Submarino

AQUI TEM TRABALHO

domingo, 30 de junho de 2024

São Pedro de Humildes ganhou mais um dia de festa

 

Quem achou que o São Pedro de Humildes já havia sido encerrado nesse sábado (29) teve uma grata surpresa na tarde de domingo (30): a Prefeitura garantiu mais um dia de festa no distrito. E a animação começou logo cedo, predominando a quebradeira baiana. O circuito da festa ficou completamente lotado. 

O cantor O Maestro subiu ao palco no meio da tarde e não deixou ninguém parado. Trazendo hits da swingueira, o artista demonstrou total sintonia com o público de Humildes. Em um dos momentos do show, o cantor desceu para cantar no meio da plateia. A interação criou um clima ainda mais contagiante. 

Ja estava anoitecendo quando a segunda atração do dia subiu ao palco. O Kanalha manteve a pegada da swingueira e a energia lá no alto, fazendo o público dançar ainda mais com autêntica quebradeira baiana. O repertório diversificado, mesclando sucessos do pagodão atual com clássicos do funk carioca, foi a mistura perfeita para o público de todas as idades. 

A programação foi encerrada com o forró da banda Delírius do Olhar. Trazendo clássicos do ritmo genuinamente junino, o repertório favoreceu os casais a dançarem juntinhos, relembrando sucessos do 'forró das antigas'. Foi o desfecho perfeito para a festividade no distrito. 

AVALIAÇÃO POSITIVA

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, fez uma avaliação positiva dos três dias de festividade do São Pedro, dentro da programação do Feira Cidade Forró. 

"Começamos o período de festejos juninos com o Arraiá do Comércio. Logo depois o São Joãonos distritos de São José, Tiquaruçu e Jaguara, além do São Pedro em Humildes, Jaíba, Bonfim de Feira e Morrinhos. Ou seja, o São João e o São Pedro ocorreram simultaneamente, com toda a infraestrutura de primeira linha para palco, sonorização, iluminação, tudo com investimento 100% da Prefeitura Municipal de Feira de Santana". 

Jairo ressaltou a valorização dos artistas locais. "Este é realmente o resultado do trabalho do nosso prefeito Colbert Martins e da gestão da Prefeitura, que apoia a cultura durante todo esse período e, acima de tudo, valoriza os artistas de Feira de Santana e região. Foram mais de 120 artistas que participaram e se apresentaram durante esses dias, além do apoio da Prefeitura para as quadrilhas juninas, com mais de 250 mil reais de investimento", pontuou.

Feira de Santana foi o 6º destino mais buscado no país para o São João

 

O município de Feira de Santana foi o 6º destino mais buscado em todo o país para os festejos de São João. O levantamento é da plataforma ‘DeÔnibus’, marketplace de passagens rodoviárias. A pesquisa apresentou as 10 cidades mais buscadas na plataforma, entre março e maio, para viajar de ônibus no mês de junho.

A lista de destinos mais buscados no São João foi a seguinte: 1º Salvador ( Bahia), 2º Fortaleza (Ceará), 3º Maceió (Alagoas), 4º Recife (Pernambuco), 5º Aracaju (Sergipe), 6º Feira de Santana (Bahia), 7º Vitória da Conquista (Bahia), 8º Teresina (Piauí), 9º São Luís (Maranhão) e 10º Itabuna (Bahia).

Em Feira de Santana, o Governo Municipal realizou mais uma vez este ano o Feira Cidade Forró, festividade junina no período do São João e São Pedro, resultando em sete praças de shows em diferentes distritos e localidades do município. 

Praça dos Bichos, novo atrativo do Parque da Cidade, chama a atenção de visitantes

 

O Parque do Cidade foi reaberto ao público no último dia 11

A Praça dos Bichos, espaço instagramável, é o novo atrativo do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. Réplicas de animais da fauna brasileira, como camaleão, jiboia, coruja, arara-azul, jacaré, dentre outros, chamam a atenção dos visitantes.

Uma parada para vídeos e fotos para redes sociais é inevitável. O Parque do Cidade foi reaberto ao público no último dia 11, após intenso processo de reforma e revitalização. O equipamento municipal funciona de terça-feira a domingo.


O prefeito Colbert Martins Filho destaca o esforço do Governo Municipal para entregar o equipamento totalmente revitalizado à população. "Este é um dos principais espaços de lazer do nosso município e é muito importante poder abrir esse equipamento para as famílias feirenses", pontuou. 

As obras de recuperação envolveram a construção de mais de mil metros de pista para ciclovia e cooper/caminhada com piso intertravado, reconstrução da ponte e do píer, recuperação da fachada e da reserva manancial nascente, recuperação da vegetação nativa, além de reestruturação das áreas destinadas ao lazer, esportes e recreação.

O local possui 28 hectares e é uma importante área para a prática de atividade física e lazer da população. Fez parte do projeto a substituição dos bancos e a recuperação dos quiosques e alambrados. Já foram concluídas a reforma dos banheiros e do casarão. A drenagem foi um dos principais objetivos da reforma.


sábado, 29 de junho de 2024

Jaíba e Humildes comemoram os festejos a São Pedro com muito arrasta-pé

 

Mistura de ritmos e muita animação na primeira noite do São Pedro de Humildes

 

Várias atrações animaram o público presente

Aconteceu nesta sexta-feira (28) o primeiro dia dos festejos de São Pedro no distrito de Humildes, dentro da programação do Feira Cidade Forró. O evento promovido pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), reúne diversos artistas e bandas regionais para levar o autêntico forró pé de serra, muito romantismo e dança para essas localidades, mantendo vivas as tradições. 

Em Humildes, dois palcos foram montados, permitindo que as pessoas escolhessem qual atração gostariam de assistir naquele momento da noite. 

A Prefeitura também disponibilizou barracas para que os comerciantes pudessem vender durante a festividade e faturar uma grana extra. Nas barracas montadas era possível encontrar uma variedade de opções de comidas e bebidas.

O comerciante Manelito Araújo trouxe para a festa uma variedade de licores, de sabores como amendoim, maracujá, milho verde e tamarindo. 

“Eu estou vendendo hoje uma variedade de licores, de vários sabores, para atender a todos os gostos. Minha expectativa é vender muito. O movimento de pessoas está bacana. A gente sabe que numa festa como essa, um bom licor não pode faltar”, ressalta. 

Na barraca do espetinho quente, a vendedora Nataly Ferreira deixou claro que estava “jogando duro” nas vendas. 

“A expectativa tem que ser sempre a melhor, né? Não adianta sair de casa pessimista. Aqui em Humildes eu tô jogando duro nas vendas. E a minha expectativa é vender e faturar bacana”, disse entusiasmada.

O clima familiar prevaleceu em Humildes. Pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, estavam reunidas para curtir as atrações. Era o caso de seu Bernardo Santos, que desde 1978 mora no distrito e participa dos festejos que acontecem na localidade. 

“Apesar de eu ter 85 anos, tenho muita força e disposição para curtir e aproveitar do meu jeito, é claro! Moro no distrito desde 1978, e participo sempre de tudo o que acontece por aqui. Estou achando legal as atrações”, disse. 

Em determinado momento, o cantor Regy Vaqueiro desceu do palco e se jogou no meio do público, sendo bastante tietado. 

“Eu amo quando os artistas fazem isso de descer do palco e interagir com o público, deixa tudo melhor”, conta Larissa Santos, que acompanhava de perto a atração.

Teve muita dança e lambada com o cantor Nivaldo Marques. Quando ele subiu no palco, ninguém ficou parado. O ritmo envolvente contagiou o público presente. 

ESTRUTURA PARA A FESTA

Os órgãos da Prefeitura estiveram presentes atuando em Humildes para dar suporte em vários setores, como na segurança do público, na fiscalização de irregularidades no comércio, e na garantia da fluidez e ordem do trânsito de veículos e pessoas que acessavam o local.

Uma guarnição da Guarda Municipal esteve realizando patrulhas preventivas no local. A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (VISA-SMS) realizou um trabalho de fiscalização em diversos pontos do evento. O órgão realizou a inspeção e orientação nas barracas montadas. Equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) atuaram em pontos estratégicos, como na área de acesso aos palcos, com o intuito de manter a fluidez no trânsito de veículos e pessoas. 

O secretário de Cultura, Jairo Carneiro, destaca a variedade de público presente no São Pedro de Humildes, mostrando o quanto o festejo é familiar e popular. 

