Mais de 100 exames de ultrasson transvarginal foram realizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), na manhã deste sábado, 21. A iniciativa da Fundação Hospitalar de Feira de Santana foi para atender a demanda reprimida. O prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve no local.
Alguns exames já estavam agendados pela Central Municipal de Regulação. Outros foram por demanda espontânea. Às 7h, a quantidade de pacientes na unidade já era expressiva. A lavradora Antônia Silva Paixão, 54 anos, foi uma das primeiras a chegar. Ela comentou que há um ano e meio foi submetida a exames de rotina. "Não me descuido da saúde. Aproveitei este sábado para novamente saber se está tudo bem", disse.
A autônoma Maria de Lourdes Ferreira, 38, falou da oportunidade em fazer o procedimento gratuitamente. "Esse é um exame de alto custo. Quando soube desse mutirão, me programei para não perder essa grande chance", contou.
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, afirmou que os mutirões para oferta de exames passarão a ser feitos a cada três meses visando assegurar para homens e mulheres o acesso à saúde.
O prefeito José Ronaldo, que esteve no local acompanhado dos secretários municipais de Governo, Paulo Aquino, e de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, afirmou que é compromisso do Governo Municipal ofertar para a população o acesso à saúde.
O gestor municipal destacou o número de pessoas que foram consultadas e examinadas no CMPC, em 2014. “Foram 18 mil homens e mulheres atendidos nesta unidade no ano passado, onde realizaram exames e foram avaliadas pela equipe de profissionais”, observou.
No CMPC são disponibilizadas consultas gratuitas com urologista, mastologista e oncologista. Há também acompanhamentos com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Para a unidade são encaminhados pacientes que necessitam de exames da próstata, colposcopia, punções da mama e tireoide, preventivo, ultrassom transvaginal e da tireoide, além de biopsia da próstata. É assegurada assistência na prevenção a doenças da pele, do câncer de colo uterino e da mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário