
De janeiro a junho deste ano, as unidades de urgência e emergência da rede municipal de Feira de Santana realizaram 23.181 atendimentos pediátricos. O acolhimento foi feito nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros Mangabeira e Queimadinha, além das sete policlínicas municipais.
A UPA da Queimadinha foi a unidade que mais recebeu crianças nesse período, com 6.384 registros. Em seguida, destacam-se a Policlínica do George Américo, com 3.050 atendimentos, e a UPA da Mangabeira Jairo de Jesus Santos, com 2.404.
O volume expressivo de atendimentos também se manteve nas policlínicas do Tomba (2.347), Rua Nova (2.234), Humildes (2.107), São José (1.590), Feira X (1.566) e Parque Ipê, que registrou 1.500 atendimentos nos primeiros cinco meses de 2025.
Ambulatório
Além da urgência, a rede municipal oferece consultas pediátricas especializadas nas policlínicas, por meio de atendimentos ambulatoriais agendados pela Central Municipal de Regulação.
De janeiro a junho, a Policlínica do Feira X realizou 401 consultas com pediatra e 98 com gastroenterologista pediátrico. Já na Policlínica do Parque Ipê, 416 crianças foram atendidas por cardiologista pediátrico. Na Policlínica da Rua Nova, houve 176 atendimentos com pneumologista pediátrico e 53 com nefrologista pediátrico. A Policlínica do George Américo se destacou com 956 consultas com nefrologista pediátrico e 149 com hematologista pediátrico.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, reforça a importância da rede no cuidado integral às crianças. “Estamos fortalecendo cada vez mais a assistência pediátrica, tanto na urgência quanto na atenção especializada. A presença de profissionais qualificados em diversas áreas da pediatria garante um cuidado mais completo e humanizado para nossas crianças”, afirma.
O gestor também lembra que, em abril, a Prefeitura de Feira ampliou o ambulatório de pediatria do Hospital Inácia Pinto dos Santos, oferecendo novas especialidades médicas. De janeiro a maio de 2025, foram registrados 35 mil atendimentos na unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário