Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dia do Homem: Fundação Hospitalar alerta para importância da prevenção

Dia do Homem
 Ter a iniciativa de ir ao médico por conta própria não é tão comum entre os homens, nem muito menos se sentem confortáveis em realizar os exames de rotina. Nesta quarta-feira, 15, em comemoração ao Dia do Homem, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) realiza mais um trabalho de mobilização para conscientizá-los de que quanto mais cedo descobrirem alguma doença, maiores serão as chances de obter a cura.

Incentivados a ir ao CMPC pelos profissionais ou por familiares, os pacientes começaram a chegar cedo à unidade. Foram recebidos com um café da manhã. Lá passaram por consulta com o clínico, receberam guias de exames – PSA Total e ultrasson da próstata – com o dia e horário já marcados, puderam aferir a pressão, realizaram o teste de glicemia e receberam vacina contra o tétano, gripe e hepatite.  
 
O prefeito José Ronaldo compareceu no local e destacou a importância dessa iniciativa ao promover a saúde da população. “Feira de Santana está entre as cidades do Norte e Nordeste que mais investe em termos percentuais na saúde da população”, afirmou.
 
Ele lembrou que o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hospitalar de Feira de Santana, também se engaja na realização do Outubro Rosa e do Novembro Azul, que são movimentos voltados para a saúde da mulher e dos homens, respectivamente.
 
De acordo com a médica Claudia Porto, os homens já dão sinais de que estão vencendo o preconceito ao procurar os serviços médicos. “Há doenças que não apresentam sintomas característicos. Daí a importância da realização dos exames de rotina, que poderão diagnosticar alguma doença e assim antecipar o acesso do paciente o quanto antes ao tratamento”, afirma.
 
O aposentado João Moreira, 82 anos, confessa que ir ao médico antes de descobrir que tem pressão alta levava anos. “Mas, depois que fui alertado que poderia sofrer de um AVC não deixo de realizar os exames médicos e procurar atendimento, a cada mês”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário