Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Propostas para Ensino Fundamental na Plenária do PME

foto
Propostas para o Ensino Fundamental marcaram a discussão da segunda parte da plenária final para votação do Plano Municipal de Educação de Feira de Santana (PME), que está sendo revisado. Professores, gestores escolares, representantes de organizações ligadas à Educação e membros da sociedade civil participam da plenária que prossegue até esta quinta-feira, 23, durante todo o dia, na Fundação Senhor dos Passos, localizada no bairro Baraúnas.
 
O Ensino Fundamental é um dos 14 eixos que integram a revisão do PME. Dentre os diversos temas, foi discutida a gratuidade do transporte escolar para os alunos que residem na cidade, no campo e também o transporte intracampo (entre localidades).
 
A votação contou com destaques e defesas por parte dos diferentes representantes para garantir a melhor compreensão do texto e uma discussão mais ampla. As especificidades culturais, religiosas e de saúde na elaboração do cardápio da merenda escolar, garantido aos alunos a oportunidade de escolher de acordo com suas necessidades, também foi sugerida como estratégia a integrar o documento.
 
De acordo com o professor Marcos da Silva da Rosa, presidente da Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Adequação do PME, o prolongamento da plenária demonstra uma participação ativa na revisão do Plano. “Foram muitas as sugestões dos participantes da Conferência no primeiro dia de discussão e as estratégias são numerosas. Por isso, houve a necessidade de continuarmos com a plenária por mais três dias. Isto demonstra um interesse significativo dos organismos e profissionais participantes", avalia Marcos.
 foto
“Esta oportunidade de construir o Plano Municipal de forma democrática é um ganho muito positivo para a Educação. Todos os participantes estão aqui em defesa de um ensino público de qualidade”, defende a professora Ednalva Santos da Silva.
 
EDUCAÇÃO INFANTIL
 
A votação de cada tema implica na validação, criação ou revisão de estratégias que integram as metas dos planos Nacional e Estadual de Educação, que deverão nortear as políticas públicas do setor no âmbito do município pelos próximos dez anos.
 
No último encontro, realizado na quarta-feira, 15, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana, o eixo discutido foi Educação Infantil.
 
Ao todo, Conferência Municipal de Educação está organizada pela Comissão em 14 eixos, também chamados de Salas Temáticas, sendo elas: Educação Infantil; Educação Especial; Formação de Professores e Valorização do Magistério; Educação para Jovens e Adultos; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional e Tecnológica; Financiamento e Gestão; Educação Ambiental; Educação para Relações Étnicorraciais; Educação a Distância e Tecnologias Educacionais; Educação Superior e Educação do Campo; Gênero e Sexualidade.
 
O texto de cada Sala Temática, bem como os dados de representatividade no evento, estão disponíveis no site da II Conferência, no endereço eletrônico:www.feiradesantana.ba.gov.br/conferenciadeeducacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário