Profissionais se concentram no cuidado da saúde do bebê até 28 dias de vida
A assistência neonatal realizada no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, é fundamental para a saúde dos recém-nascidos internados no Centro Obstétrico (CO), UTI Neonatal, UCINco I e II e na UCINca – Unidade de Cuidados Intermediários Cangurú. Somente em janeiro deste ano, 86 bebês precisaram da atenção especializada dos médicos pediatras neonatologistas da unidade.
Esses profissionais são altamente qualificados e se concentram no cuidado da saúde do bebê até 28 dias de vida, especialmente aqueles que nascem prematuramente ou com condições médicas complexas. Eles monitoram o funcionamento dos órgãos, verificam sinais de infecção ou outros problemas e, se necessário, encaminham para o tratamento adequado. Essa assistência é oferecida 24 horas por dia no Hospital da Mulher.
De acordo com Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia gestora do Hospital da Mulher, a instituição está comprometida em ampliar a assistência neonatal e aumentar a oferta de leitos.
“Os neonatologistas do Hospital da Mulher desempenham um papel fundamental na saúde dos recém-nascidos, cuidando e garantindo mais segurança para a saúde dos bebês desde os primeiros momentos de vida”, explica Gilberte Lucas.47
Fatores de risco para internação em UTI Neonatal
O médico pediatra neonatologista Luciano Braz Cavalcante explica que diversos fatores de risco podem levar o recém-nascido a precisar de cuidados em unidades de terapia intensiva neonatal.
“Em primeiro lugar, devemos estar atentos à idade gestacional do bebê. Prematuros e bebês com problemas de saúde precisam de assistência desde a primeira hora de vida. Após a avaliação, podemos encaminhá-los para os cuidados necessários, onde serão acompanhados por um médico neonatologista com frequência”, observa Luciano Braz.
Equipamentos de alta tecnologia e equipe especializada
O médico esclarece que a equipe neonatal do Hospital da Mulher tem o suporte necessário para oferecer uma assistência de qualidade desde o primeiro minuto após o nascimento.
“Temos uma equipe especializada e equipamentos de alta tecnologia que nos permitem oferecer ventilação mecânica não invasiva ou invasiva, caso haja necessidade. Estamos preparados para dar o melhor de nós e oferecer o que há de melhor na assistência neonatal”, ressalta Braz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário