Submarino

NATAL ENCANTADO 2025

NATAL ENCANTADO 2025
NATAL ENCANTADO 2025

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Aniversário de 17 anos do Parque do Saber é celebrado com imersão musical e viagem pelo universo

 

O evento comemorativo proporcionou ao público uma experiência sensorial inédita

A combinação entre música, ciência e tecnologia marcou a celebração dos 17 anos do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, realizada na noite desta segunda-feira (15), em Feira de Santana. O evento comemorativo proporcionou ao público uma experiência sensorial inédita, unindo a apresentação da Camerata Municipal de Feira de Santana à exibição de filmes temáticos no Planetário, o primeiro da América Latina.

A apresentação musical foi cuidadosamente sincronizada com as projeções astronômicas, criando um ambiente imersivo que encantou os presentes e reforçou o papel do Parque do Saber como um dos principais polos de difusão científica, cultural e tecnológica do município. A iniciativa evidencia o compromisso da gestão municipal em democratizar o acesso ao conhecimento e à cultura para a população feirense.

Inaugurado em 15 de dezembro de 2008, pelo então prefeito e atual gestor do município, José Ronaldo de Carvalho, o Parque do Saber é administrado pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (FUNTITEC). Ao longo de sua trajetória, o equipamento se consolidou como referência regional em educação científica. Segundo dados da FUNTITEC, o Planetário já recebeu mais de 600 mil visitantes, com destaque para o público estudantil.

Para o presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Coelho, o aniversário simboliza mais do que a longevidade do equipamento. “Celebrar os 17 anos do Parque do Saber é reafirmar o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com a educação, a ciência e a inovação. Este espaço vai além do entretenimento; ele desperta a curiosidade, incentiva o pensamento científico e contribui diretamente para a formação das futuras gerações”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, também ressaltou a importância do equipamento para o município. “É um orgulho para Feira de Santana contar com um espaço como o Parque do Saber. Essa celebração mostra que a gestão municipal acredita na integração entre cultura, arte e ciência como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento humano e social”, afirmou.

Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a pessoas que mantêm relação histórica e institucional com a Fundação Egberto Costa, em reconhecimento às contribuições para o fortalecimento do Parque do Saber ao longo dos anos.

A comemoração reforça o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo como um destino turístico, educacional e cultural essencial, cumprindo sua missão de aproximar a comunidade feirense e regional do conhecimento científico. Com programação contínua e atividades abertas ao público, o equipamento segue como um importante investimento da Prefeitura de Feira de Santana na qualidade de vida, educação e no futuro de seus cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário