Neste sábado (03/06), foram realizados os primeiros aulões visando fortalecer a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As aulas aconteceram, simultaneamente, das 8h às 12h, em 13 unidades escolares do Estado, distribuídas em seis municípios: Salvador, Irecê, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Itaberaba e Eunápolis. A atividade conta com a participação de coordenadores, professores e monitores do Programa Universidade Para Todos (UPT) e tem foco nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
Em Salvador, a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, marcou presença nos aulões realizados no Colégio Estadual Barros Barreto, situado no bairro de Paripe, e no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizado na Ribeira. Na conversa com estudantes e docentes, ela ressaltou a importância das aulas, destacando o valor da preparação adequada para os vestibulares e o ENEM. “Nós, da Secretaria da Educação do Estado, estamos dando início a mais uma oportunidade para apoiar os concluintes do Ensino Médio, pois é importante que fiquem bem preparados para as provas SAEB e a prova do ENEM, na Bahia inteira. Essas aulas começaram hoje e vão até novembro. A partir de julho, todo sábado, em mais escola, com mais estudantes e mais monitores", afirmou a secretária.
Os aulões proporcionam aos estudantes uma experiência de aulas descontraída, interativa, participativa e interdisciplinar. Até novembro deste ano, cerca de 35 mil alunos participarão de aulões promovidos pela SEC, em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESB, UESF, UESC) e UFRB, em diferentes regiões do Estado.
"É uma parceria muito importante da universidade com a Secretaria da Educação, que vai beneficiar esses jovens com o acesso ao conhecimento e a produção do saber. Eu tenho certeza de que o Programa Universidade Para Todos, que já é extremamente reconhecido pela comunidade baiana, se configura como mais um espaço de conhecimento", ressaltou a reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, que esteve presente no aulão em Paripe.
Durante o período de junho a novembro, está prevista a realização de 600 aulões preparatórios em todo o Estado da Bahia. Anderson Silva Gabriel Jesus, monitor de Matemática do Universidade Para Todos, destacou como a iniciativa complementa o trabalho realizado no programa. "Os aulões têm uma proposta de incentivar os alunos a entender a disciplina com outro olhar, pensar fora da caixa e dar estrutura para que eles se empenhem mais para o vestibular e o ENEM".
A aluna do 3° ano do Colégio Estadual Barros Barreto Liane da Silva Bonfim, 16 anos, explicou como essas atividades auxiliam os estudantes. “Não é a primeira vez que eu participo dos aulões. Fiz também no ano passado, quando eu ainda era 'treineira' do ENEM. Essas aulas, realmente, ajudam a gente e consegue nos dar um norte. Claro que temos que estudar em casa, nos dedicar além desses aulões, mas eles são um suporte muito bom”.
Universidade para todos - O programa é voltado para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e egressos do Ensino Médio que estejam interessados em ingressar em cursos da formação superior. O reforço das disciplinas é prestado por monitores das universidades, sob a supervisão de professores.
Fotos: Amanda Chung
Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026
E-mail: ascom@enova.educacao.ba.gov.br, www.educacao.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário