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terça-feira, 2 de agosto de 2011

Projeto de Lei sobre a Dislexia é destaque no Diário Oficial


Considerando a importância o projeto sobre a dislexia elaborado pela deputada estadual Graça Pimenta (PR), o Diário Oficial do Estado (DO) nesta terça-feira (02/08) publicou a iniciativa da parlamentar. Conforme o texto publicado, o projeto de lei tem vistas a melhorar a identificação e tratamento do distúrbio para alunos da rede pública estadual de ensino.

De acordo com a parlamentar, a proposição vai possibilitar uma melhoria no sistema educacional e promover a cidadania entre os disléxicos. A dislexia é um distúrbio na leitura, escrita e soletração, que ocasiona defasagem no aprendizado. As pessoas disléxicas apresentam dificuldade na associação do som à letra; costumam trocar letras ou escrevê-las na ordem inversa. Trata-se, porém, de um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo também comum confundir a direita com a esquerda no sentido espacial. Aproximadamente, 15% da população mundial é disléxica.
 O distúrbio é resultado de disfunções cerebrais manifestadas por perturbações na cognição, consistindo em uma condição hereditária com alterações genéticas. As limitações da linguagem escrita são notadas por uma discrepância entre a aquisição de conhecimento real e a esperada. O projeto apresentado por Graça Pimenta prevê que as medidas para identificação e tratamento do distúrbio nos estudantes citados deverão incluir a capacitação dos educadores, para que tenham condições de identificar os sinais da dislexia em seus alunos. Equipes multidisciplinares deverão ser formadas por profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia, que serão responsáveis pelos diagnósticos.

Segundo a parlamentar, com uma minuciosa investigação, tais profissionais devem garantir maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade de parecer de outros profissionais, como oftalmologista e neurologista. Esse tipo de avaliação, segundo Graça Pimenta, promove acompanhamento e tratamento mais efetivos, direcionados às peculiaridades de cada caso.

Com o distúrbio diagnosticado cedo, os disléxicos devem receber imediatamente tratamento, de forma a apresentarem menor dificuldade ao ler e escrever, evitando problemas no rendimento escolar. Graça Pimenta lembra que a dislexia tem como resultado direto a evasão escolar, uma vez que provoca a sensação de fracasso, incapacidade e, consequentemente, a desmotivação dos portadores do distúrbio.

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