“Aqui em Humildes, o movimento está muito bom, observei a presença massiva das famílias, crianças e idosos. Tudo isso demonstra a participação total da população nos festejos juninos do São João e São Pedro em Feira de Santana”, destaca o secretário da Cultura, Jairo Carneiro Filho. 

 Fotos: Jorge Magalhães

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Programação especial alusiva ao 2 de julho será realizada no distrito Maria Quitéria

 

As comemorações em homenagem ao 2 de julho, feriado que celebra a Independência da Bahia, terão um significado especial este ano no distrito de Maria Quitéria, local de nascimento da heroína Maria Quitéria. O evento, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana (IHGFS) em parceria com a Prefeitura e o 35º Batalhão de Infantaria (35 BI), promete reunir história, cultura e patriotismo em uma programação marcada para o próximo domingo, dia 2 de julho.

A programação terá início com uma Missa na igreja local às 8 horas da manhã, momento que antecede a queima de fogos de artifício e o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Feira de Santana. Este será o prelúdio para o aguardado Desfile Cívico-Militar, que está marcado para às 10 horas da manhã.

O desfile contará com a participação do pelotão do Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiros, além de escolas, grupos comunitários e representantes das academias feirenses. Será uma oportunidade para a comunidade local demonstrar seu orgulho cívico e celebrar a memória de Maria Quitéria, uma das figuras mais emblemáticas da história baiana.

Após o desfile das forças militares, as escolas da região terão seu momento para desfilar, seguidas por apresentações das manifestações culturais da comunidade. O evento contará ainda com a presença de autoridades locais, que farão pronunciamentos destacando a importância do Dois de julho para a identidade histórica e cultural de Feira de Santana.

Para completar a festividade, barracas serão montadas oferecendo comidas típicas, livros, artesanatos e outros produtos regionais, proporcionando aos presentes uma experiência completa e enriquecedora.

Após saldo positivo no São João, Vigilância Sanitária intensifica ações no São Pedro

 

Das 138 fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária (DIVISA) durante os festejos juninos, nenhuma apreensão foi realizada. Com um saldo positivo, o departamento seguirá atuante na celebração do São Pedro que começa nesta sexta-feira (28) e segue até amanhã (29).

A coordenadora da DIVISA, Thaís Borges, pontua que a equipe estava preparada para encontrar bebidas artesanais, a exemplo do príncipe maluco, que acabam sendo comercializadas de forma irregular nos eventos e podem causar intoxicação.

“Acreditamos que os barraqueiros, pela experiência de trabalho em eventos festivos e por receberem orientações educativas de maneira prévia, já sabem quais são os cuidados necessários para que a saúde da população não seja exposta a riscos de contaminação através dos alimentos e bebidas vendidos”, ressaltou.

A coordenadora também frisa que a atenção da equipe durante o São Pedro estará voltada para as condições de higiene e armazenamento dos alimentos. 

“Nosso maior objetivo é que todos possam curtir com segurança e sem sofrer nenhuma doença que possa ser causada por falta de higiene ou produtos de origem duvidosa. Não permitiremos a venda de bebidas vencidas ou sem origem. Além disso, iremos observar se os manipuladores de alimentos estão utilizando toucas, aventais, luvas, que serão itens que estaremos distribuindo”, enfatizou.

Prefeitura firma convênio com ACBEU para ensino bilíngue na educação infantil

 

Ato de assinatura aconteceu na manhã desta sexta-feira

A educação bilíngue, metodologia de aprendizado aplicada por renomadas instituições de ensino da rede privada no Brasil, passará a ser uma realidade para estudantes de 18 escolas da rede pública municipal de Feira de Santana. O prefeito Colbert Martins Filho assinou um convênio com a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU), em ato em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (28). 

A implantação do programa extra-curricular será iniciada em breve, incluindo a formação de professores e tutores. Serão contempladas escolas de educação infantil e Ensino Fundamental - anos iniciais em tempo integral. Feira de Santana é o primeiro município da Bahia a firmar esse tipo de convênio na rede pública de ensino. Para o prefeito Colbert Filho, este é mais um aspecto relevante na proposta do Governo Municipal em melhorar a qualidade da educação pública no município. 

"A ideia é ampliar posteriormente o número de escolas e o propósito maior é garantir uma qualidade de ensino de excelência na rede municipal. Este é um convênio importante, pois dar a oportunidade as nossas crianças de um aprendizado bilíngue desde cedo. Isso é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a inserção em um mundo cada vez mais globalizado", afirmou o prefeito

O convênio com a ACBEU prevê que as aulas de inglês sejam ministradas com foco em atividades lúdicas e interativas, que estimulem o interesse e a curiosidade das crianças pelo novo idioma. Além disso, serão oferecidos recursos tecnológicos e materiais didáticos específicos. 

O superintendente da ACBEU, Ticiano Cortizo, observa que o convênio é resultado de um planejamento que vem ocorrendo há pelo menos três anos, junto à Prefeitura. "O Programa SPEAK UP FSA 2024 irá elevar a qualidade do ensino de língua inglesa, como atividade complementar do ensino básico da rede municipal, além de proporcionar uma maior qualificação para os alunos, promovendo equidade no aprendizado - quando comparado a redes de ensino privadas. E essa iniciativa da Secretaria de Educação mira no desenvolvimento do aluno do município, que será melhor preparado para a vida, já que a funcionalidade e aplicação do inglês não se dá apenas no mundo acadêmico, mas enriquece o currículo para o mercado de trabalho", salientou.

Cortizo disse ainda que a ACBEU se empenhou em entender e formatar uma proposta única, exclusiva e com atributos alinhados com a capacidade técnica da instituição. "Seja pelas parcerias e reconhecimento que são exclusivos no Estado, seja pelas relações institucionais com o Governo Americano, que fazem com que a educação continuada do corpo docente da ACBEU se reflita na nossa competência em implantar e gerir programas de educação há 82 anos, por onde já passaram mais de 400 mil pessoas, dentre elas 78 mil bolsistas. E é essa tecnologia de educação que a gente traz para a Feira de Santana", completou.

Jorge Novis, presidente do Conselho Deliberativo da ACBEU, destacou o empenho do Município em garantir a implantação da educação bilíngue na rede pública. "Vejo essa iniciativa como uma prova de que nosso prefeito, Colbert Martins, tem uma visão de longo prazo. Preparar os jovens de Feira de Santana para competir no mercado é essencial para garantir que eles tenham as mesmas oportunidades que os alunos das escolas privadas. É crucial que qualquer prefeito, qualquer homem público, compreenda a importância desse preparo", frisou. 

A secretária de Educação, Anaci Paim, destacou a importância da formação continuada para os profissionais da educação que irão atuar no programa. "A capacitação dos nossos professores é essencial para o sucesso deste projeto. A ACBEU traz uma expertise reconhecida em educação bilíngue e vai nos ajudar a preparar nossos educadores para que possamos oferecer o melhor ensino possível", disse a secretária.   



Prefeitura realiza pavimentação de ruas no bairro Pedra Ferrada

 

Mais mobilidade para os moradores do bairro Pedra Ferrada. A Prefeitura de Feira de Santana está realizando a pavimentação de ruas importantes na localidade. Com mais de 1,3 quilômetros de extensão, a Rua Adão terá toda a sua extensão pavimentada, uma via de ligação importante ao distrito de Maria Quitéria (São José).

O serviço executado inclui pavimentação em paralelepípedo e assentamento de meio-fio. Além de melhorar a infraestrutura urbana no município, a qualidade de vida dos moradores da região também é impactada (positivamente). 

As obras que tiveram início neste mês de junho vêm ganhando forma, e o prazo para conclusão é de até 4 meses. 

Prazo para pagar IPTU com desconto de 20% termina nesta sexta

 

Esta sexta-feira, dia 28 de junho, marca o prazo final para os contribuintes de Feira de Santana quitarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única com desconto referente ao exercício de 2024.

Para aqueles que optaram pelo parcelamento do IPTU, o saldo restante também poderá ser pago com desconto de 20%, desde que efetuado até o final desta sexta-feira. O pagamento também pode ser realizado através do sistema PIX como uma opção ágil e prática para a quitação do tributo.

Facilitando ainda mais a vida dos contribuintes, as guias para pagamento podem ser obtidas de maneira conveniente através do site da Secretaria da Fazenda Municipal de Feira de Santana (www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br) ou solicitadas por e-mail através de dat@sefaz.feiradesantana.ba.gov.br. Além disso, estão disponíveis para retirada presencial no Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF), situado na Rua Barão de Cotegipe, n° 764 - Centro.

É importante lembrar que, após o prazo estipulado, pagamentos realizados incorrerão em multa de 0,33% ao dia, limitada a 10%, além de juros de 1% ao mês.

Confira a programação completa dos festejos de São Pedro em Feira

 

Vale destacar que a programação pode sofrer alterações

Já dá pra ouvir o ronco da sanfona, o som da zabumba e do triângulo. É o Feira Cidade Forró com mais arrasta-pé para fazer qualquer um dançar agarradinho no São Pedro. O fole continua a tocar nesta sexta-feira (28) e sábado (29) nos distritos de Humildes, Jaíba, Bonfim de Feira e no povoado de Morrinhos, em Jaguara.

O São Pedro vai ocorrer em duas noites, sendo que no povoado de Morrinhos ocorre somente no dia 29. Em Humildes, que todos os anos atrai milhares de pessoas, a estrutura contará com dois palcos. 

A festa promete resgatar o mais tradicional forró pé-de-serra. E para isso, a Prefeitura de Feira de Santana contratou 60 atrações. Vale destacar que a programação pode sofrer alterações. Confira a programação completa:

SÃO PEDRO DIA 28/06

HUMILDES 
Dia 28/06
Palco I

18h - GIGANTES PRIME
20h - REGI VAQUEIRO
22h - ZÉ DUARTE
00h - RAIED NETO
02h - JOÃO ALMEIDA

HUMILDES 
Dia 28/06
Palco II

15h - QUADRILHA
17h - TROPA DE XOTE
18h - IGOR REI DA FARRA
19h - FORROZÃO DO CAPITÃO
20h - ZEFA DE ZECA
21h - GABRIELA MORAES
22h - MARRON GLACE
23h - CAPIM MOLHADO
00h - HOMENS SEM SENTIMENTO
01h - ASA FILHO
02H - KAREN MENDES

JAÍBA
Dia 28/06

17H - WOTYMAR
18h - ROQUINHO DO FORRÓ
20h - PAU NA MULEIRA
22h - PÉ DE CERKA
00h - NAMORO ONLINE
02h - SIMONE MORENA

BONFIM DE FEIRA
Dia 28/06

18h - JARBAS ORIGINAL
20h - SANDRO DE CASTRO
22h - MULLER MAGNO
00h - DJALMA FERREIRA
02h - ALAN DELON

SÃO PEDRO DIA 29/06

HUMILDES 
Dia 29/06
Palco I

17h - FORRÓ MANGUAÇA
18H - OS BAMBAS DO NORDESTE
20H - NIVALDO MARQUES
22h - DIOGO DOURADO
00H - ROCK SALLES
00h - JHEREMIAS GOMES

HUMILDES 
Dia 29/06
Palco II

17h - ADALTO SENA
18h - SUTAK DO FORRÓ
19h - NETO BARRETO
20h - THAISE LANUSA
21h - CITY LUXO
22h - DIEGO ALISSON
23h - CAMUTIÊ
00h - SAMUEL CESINO

JAGUARA (POVOADO DE MORRINHOS)
Dia 29/06

15h - LANCINHO
16h - SERESTÃO DO LOPES
17h - SIMPA
19h - BAGAGEM ARRUMADA
21h - QUADRILHAS
22h - QUADRILHAS
23H - PEGADA DAS ANTIGAS
01h - TITERÊ

JAÍBA
Dia 29/06

17h - ВЕТО ВОТНО
18h - ARQUIVO NORDESTINO
20h - FLOR SERENA
22h - ALAN FERNANDES
00h - ITALO JUNIOR 
02H - FORRÓ MANGUAÇA

BONFIM DE FEIRA
Dia 29/06

18h - A VAQUEIRAMA
20h - TIO BARNABÊ
22h - SEUILSOM
00h - RASGA TANGA
02h - DONA ENCRENCA

ATUALIZADA ÀS 15H11

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Prefeito nomeia subsecretários de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico

 

O prefeito Colbert Martins Filho nomeou nesta quinta-feira (27) os primeiros subsecretários do Governo Municipal. A medida foi publicada em edição do Diário Oficial Eletrônico. As nomeações fazem parte da nova estrutura organizacional da administração pública municipal, sancionada em fevereiro do ano passado. 

Desta forma, ocupa o cargo de subsecretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), João Marcelo Azevedo Gomes, que era diretor Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. 

Ainda, Antônio Neri Souza de Brito é o novo subsecretário de Desenvolvimento Social (Sedeso). Antes ocupava o cargo de Assessoria Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

SUBSECRETARIAS

A Lei Complementar nº 139/23 dispõe sobre a criação da Superintendência de Esportes - em vigor desde abril deste ano -, além da criação de 17 cargos de subsecretários municipais, símbolo DA-1, para atender à organização administrativa da estrutura do Poder Executivo. Os cargos serão distribuídos em diversas Secretarias Municipais de acordo com a tabela abaixo:

Secretarias MunicipaisQuantidade
Secretaria Municipal de Administração01
Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural01
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer01
Secretaria Municipal de Comunicação Social01
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social01
Secretaria Municipal de Educação01
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano01
Secretaria Municipal da Fazenda01
Secretaria Municipal de Governo01
Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária01
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais01
Secretaria Municipal de Planejamento01
Secretaria Municipal de Prevenção à Violência01
Secretaria Municipal de Serviços Públicos01
Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico01
Secretaria Municipal de Saúde01
Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito Foto: ACM - SECOM

Prefeitura prorroga inscrições para o Casamento Coletivo

 

A Prefeitura de Feira de Santana continua recebendo inscrições para o tradicional Casamento Coletivo, uma iniciativa do projeto Família Cidadã, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). Esta edição, que marca o vigésimo terceiro ano do evento, oferece aos casais feirenses a oportunidade de oficializarem sua união de forma gratuita e solene.

Inicialmente programada para encerrar em 21 de junho, as inscrições foram prorrogadas até o dia 19 de julho, devido à demanda e ao interesse dos moradores de Feira de Santana em participar. Até o momento, 87 casais já se inscreveram para as 300 vagas disponíveis. A cerimônia está prevista para acontecer no próximo mês de setembro, conforme anunciado pela Sedeso.

Segundo Ivone Fernandes, chefe da Divisão de Ações de Cidadania e Inclusão Produtiva, a procura tem sido significativa, porém apenas um terço das vagas foi preenchido até agora. "O projeto visa especialmente os casais em situação de vulnerabilidade econômica e social, proporcionando-lhes a oportunidade de formalizar o matrimônio sem custos adicionais", destaca Ivone.

Podem participar casais que residem na sede quanto nos distritos. Todos têm que apresentar o Número de Inscrição Social (NIS), residir em Feira de Santana e ter idade acima de 18 anos. Os interessados devem comparecer à Sedeso, localizada na avenida Senhor dos Passos, 212, Centro, com os seguintes documentos:

Do noivo (a) solteiro (a):

- Cópia e original da carteira de identidade;
 - Cópia e original do CPF.
 - Cópia e original da certidão de nascimento (atualizadas no prazo máximo de 90 dias).
 - Comprovante de residência atualizado no nome do noivo (a) ou de seus pais, como: Água, luz ou telefone; Declaração de aluguel ou cópia do contrato de aluguel com a assinatura do proprietário do imóvel;
 - NIS (Número de Inscrição Social).
 - Duas testemunhas maiores de 18 (dezoito) anos.

 
Do noivo (a) divorciado (a):

 - Certidão de casamento original atualizada com averbação do divórcio, expedida nos últimos 90 dias.
 - Sentença transitada em julgamento do divórcio que mencione a partilha de bens (original e cópia). Para não incidir o regime de separação legal de bens, o divorciado (a), deverá apresentar sentença/mandado Judicial ou escritura pública sobre a partilha de bens.
 - Cópia e original da carteira de identidade.
 - Cópia e original do CPF.
 - Comprovante de residência atualizado no nome do noivo (a) ou de seus pais:  Água, luz ou telefone; Declaração de aluguel ou cópia do contrato de aluguel com a assinatura do proprietário do imóvel;
 - NIS (Número de Inscrição Social).
 - Duas testemunhas maiores de 18 (dezoito) anos.
 
Do noivo (a) viúvo (a):

 - Certidão de casamento atualizada com a anotação do óbito expedida nos últimos 90 (noventa) dias.
 - Certidão de óbito do Cônjuge falecido.
 - Sentença transitada em julgamento do inventário (original e cópia): 
 Caso os nubentes desejarem se casar com o regime de comunhão parcial de bens;
 Os noivos que optarem por regime de casamento diverso da comunhão parcial de bens, deverão apresentar escritura pública de pacto antenupcial, nos termos do artigo 511 do Código Penal de Normas.
 - Cópia e original da carteira de identidade.
 - Cópia e original do CPF.
 - Comprovante de residência atualizado no nome do noivo (a) ou de seus pais: Água, luz ou telefone; b Declaração de aluguel ou cópia do contrato de aluguel  com a assinatura do proprietário do imóvel;
 - NIS (Número de Inscrição Social).
 - Duas testemunhas maiores de 18 (dezoito) anos

Vale destacar que, ao se inscreverem, os casais assumem total responsabilidade pelas informações prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento de formulários, ou informações inverídicas nas documentações.

Jovem Aprendiz Feirense atinge 93% das vagas com perspectiva de expansão

 

O Programa Jovem Aprendiz Feirense, direcionado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atingiu 93% das vagas oferecidas. Em sua maioria, as vagas são ocupadas por pessoas do sexo feminino e a faixa etária de 16 a 18 anos é o maior público. Os dados foram apresentados pela Renapsi ao prefeito Colbert Martins Filho nesta quarta-feira (26).
 
O programa, que tem o objetivo de oportunizar qualificação profissional, é uma iniciativa da Prefeitura de Feira, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). 
 
Durante a apresentação, o prefeito reforçou o interesse em direcionar parte das vagas a moradores dos distritos mais próximos da zona urbana, como Humildes, Matinha e Maria Quitéria.
                                                                           Foto: ACM
Relatos e depoimentos de jovens aprendizes fizeram parte da apresentação. Os estudantes descreveram mudanças positivas no comportamento, na comunicação e disciplina, além da oportunidade de obter experiência. Entre eles, o estudante Gustavo de Jesus, que destacou que "o programa mudou a minha vida e gostaria que mudasse a vida de todos. Estou muito feliz com isso".
 
O programa realiza ainda a busca ativa dos contratados desistentes para saber a motivação do desligamento ou abandono. De acordo com o gestor da Renapsi Nordeste, Diego Rocha, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo e assistente social procura o estudante para conversar.

                                                              Foto: Milena Brandão
 
JOVEM APRENDIZ FEIRENSE
 
Oa alunos que participam do programa devem cumprir carga horária de 20 horas semanais. Eles atuam nos setores administrativos das escolas e recebem meio salário mínimo, décimo terceiro salário, férias remuneradas, vale transporte em áreas com transporte público, seguro de vida, uniformes e crachás.


quarta-feira, 26 de junho de 2024

Feira de Santana recebe reforço na segurança pública com novas viaturas

 

Veículos atuarão na Ronda Maria da Penha

A Prefeitura de Feira de Santana recebeu um importante investimento em segurança pública nesta terça-feira (25). O Ministério da Justiça destinou à cidade quatro novas viaturas Toyota. Os veículos serão destinados à Guarda Municipal, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e combate ao crime, especialmente na Ronda Maria da Penha, visando a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. 

O prefeito Colbert Martins Filho enfatizou a relevância dos novos recursos para a cidade. "Recebemos do Ministério da Justiça quatro novas viaturas Toyota. Estas viaturas são de alta qualidade e estão prontas para serem utilizadas pela nossa Guarda Municipal no trabalho de prevenção e combate aos crimes em Feira de Santana. Elas chegam novas e nossa Guarda Municipal as utilizará com cuidado, garantindo sua eficiência e protegendo a vida dos cidadãos por muitos anos", observa.

O comandante da Guarda Municipal, Itamar Soares, destacou a importância dos novos veículos equipados. "São 4 novos veículos, com todo o equipamento necessário para prestar um excelente serviço. Estes veículos serão empregados na Ronda Maria da Penha. Com estes 4 novos veículos, a frota da Guarda totaliza 18 veículos, sendo 12 Duster, 04 Yaris, 01 S10 e 01 Pajero", enumera.

Diagnóstico de diabetes não é uma sentença, reforça a coordenadora do CADH

 

Cerca de três mil pessoas que possuem complicações referentes ao diabetes são assistidas no Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH). O suporte especializado é mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A dona de casa, Darci Lopes, uma das pacientes atendidas na unidade, conta que durante a consulta de rotina com o cardiologista, foi informada sobre a necessidade de um acompanhamento multiprofissional. 

“Após olhar os meus exames, o médico falou que eu precisaria tomar insulina. Ele deu um relatório e eu levei à unidade de saúde do meu bairro que fez o encaminhamento. Aqui eu sou acompanhada por cardiologista, endócrino, nutricionista e a equipe de enfermagem. É muito bom, sou bem recebida por todos”, destacou.

Na visão da coordenadora do CADH, Andreia Silva, o diagnóstico do diabetes não é uma sentença. Ela ressalta que é possível ter uma boa qualidade de vida adotando as orientações repassadas pelos profissionais de saúde. 

“O paciente com diabetes pode tocar a sua vida, pode sair, se divertir. Ele não precisa parar de viver, mas existem algumas precauções que devem ser tomadas. O equilíbrio é uma das palavras-chave no tratamento. Diferente da população geral, são pessoas que precisam de um acompanhamento mais próximo, tomam medicação, mas isso não impede de fazer coisas comuns, a exemplo de atividades físicas, comer bem e socializar com os amigos”, enfatizou.

No CADH, a assistência é oferecida através de uma equipe multidisciplinar, o que permite o acesso facilitado a consultas com endocrinologista, cardiologista, neurologista, nefrologista, geriatra, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiro, atendimento de fisioterapia, curativos e farmácia. Para ser atendido, o paciente deve ser avaliado e encaminhado pela unidade de saúde do bairro.

O Centro está localizado na Rua Francisco Martins da Silva, no 239, no bairro Ponto Central e funciona no horário das 7h às 17h, sem intervalos.


Prefeito Colbert Filho assina ordem de serviço para requalificação da Artêmia Pires

 

Intervenção é um antigo sonho de moradores e comerciantes da região

Um antigo sonho de quem mora ou trabalha na região que é considerada um dos maiores vetores de crescimento de Feira de Santana nos últimos anos, o bairro SIM, vai se tornar realidade: a requalificação e duplicação da avenida Artêmia Pires. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada pelo prefeito Colbert Martins Filho na tarde desta quarta-feira (26). 

A obra, sob responsabilidade da empresa P. Jota Construções, abrangerá cerca de 4,5 km da via, partindo do cruzamento com a Avenida Fernando Pinto de Queiroz até o anel de contorno. As intervenções incluem a duplicação de trechos estratégicos da avenida, a implantação de uma moderna rede de drenagem pluvial e melhorias significativas na infraestrutura ao longo da via.

O prefeito Colbert Filho destaca que a obra proporcionará melhores condições de trafegabilidade em uma das principais vias da cidade. "Mais do que duplicar a pista, vamos realizar a implantação de uma rede de drenagem eficiente e promover a requalificação completa da Artêmia Pires, desde o cruzamento com a Fernando Pinto de Queiroz até a Unex. Essa é uma das principais vias da cidade e necessita de infraestrutura adequada para garantir um trânsito fluido e seguro, especialmente em um dos bairros com maior crescimento em Feira de Santana", enfatiza o prefeito.

Edvaldo Machado Júnior, secretário extraordinário de Programas e Projetos Especiais e morador do bairro SIM, ressalta que a obra representa a realização de um sonho antigo para a comunidade local. "Essa obra é extremamente aguardada por todos que residem, trabalham ou trafegam pela Artêmia Pires diariamente. Além da duplicação em trechos específicos, a requalificação trará melhorias significativas na infraestrutura e na mobilidade, proporcionando um fluxo mais ágil e seguro para todos. Aguardamos essa obra há muito tempo e estamos felizes em ver que ela se torna realidade, colocando fim aos engarrafamentos nos horários de pico", comemora o secretário.



Impacto no trânsito

O superintendente municipal de Trânsito, Cleudson Almeida, assegura que as obras não causarão grandes impactos no trânsito local durante a fase inicial. "As intervenções iniciais, que incluem a construção de rotatórias nas imediações da Unex e a liberação de conversões à direita nas proximidades do Atacadão São Roque, serão realizadas de forma a manter os sentidos de fluxo existentes. A segurança e a fluidez do trânsito serão prioridades durante todo o processo de obra", garante o superintendente.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço contou com a presença de secretários municipais e membros da equipe de governo, além de representantes da comunidade local.