·          ·         A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

·          Para o grupo de imunossupressos, a 4ª dose também está sendo ofertada para pessoas com 12 anos ou mais também com a obrigatoriedade do nome na lista.

 A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, explica que embora as vacinas tenham começado a chegar antes do período do carnaval, a distribuição foi iniciada nesta quinta-feira pois a imunização com este tipo de vacina começará no dia 27 de fevereiro, conforme acordado na Comissão Intergestores Tripartite. “Depois de retirada dos ultra freezers, as vacinas têm um tempo reduzido de validade, então optamos por fazer a distribuição mais próximo do início de sua utilização” explicou Vânia Rebouças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário