Além das tradicionais festas juninas, o mês de junho marca o início oficial do inverno no Brasil, a partir desta sexta-feira, dia 21. Na Bahia, a estação terá características climáticas específicas da região, conforme explica a coordenadora municipal da Defesa Civil, Anna Karoline Rebouças.
As chuvas se concentram na faixa leste, influenciadas pelas temperaturas acima da média do oceano Atlântico para este período. Já o agreste terá muita nebulosidade e chuvas fracas em julho e agosto, abaixo da média histórica. O interior nordestino e a costa norte terão um período seco, com pouca ou nenhuma chuva.
As temperaturas ficarão acima da média nos três primeiros meses do inverno, incluindo setembro no oeste da Bahia. Nas regiões mais interiores, entre a Bahia e Pernambuco, os ventos alísios (ASAS) trarão noites mais frias devido ao ar seco.
A Defesa Civil de Feira de Santana alerta para os riscos durante o período de chuvas e recomenda medidas preventivas. "É fundamental evitar áreas alagadas e tome cuidado com buracos e bueiros abertos, que podem representar riscos à segurança", orienta Anna Karoline.
Recomendações da Defesa Civil:
- Evite áreas com acúmulo de água;
- Tome cuidado com buracos e bueiros abertos;
- Mantenha a casa limpa e livre de entulhos que possam obstruir bueiros;
- Em caso de chuva forte, procure abrigo em local seguro;
- Se precisar sair de casa durante a chuva, use roupas adequadas e tome cuidado ao dirigir;
- Monitore os alertas da Defesa Civil e siga as orientações das autoridades.
Seguindo essas medidas, podemos minimizar os riscos e garantir a segurança durante o inverno na Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário