Os dados positivos da série histórica comprovam a efetividade dos investimentos realizados pela Prefeitura Municipal
A Fundação Hospitalar cumpriu com êxito as metas estabelecidas para o ano de 2025, consolidando importantes avanços estruturais e assistenciais nas unidades administradas pela autarquia municipal. Os dados positivos da série histórica comprovam a efetividade dos investimentos realizados pela Prefeitura Municipal, que contemplaram reformas, ampliações e a aquisição de novos equipamentos hospitalares.
Ao longo do ano, as melhorias estruturais contribuíram diretamente para a qualificação dos serviços ofertados, garantindo mais conforto, segurança e eficiência no atendimento à população. Além disso, a Fundação Hospitalar ampliou a oferta de especialidades médicas, fortalecendo a assistência, reduzindo a necessidade de encaminhamentos para outros centros de saúde e contribuindo para a descentralização do atendimento e a redução da demanda reprimida por consultas e exames na rede.
“O desempenho das nossas equipes de trabalho confirma o que ouvimos dos pacientes ao longo do ano: a Fundação Hospitalar reforça diariamente seu compromisso com uma assistência qualificada. Nosso foco é apoiar e capacitar os profissionais de saúde, garantindo a promoção do bem-estar, com ambientes adequados e a ampliação da oferta de consultas e exames voltados ao rastreio e à prevenção de doenças”, destacou a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.
Indicadores assistenciais – Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher)
De janeiro a novembro de 2025, os indicadores da emergência do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS) apontaram resultados expressivos:
49.777 atendimentos
11.988 internamentos (partos e outros procedimentos)
2.178 cirurgias eletivas (cirurgias ginecológicas)
32.456 exames de ultrassonografia
Ampliação dos serviços e ações estratégicas
Os resultados também se refletiram na ampliação dos serviços prestados, com ações estratégicas e mutirões de atendimento que beneficiaram diretamente a demanda reprimida e milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das unidades administradas pela Fundação Hospitalar:
1.281 recém-nascidos internados na Neonatologia (Mãe Canguru, UTI Neonatal, UCINCo I e II)
643.991 exames realizados no Laboratório de Análises Clínicas do HIPS
62.093 exames especializados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC)
54.143 atendimentos (consultas e exames) no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Maria Quitéria
84.587 atendimentos (consultas e exames) no CMDI – Bairro Baraúnas
152 partos naturais realizados na Casa de Parto Normal do Feira VII
50.111 atendimentos de especialidades realizados em 2025 no Ambulatório de Saúde da Mulher, com destaque para Planejamento Familiar, Pré-natal de Alto Risco e Ginecologia
2025: ano de conquistas
Além dos resultados da série histórica, que reforçam a eficiência da gestão municipal, 2025 foi marcado por investimentos significativos na estrutura física do Hospital da Mulher, incluindo a implantação de um novo centro cirúrgico, um novo Ambulatório de Pediatria e a reforma e ampliação de setores do Complexo Materno Infantil, promovendo mais bem-estar aos trabalhadores da saúde.
Como avanço estratégico, o Hospital da Mulher contará, a partir de 2026, com a implantação da Residência Médica com subespecialização em Neonatologia, fortalecendo a formação de especialistas e a assistência neonatal no município.
Especialidades mais procuradas – janeiro a novembro de 2025
Exames realizados
92.343 ultrassonografias gerais
42.455 exames de raio-X
27.350 eletrocardiogramas
11.482 mamografias
11.420 exames preventivos
3.031 endoscopias
2.172 densitometrias ósseas
1.765 punções de mama
1.625 ecocardiogramas
110 colonoscopias (serviço novo – CMDI II)
Planejamento familiar
Por meio do Programa de Planejamento Familiar, foram realizadas 1.954 inserções de métodos contraceptivos, incluindo DIU de cobre, Mirena e Implanon.
Consultas especializadas
28.411 consultas em Ginecologia
15.042 em Pediatria geral
6.520 em Cardiologia
3.897 em Urologia
3.507 em Mastologia
3.421 em Fisioterapia pediátrica
3.372 em Gastroenterologia
1.951 em Cirurgia de Cabeça e Pescoço
1.758 procedimentos de laqueadura
Com os avanços registrados em 2025, a Fundação Hospitalar reafirma seu papel fundamental na rede pública de saúde do município, demonstrando que planejamento, investimento e gestão eficiente resultam em melhorias concretas na assistência e na qualidade de vida da população.





Nenhum comentário:
Postar um comentário