Mostra do projeto
|
A cada dia o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho vai ganhando mais equipamentos para entreter e divertir o cidadão feirense. Desta vez a novidade é a implantação do Jardim Botânico da Caatinga. O projeto, que já está pronto e deve começar a ser implantado já neste mês de junho, foi anunciado nesta quinta-feira, 5, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Somente na primeira etapa do processo de criação serão plantadas cerca de três mil unidades de árvores e plantas das mais de 150 espécies estudadas. O projeto foi realizado em uma parceira entre a Secretaria de Agricultura (responsável pela manutenção do Parque) e o Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos.
Dentre as espécies que serão colocadas no espaço, que ficará ao lado do Horto, estarão: Xique-xique, Caroá, Palma, Mandacaru, Quipá, Gravatá, Ariri, Licuri, Cabeça de Frade, Alamanda, Umburana Vaqueira, Macambira de Flecha, Facheiro e Baraúnas.
“A importância desse jardim é representar o bioma nacional. As espécies encontradas na caatinga são exclusivamente desta região. Não encontramos mais em nenhum lugar do mundo. Então vamos levar ao conhecimento da população um ecossistema tipicamente nacional, cheio de espécies exóticas em um clima semi-árido e com biodiversidade pouco estudada”, afirmou o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho.
Paralelamente a implantação do Jardim Botânico da Caatinga, as equipes também farão um trabalho de identificação das espécies nativas do local. Eles irão catalogar tudo que for encontrado e as espécies terão selo com o nome científico e a denominação popular. Haverá parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário