Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Inscrição para III Corrida Pink And Blue acontece no dia 05/10

Pink And Blue
 A corrida pela prevenção aos cânceres de mama e próstata não pode parar. Já foi dada a largada para a III Corrida Pink And Blue e a inscrição acontece no próximo dia 05, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 12h.

Para participar, o competidor deverá entregar dois quilos de alimentos não perecíveis no ato da inscrição e retirar o kit composto por camisa e viseira, selecionando também a modalidade.
 
São 500 vagas para corredores e 1.000 para caminhada. “Este ano estamos com uma novidade que é a utilização de chip para monitorar o tempo de chagada. Esse dispositivo será liberado apenas para os corredores”, afirma a referência técnica em saúde da mulher, Alessandra Magalhães.
A corrida promovida pela Prefeitura e Secretaria de Saúde acontece no dia 6 de outubro, às 7h, na avenida Nóide Cerqueira. A concentração será ao lado do Colégio Asas de Papel.
 
O evento marca a abertura das campanhas outubro rosa e novembro azul e conta com aquecimento e alongamento promovido por educadores físicos e fisioterapeutas do NASF, serviço de massoterapia, Dj e coreógrafos.
 
Os alimentos arrecadados serão doados a instituições que oferecem cuidados a pessoas com câncer e também para creches.

Projeto de Lei Orçamentária Anual 2020 é entregue a Câmara Municipal

Entrega
 O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2019 foi encaminhado para apreciação da Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira, 30. O documento foi entregue por uma comissão do Governo Municipal, que teve a frente o chefe de gabinete da Seplan, Francisco Maia, representando o secretário de Planejamento, Carlos Brito, ao diretor geral do Legislativo Feirense, Welington Andrade, que representou o presidente da Câmara Municipal, José Carneiro Rocha.   
         
Também participou do ato o Assessor de Orçamentos da Seplan, Luis Ivan dos Santos. O documento tem grande importância por causa da sua atribuição, que é a de prever as receitas e fixar as despesas para o exercício financeiro do próximo ano.
Conforme Welington Andrade, a Câmara Municipal terá que votar o projeto antes do recesso parlamentar, previsto para começar no dia 14 de dezembro. "Caso isso não aconteça, sessões extraordinárias deverão ser convocadas para votação", explica.
 
Foto: Jorge Magalhães
 

Vale-transporte em cartão para servidor agora chega a estagiários e terceirizados

Vale-transporte
 Todos os servidores municipais, efetivos ou ocupantes de funções temporárias, em Feira de Santana, recebem o vale-transporte através de cartão magnético, desde novembro de 2016. A medida, agora, é estendida aos estagiários (não apenas da Secretaria de Educação, mas de todos os órgãos da administração) e pessoas que atuam na Prefeitura sob terceirização de mão de obra.

O poder público cumpre a legislação em vigor, que não admite o uso dos recursos do auxílio-transporte em qualquer outra finalidade que não seja o deslocamento casa-trabalho e vice-versa. O cartão magnético, nas cidades onde ocorrem as integrações no sistema de transporte,  possibilita um controle maior de gastos, além de evitar o uso ilícito do benefício, sendo possível monitoramento  por meio de relatórios que demonstram a forma de sua utilização.
 
Oferece segurança jurídica ao empregador e empregado, na medida em que reduz significativamente a possibilidade de utilização ilícita do benefício,  além de reduzir a incidência de furtos e roubos nos ônibus. Especialmente em grandes centros, como Feira de Santana, a bilhetagem eletrônica facilita o uso do transporte, melhorando o embarque na condução e a integração com mais de um transporte.
 
A partir do mês de outubro, os estagiários que possuem vínculo de contraprestação de aprendizagem com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana receberão o auxílio-transporte através de cartão eletrônico.
 
A medida visa atender ao cumprimento estabelecido no Termo de Compromisso de Estágio e à Lei nº 7.418, de 16 de dezembro de 1985, que estabelece a concessão de auxílio-transporte à pessoa física, neste caso, ao estudante durante a jornada de atividade de estágio.
Segundo o secretário municipal de Administração, Sebastião Cunha, o estagiário receberá dois (02) vales por dia antecipadamente para utilizar de forma efetiva em despesas de deslocamento residência-estágio e vice-versa, através do sistema de transporte coletivo público do município.
 
“Estamos atendendo a uma questão legal. Mas, precisamos observar que esse auxílio [segundo o artigo 2º da Lei 7.418/85], dentro das condições e limites legais definidos, não tem natureza ‘salarial’ e nem se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos”, ressalta o secretário.
 
O secretário também informa que, além dos estagiários, cooperados e servidores contratados através de empresas terceirizadas receberão o auxílio eletrônico através de vale-eletrônico com créditos.
 
A medida da Prefeitura Municipal também visa garantir ao estudante a segurança no percurso até o local de desenvolvimento de suas atividades de estágio usando transporte público regulamentado, fiscalizado e monitorado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e demais órgãos públicos.
 
O Termo de Compromisso de Estágio, em sua cláusula 7ª, ainda garante ao estagiário seguro contra acidentes pessoais.
Servidores
 
Atualmente, o servidores públicos municipais ativos - com jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais - conforme Decreto Municipal n. 6947/2005, já recebem cartão eletrônico para pagar as despesas de deslocamento da residência-trabalho/trabalho-residência utilizando o transporte público urbano em linhas regulares e com tarifas fixadas pelo Poder Público Municipal.
 
O servidor que opta pelo recebimento da “indenização”, na forma estabelecida pelo Decreto, contribui para o custeio com a parcela equivalente à 6% do valor do vencimento ou salário básico.

Vaqueiros mantem tradição da Festa de Jaguara

Vaqueiros
 Centenas de vaqueiros encourados, trajados para a labuta, desfilaram pelas ruas do distrito de Jaguara, na manhã deste domingo, 29, na pré-solenidade de encerramento da 34ª Festa do Vaqueiro de Jaguara, um dos personagens que fazem a história do sertão.

Participaram da festa vaqueiros de vários municípios, como Tanquinho, Candeal, Serra Preta. Depois, montados nos seus animais, se reuniram em frente à igreja católica do distrito, onde receberam uma bênção especial, do celebrante Paulo Vicente.
 
Ainda na praça do distrito, a comissão organizadora anunciou o nome dos vaqueiros que apresentaram os trajes mais tradicionais. O vencedor foi Paulo Santinho, que ganhou um garrote. Todos os escolhidos foram premiados.
“A tradição, a participação de vaqueiros e dos moradores é um dos diferenciais desta festa, que continua importante para estes profissionais e seus admiradores”, afirmou o prefeito Colbert Filho, que estava acompanhado por secretários municipais.
 
A dupla de aboiadores Teo Aboiador e Cezinha cantou a vida, a labuta diária, os perigos e prazeres da profissão. Outros, como Zezé de Jaguara soltaram a voz, imitando os vaqueiros como estão à frente de um rebanho. O aboio mais parece um lamento.
Por volta das 15h, no palco, montado no campo de futebol do distrito, foram iniciadas as apresentações musicais do dia. A banda Mareô da Bahia mostrou diversificação musical, com uma dançante mistura de ritmos.
 
Em seguida, subiu ao palco o cantor e compositor feirense Asa Filho, dono de um regionalismo singular nas suas letras e músicas. Suas canções falam da região onde nasceu, Tiquaruçu e toca com maestria músicas de sucesso nacional.
O arrocha dos Clones, um dos grupos mais populares deste ritmo, e Clayton Lima, ex-Asas Livres, fecham a noite.
Fotos: Valdenir Lima

Empresário morre e esposa ficou ferida em acidente com quadriciclo

Local do acidente
 O empresário do ramo de refrigerantes Moisés Gomes, conhecido como Mago, 46 anos, morreu na tarde de domingo (29/09) em um acidente de trânsito na Estrada de Terra Nova, trecho do distrito de Bonfim de Feira, em Feira de Santana.

Segundo a polícia, ele estava com a esposa em um quadriciclo quando houve uma colisão com uma cerca. De acordo com populares, ele perdeu a direção em uma curva. A mulher foi socorrida para o Hospital São Matheus. O estado de saúde não foi divulgado.
 
O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica.  
 
Informações do Acorda Cidade 

Flifs é encerrada com avaliação positiva e muito samba

Encerramento
 Foi encerrado mais um ciclo de encontros com a arte, a literatura, a diversidade, a cultura, os livros e o conhecimento. Durante seis dias de programação, mais de 70 mil pessoas visitaram a Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), evento realizado na Praça Padre Ovídio.

Entre apresentações artísticas, contações de histórias, rodas de conversa, não faltou espaço para olhares encantados por aqueles que protagonizam esse enredo: os livros. De acordo com Murillo Campos, coordenador comercial da Uefs Editora e também dos expositores da Feira, este ano foi registrado maior volume de vendas e movimento nos stands.
 
Quem vivenciou a 12ª edição da Flifs também avaliou bem o evento. “Foi muito positivo participar de mais uma Feira do Livro. Um evento que fomenta a arte, a leitura e movimenta o cenário cultural da nossa cidade. Ter esse contato direto com os autores é muito importante. Eu sempre venho com alunos, com a família e amigos”, declarou Milena Assis, professora.
 
O intercâmbio com escritores foi também possibilitado durante os lançamentos de livro. Ao todo, 56 novas obras foram lançadas na Flifs este ano. “Mais que um lançamento, um (re)nascer em forma de poesia sobre a luz do girassol. Lançar ‘A flor da Pele na Flifs’ marca para todo o sempre uma nova etapa em minha vida, o (re)nascimento de uma mulher com a eterna alma de menina. Menina está que durante muito tempo fora silenciada. Hoje, a mulher grita, grita em forma de poesia, resistência e superação. É sobre ser fruto de uma educação transformadora”,  relatou Nina Maria da Conceição, ex-aluna do UPT/Uefs e hoje estudante de Letras da Instituição.
 
Na cerimônia de encerramento, a coordenadora da Feira do Livro, Eliana Mota, afirmou que este ano as expectativas foram superadas. “Registramos um público ainda maior, durante a semana tivemos a presença intensa de estudantes e professores e no final de semana recebemos muitas famílias. Isso comprova que o nosso objetivo de incentivo à leitura e de formação de leitores está sendo alcançado”, disse.
 
Para a vice-reitora da Uefs, professora Amali Mussi, “a Flifs representa o tripé universitário em ação: ensino, pesquisa e extensão para além dos muros da Universidade, levando alegria, saber, cultura e arte por diferentes caminhos, encantando a todos que dela participa! Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, diante de sua dimensão e complexidade,  a Uefs mantém com fibra e altivez o cumprimento da sua missão de produzir e socializar o conhecimento”.
 
A 12ª edição da Feira do Livro de Feira de Santana foi encerrada com o carisma e talento da cantora Maryzélia, que este ano deu nome ao palco principal do evento. “É muita gratidão, pois estou aqui desde a primeira edição, quando comecei como animadora. São flores em vida e esse reconhecimento fortalece a ideia de que a minha caminhada está sendo positiva”, afirmou a homenageada.
 
O encerramento da Flifs também foi marcado pela divulgação da data da próxima edição: 22 a 27 de setembro de 2020. 

SENAI e Yamaha inauguram Centro de Treinamento em Feira de Santana

SENAI Feira
 A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Feira de Santana vai ganhar, na próxima terça-feira, dia 1º de outubro, às 10 horas, o primeiro Centro de Treinamento da Yamaha no Nordeste. Fruto de uma parceria entre a Yamaha Motor do Brasil e o SENAI Nacional, a instalação do equipamento vai contribuir para a formação profissional dos alunos do SENAI do município, que terão acesso ao que há de mais moderno em equipamentos e ferramentas da mecânica voltada para motocicletas.

O Centro de Treinamentos do SENAI de Feira de Santana é o mais moderno do país e reproduz um ambiente idêntico ao de uma concessionária da Yamaha, dotada do dispositivo de diagnóstico Yamaha Diagnostic Tool (YDT) e ferramentas especiais. Além disso, o SENAI também passará a fazer a certificação dos técnicos que trabalham na rede de concessionárias da marca na Bahia, nos módulos Bronze e Prata.
 
A iniciativa faz parte de um programa da Yahama Motors, iniciado em janeiro deste ano, e que prevê a inauguração de oito centros de treinamento padronizados no país. A primeira unidade a ser inaugurada foi a de Porto Alegre. A de Feira de Santana é a segunda a ser implantada e também é a primeira na região Nordeste. Os demais centros de treinamento serão instalados nas unidades do SENAI de Belo Horizonte (MG), Jacarepaguá (RJ), Iracemápolis (SP), Bauru (SP), Belém (PA) e Recife (PE).
O gerente da Unidade do SENAI de Feira de Santana, Antonyony Santana explica que a unidade participou de uma seleção para garantir a implantação do Centro de Treinamento de Feira de Santana e acredita que a defesa técnica apresentada pela equipe da unidade foi fundamental para que o SENAI Feira tenha sido escolhido. Além disso, Feira de Santana concentra um volume significativo de motos e concessionárias, o que leva a uma demanda maior por profissionais treinados na área de manutenção, o que pesou certamente na escolha da empresa. “A vinda da Yamaha para o SENAI Feira de Santana é um marco na tecnologia na área de motocicletas, que é muito carente de profissionais qualificados na região. O SENAI espera contribuir para ampliar esta oportunidade de formação profissional”, acrescenta.
 
SOBRE A YAMAHA MOTOR DO BRASIL
A empresa se estabeleceu no Brasil em 1970 com a Yamaha Motor do Brasil Ltda. Foi a primeira fabricante de motocicletas a se instalar efetivamente no País. Já em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, o primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50. Em 1985 se estabelece em Manaus, Amazonas com uma segunda unidade fabril, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda. Hoje são 15 modelos de motocicletas fabricados no Brasil, 8 modelos WaveRunner (veículos aquáticos), 32 modelos de motores de popa e uma Rede com mais de 360 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. O Grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e também para o Mercosul e Europa. 

domingo, 29 de setembro de 2019

Céu do Morro de São José ficou colorido pelos parapentes


Os parapentes, dezenas deles, coloriram o céu da Serra de São José, onde as bolhas de ar quente, as térmicas, levaram os conjuntos – atleta e equipamento, cada vez mais altos e cada vez mais distantes, na primeira etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre.
A competição trouxe para Feira de Santana atletas baianos e de vários estados, todos de reconhecida competência, como Sabiá, referência mundial nos esportes aéreos. O experiente piloto ilheense Gardenal foi quem birituou, entre os profissionais.
Birutar, na gíria do esporte, é o atleta que primeiro decola e nele os outros leem, por meio dos seus movimentos, as condições do clima lá em cima. A etapa, aberta neste sábado, será encerrada neste domingo no Morro de São José, distrito de Maria Quitéria.
Todos ficam de olho na biruta, em constante ‘conversa’ com o vento. É ela que aponta o melhor momento para a decolagem. Quando levanta, indica que a velocidade do vento, entre 20 e 25 km/h, é a ideal para que os praticantes de voo livre se lancem com segurança e aproveitem bem a emoção oferecida pelas térmicas.
Urubus mostravam a todos como aproveitar bem estas generosas bolhas quentes, deslizando no céu por horas. Pareciam dizer: é assim que se faz. Os pilotos tentaram e deram shows de técnicas.
A rota escolhida, em comum acordo entre os participantes e a organização da etapa, foi a que levava os pilotos até o Bravo, povoado localizado às margens da Estrada do Feijão, cerca de 44 quilômetros de distância do Morro de São José. Outro goal, como são chamados os pontos de pouso, estava localizado em Riachão do Jacuípe.
O prefeito Colbert Filho viu muitas decolagens e disse que o local tem potencial, ainda inexplorado, para atrair turistas e esportistas. “O clima local, com suas térmicas, favorece o voo livre. Esta condição vai levar a realização de campeonatos importantes”.
Estiveram no local os secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, de Agricultura, Joedilson Freitas e o chefe do Gabinete do Prefeito, Mário Borges.

Atividade radical requer respeito e medo, diz Sabiá


Qualquer atividade radical requer respeito e medo. A opinião é de Luiz Henrique Tapajós dos Santos, conhecido mundialmente como ‘Sabiá’, que acumula mais de 14 mil saltos de paraquedismo e outros milhares de parapente.
O medo, diz, neste esporte, está relacionado à perfeição. O esporte aéreo requer respeito. Revela que mesmo com grande milhagem de voo e saltos ainda sente um frio da barriga quando se lança no espaço.
Como todos os outros pilotos, ouviu atentamente as explicações da organização sobre a prova, regras, rota, entre muitas outras informações, com a atenção de um iniciante. Afinal, iria voar nos céus do Morro de São José pela primeira vez.
Ele participou da primeira etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre. “Se o atleta não tomar todos os cuidados, o voo tende a ser desastroso”. Outro ponto evidenciado por ele é que os pilotos devem evitar a autoconfiança. A confiança e o preparo é um dos seus diferenciais.
Frequentemente se aproxima da linha tênue que separa a segurança do perigo ao saltar paraquedas de locais conhecidos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Elevador Lacerda, em Salvador. Diz que desafiar o perigo requer preparo técnico e atenção ao extremo.
Sabiá também elogiou a qualidade da pista construída pela Prefeitura de Feira de Santana. Fez uma decolagem na sexta-feira, um teste de reconhecimento. “É uma pista com grande potencial e que, espero, no futuro vai sediar importantes competições”.
Sempre bem humorado, disse que em Feira procurou diversão e competição. Atendeu a todos os pedidos para selfies, feitos pelos fãs. “Faz um relâmpago aí”, dizia sobre o flash dos celulares.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Estande da Seduc oferece jogos pedagógicos divertidos na Flifs


Jogo da memória, para colorir, desenhar, para fazer associações entre nomes e imagens, quebra-cabeças, entre outros. Estes foram apenas alguns dos games disponibilizados no estande do Núcleo de Tecnologias Educacionais, Nutec, da Secretaria Municipal de Educação durante a 12ª Flifs, Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana.
O espaço do Nutec visa difundir o uso da lousa digital nas escolas municipais como ferramenta de gameficação – um conceito pedagógico que se vale de variados tipos de jogos enquanto instrumentos de ensino e aprendizagem. Nele, os técnicos do setor estão utilizando o site jogoseducativos.hvirtua.com.br, uma plataforma gratuita que disponibiliza jogos de vários graus de dificuldade, próprios para diferentes faixas etárias.
Numa das imagens projetadas na lousa digital estão uma árvore, uma folha e um carro, todos situados em um ambiente esverdeado. Diante disso, o jogo pergunta ao seu interlocutor: “qual destes está fora do lugar?”. Basta um toque no desenho que lhe parecer correto para efetivar a resposta; a ideia da dinâmica é o exercício da concentração e do raciocínio lógico.
Ana Clara Pires dos Santos, de 13 anos, estudante da Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães, do bairro Limoeiro, testou suas habilidades em um jogo que devia tocar a lousa no momento em que desejasse despejar um pedaço de madeira em movimento. O objetivo ali era construir a maior torre que pudesse. Apesar de não se sair muito bem, ela reconhece que é possível aprender a partir da brincadeira. “Porque precisa se concentrar e treinar o raciocínio”, afirma.
Geralmente, as lousas digitais ficam em salas-multimídia nas escolas municipais. Cid Quintela, um dos técnicos presentes no estande, explica que a lousa permite um tipo de ensino híbrido – em que parte do assunto é tratada em aulas regulares, outra num ambiente tecnológico. “A partir do auxílio dela pode-se ministrar uma aula específica para reforçar ou complementar assuntos vistos entre os conteúdos”, explica.
Foto: Andreyse Porto

Prazo limite da declaração do ITR é o dia 30, Seagri preenche formulários gratuitamente


Cerca de 200 formulários de declaração o ITR (Imposto Territorial Rural) deste ano estão sendo preenchidos diariamente por servidores na Secretaria de Agricultura de Feira de Santana. O serviço é gratuito.
A data limite par a entrega da declaração é a segunda-feira, dia 30. No ano passado, foram preenchidas pouco mais de 2,8 declarações. Mas a expectativa da Seagri é que neste ano o número seja maior.
O ITR é um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.
Todos os dias são distribuídas 50 fichas. Entretanto, diz a servidora Ednalva Vitório de Souza, muitos destes proprietários trazem declarações de parentes ou vizinhos.
“Todas as pessoas que nos procuram são atendidas. É a determinação do prefeito Colbert Filho", afirmou Ednalva Vitório. “E a nossa expectativa que nesta sexta e segunda-feira a procura aumente”.
Estão sendo preenchidos os formulários cujas propriedades não passem de 50 tarefas, cerca de 20 hectares. O interessado deve apresentar a declaração de 2018. Quem perder o prazo paga multa.
O ITR pode ser pago em até quatro parcelas iguais, com valor mínimo de R$ 50 mensais. Valores menores que R$ 100 devem ser quitados à vista.


Prefeito Colbert Filho inaugura a Base Norte do SAMU no Ginásio de Esportes Oyama Pinto, no Campo Limpo


Ao completar quinze anos da sua implantação em Feira de Santana, o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU 192) teve a sua segunda base de operações inaugurada pelo prefeito Colbert Martins Filho, na manhã desta sexta-feira, 27.
Localizada no Ginásio de Esportes Oyama Pinto, a Base Norte do Samu vai reduzir o tempo de resposta às chamadas do serviço, oferecendo mais rapidez e eficiência aos atendimentos de urgências traumática e clínica, além de questões relacionadas à violência.
Além do Campo Limpo, onde se encontra fixada a Base Norte, serão beneficiados os bairros Parque Ipê, Novo Horizonte, Conjunto Feira VI, George Américo, e os distritos Maria Quitéria e Matinha.
De acordo com Maiza Ribeiro Macedo, coordenadora do SAMU, em Feira de Santana, “a implantação desta nova base de operações amplia consideravelmente os serviços de saúde prestados à comunidade, melhorando os nossos indicadores do setor”.
Para a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, a implantação do novo equipamento “vai possibilitar uma melhor redistribuição nos atendimentos do SAMU, e é a soma dos esforços do Governo Municipal com todos os funcionários que compõem à Secretaria de Saúde”.
“O trabalho de urgência é voltado a salvar vidas. E houve uma significativa requalificação operacional no SAMU. Neste sentido, devemos fazer justiça ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, que há quinze anos teve a sensibilidade de trazer o SAMU para Feira de Santana”, enfatizou o prefeito Colbert Filho, ao agradecer os parlamentares baianos que fizeram emenda ao Orçamento da União, direcionando os recursos que possibilitaram a implantação do equipamento de saúde.
O ato contou ainda com as presenças de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias. 

Salão Imobiliário é aberto no Boulervard Shopping, com oferta de 3.600 unidades habitacionais


O prefeito Colbert Martins Filho compareceu a abertura do Salão Imobiliário de Feira de Santana, realizado no Boulervard Shopping. O empreendimento reúne uma gama de construtoras que, através do financiamento da Caixa Econômica Federal, estão colocando à venda 3.600 unidades habitacionais destinadas a varias faixas de poder econômico.
“Este é um esforço para que o Brasil possa sair desta situação em que se encontra, apesar das reformas que visam à melhoria deste quadro econômico, estarem em andamento no Congresso Nacional. O sucesso de vendas deste Salão Imobiliário é fundamental, diante das dificuldades do momento”, disse o prefeito. O Salão Imobiliário será encerrado no próximo domingo, 29.


Casa do Trabalhador encerra Dia D do portador de deficiência com mais de 150 intermediações vagas de emprego


O prefeito Colbert Martins Filho abriu, na manhã desta sexta-feira, 27,  o atendimento do Dia D do portador de alguma deficiência física, promovido pela Casa do Trabalhador, ação inteiramente voltada a intermediação de mão de obra, inclusão social e profissional de pessoas enquadradas neste perfil, e reabilitados do INSS.
A ação teve a participação de 17 empresas, e mobilizou os esforços de todos os funcionários que prestam atendimento ao público na Casa do Trabalhador, organismo da Prefeitura Municipal, sob a direção da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
O público/alvo acorreu maciçamente ao atendimento que se estendeu das 8h às 15h, com a intermediação de mais de 150 vagas de emprego, com cada candidato, de acordo com o seu grau de deficiência, recebendo três cartas de entrevistas para diferentes empresas, “o que aumentam consideravelmente as chances de obter o emprego”, pontuou Arlindo Amaral Marques, diretor da Casa do Trabalhador.
“Este é um atendimento que o Governo Municipal faz de forma impessoal, oferecendo a todos as mesmas oportunidades e tratamento igual, absolutamente dentro da legalidade e em respeito aos direitos que todos têm de acessibilidade ao mercado de trabalho, sobretudo neste momento difícil que o Brasil atravessa”, disse o prefeito Colbert Filho.
O evento é realizado em caráter nacional, através do Ministério da Economia, e contou com as presenças de José Batista, gerente regional do Trabalho; Angélica Moreira, representando o INSS; e Maria Gorette Carneiro, presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência.

Secretários, administradores e agentes distritais debatem recuperação de estradas


Como serão gastas as duas mil horas de máquinas contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio de licitação, na recuperação das estradas localizadas na zona rural, foi um dos assuntos debatidos durante encontro entre administradores, agentes e secretários.
Outro ponto discutido foi como será elaborada a programação de intervenções a partir da chegada das novas máquinas que serão compradas pelo município.
A situação das estradas, programação para a recuperação e demandas outras nortearam o encontro que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, entre os secretários de Desenvolvimento Urbano (Sedur), José Pinheiro, e Agricultura (Seagri), Joedilson Freitas, com administradores e agentes distritais.
Neste evento, disse o titular de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, foram tiradas dúvidas com relação ao que vai ser feito na recuperação das estradas e corredores localizadas nos oito distritos de Feira de Santana, que totalizam aproximadamente quatro mil quilômetros.
Um dos problemas enfrentados pelos técnicos da Sedur, diz o secretário, é que em grande parte por onde passam automóveis e ônibus são corredores estreitos e não estradas. “Não da para cruzar dois veículos sem problemas, que são aumentados durante o período de chuva”.
O secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, disse que máquinas e equipamentos próprios do município trabalham na recuperação das estradas, com prioridade aquelas mais usadas pelo transporte de passageiros e escolar, sem esquecer as menos utilizadas pelos moradores.
“O que se busca neste primeiro momento é oferecer condições de trafegabilidade”, afirmou o titular da Agricultura. A reunião aconteceu no Teatro Ângela Oliveira, no Centro de Cultura Maestro Miro.

Sabiá, paraquedista conhecido mundialmente, saltará do Morro de São José neste final de semana


O mais famoso paraquedista brasileiro de todos os tempos fará sua estreia na pista de voo livre do Morro de São José, no povoado Pé de Serra, distrito de Maria Quitéria, neste final de semana. Luiz Henrique dos Santos, o Sabiá, como é mundialmente conhecido, é um dos participantes da 1ª etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre, evento que conta com o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho e acontece neste sábado, 28, e domingo, 29. 
Ele acumula mais de 14.000 mil saltos de mais de 300 tipos de aeronaves diferentes e coleciona títulos internacionais de para-quedismo. É também praticante de base-jumping, modalidade na qual o atleta salta de penhascos, prédios, antenas e até pontes. Sabiá também protagonizou durante anos o quadro Desafio do Faustão, do programa dominical Domingão do Faustão, da Rede Globo.  
 
O atleta se mostrou empolgado em conhecer a pista feirense de voo livre. “Estou super empolgado. Sonho em voar em Feira de Santana. Estou numa expectativa enorme”, diz.
É a primeira vez que ele irá saltar no Morro de São José. Mas afirma que já voou de paraquedas na cidade. Desde a década de 80 faz saltos no Aeroporto João Durval Carneiro. Ressalta que não vem com o objetivo de competir. “Eu não sou competidor. Minha ‘vibe’ não é para ganhar. Estou indo mais pelo voo. Voar com a galera, amigos de muitos anos. A Bahia tem grandes voadores”.
Fama da rampa é fantástica, diz Sabiá
A rampa de voo livre do Morro de São José é elogiada por muitos atletas. Sabiá confirmou que a fama da rampa é muito propagada pelo Brasil. “Rampa fantástica. Perfeita para Cross Country. Hoje em dia tenho feito bastante voo dessa modalidade, então vou lá para conhecer. Espero que o vento colabore para fazermos altos voos”, diz.
Atleta é um baiano “nato”
Apesar de não ter nascido na Bahia, Sabiá se considera um baiano “nato”. Conhece o estado como poucos nativos do estado. Todo o litoral, o sertão e a Chapada Diamantina foram os locais já explorados por ele. “Conheço a Bahia mais que 99% dos baianos”, disse em tom de brincadeira.
“O tanto que eu conheço da Bahia, eu conheço do Brasil. Rodei de norte a sul. Inclusive já saltei do Elevador Lacerda e também do Cristo Redentor. São 34 anos nessa vida”, relata Sabiá ao lembrar seus feitos durante a carreira.
Evento vai reunir muitos atletas
Feira de Santana vai sediar neste sábado, 28, e domingo, 29, a 1ª etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre, no Morro de São José, povoado Pé de Serra, distrito de Maria Quitéria. O evento deverá reunir cerca de 50 pilotos de todo o estado, que irão competir pelo ranking baiano. Também são esperadas as presenças de alguns pilotos de Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro.
A organização do campeonato é da Federação Baiana de Voo Livre e Associação Feirense de Voo Livre e conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. Neste ano, a Federação Baiana promoverá mais duas etapas, sendo a próxima em Santa Teresinha, nos dias 19 e 20 de outubro, e em Jacobina de 15 a 17 de novembro.
Entre os participantes inscritos na competição, quatro são mulheres. Três delas irão concorrer no parapente e a outra é piloto de asa delta, Karoline Oliveira, que é presidente da Associação Feirense de Voo Livre.

Prefeitura intensifica serviços de limpeza e manutenção em pontos ecológicos do município


Dentro das atividades de proteção e preservação ambiental, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) vem intensificando ações de limpeza e manutenção dos pontos ecológicos de Feira de Santana, por meio dos serviços de varrição, capinagem, plantio, replantio, irrigação e podas de árvores, além da utilização de pneus usados no paisagismo. 
De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Antônio Rosa, o município  de Feira de Santana já conta com 25 pontos ecológicos, localizados em áreas públicas dos bairros Mangabeira, Feira X, Feira VII, Feira IX, Rua Nova, Jardim Acácia, Gabriela, Irmã Dulce, Queimadinha, Limoeiro, povoado da Mantiba, avenida Transnordestina e Anel de Contorno.
“Vale salientar que,  antes das intervenções do poder público municipal, esses  locais eram conhecidos por grande acúmulo de lixo e entulho a céu aberto, o que gerava problemas ambientais, de saúde e sociais”, disse Antônio Rosa, destacando que, atualmente, as equipes da SESP estão prestando serviços no ponto ecológico do bairro Campo Limpo, que fica próximo ao Colégio da Polícia Militar Diva Portela.
O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, ressaltou que, em Feira de Santana,  muitas pessoas, por falta de consciência socioambiental, acabam despejando lixo em locais impróprios, proporcionando um visual desagradável, poluição do solo, mau cheiro, proliferação de plagas urbanas e risco de doenças, como a dengue. 
“Por conta desses transtornos, vamos implantar  mais pontos ecológicos e intensificar os serviços de limpeza e manutenção dos pontos já existentes, tendo em vista, a preservação ambiental, o embelezamento da cidade,  o bem-estar da população, entre outros benefícios”, disse Justiniano.

CCZ vacina cães e gatos contra a raiva neste sábado


O Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana vai comemorar com vacinação de cães e gatos o Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, que acontece neste sábado, 28.
Os animais deverão ter a partir de três meses de vida e não estar doentes. O CCZ fica à avenida Eduardo Fróes da Motta, no bairro Jussara. O imunizante será aplicado das 8h às 16h.
Para a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, a vacinação destes animais revela responsabilidade para com eles e familiares da casa que os adotou.
A vacinação é o principal e mais eficiente meio de controle da doença, que pode infectar todos os mamíferos. Pode-se contrair a raiva por mordida ou lambida de animais infectados.
Nos animais a raiva é 100% letal e nos humanos mata, caso não seja adequadamente tratada. O SUS oferece vacinas e soro antirrábicos, prescritos de acordo cada caso.
Em Feira de Santana este atendimento, em caso de ataque, é prestado na unidade localizada no Centro Especializado de Saúde Dr. Leone Leda, início da rua Geminiano Costa, no Centro.
Desde o dia 19, a vacinação destes animais está sendo feita na cidade e nos povoados – nas unidades de saúde ou diretamente nas residências localizadas na zona rural.

Data    
Zona Rural    
19/09    
São José – vacinação casa a casa    
20/09    
São José – vacinação casa a casa    
23/09    
São José – vacinação casa a casa    
24/09    
São José – vacinação casa a casa    
25/09    
Pé de Serra – vacinação na unidade de saúde    
26/09    
Pé de Serra – vacinação casa a casa    
27/09    
Pé de Serra – vacinação casa a casa    
30/09    
Pé de Serra – vacinação casa a casa    
01/10    
Pé de Serra – vacinação casa a casa    
02/10    
Pé de Serra – vacinação casa a casa    
03/10    
Pé de Serra – vacinação casa a casa    
04/10    
Pé de Serra – vacinação casa a casa    
07/10    
Tanquinho de Humildes – vacinação na unidade de saúde    
08/10    
Tanquinho de Humildes – Loteamento Leopoldina    
09/10    
Tanquinho de Humildes – vacinação casa a casa    

Data    
     
Zona Urbana    
19/09    
USF Morada Tropical    
20/09    
USF Nova Esperança e USF Sobradinho II    
23/09    
USF Gabriela I e USF Sobradinho I    
24/09    
USF Gabriela II e UBS Jardim Cruzeiro    
25/09    
USF Gabriela III e IV, e USF Pé de Serra    
26/09    
USF Parque Servilha e UBS Baraúna    
27/09    
USF Pampalona e USF Novo Horizonte    
30/09    
USF Asa Branca I e II    
01/10    
USF Asa Branca III    
02/10    
USF Sitio Novo    
03/10    
USF Homero Figueiredo    
04/10    
USF Campo do Gado Novo    
07/10    
USF Tanquinho de Humildes, UBS Irmã Dulce e USF Eucalipto    
08/10    
UBS Dispensário Santana    
09/10    
Cidade Nova - CSU    
10/10    
USF Jussara    
14/10
UBS CASSA  
   























Começam as obras de pavimentação que vão contemplar sete ruas no bairro Conceição II

Obras
 Com um investimento da ordem de R$ 362.208,09, o prefeito Colbert Martins Filho deu a ordem de serviço para as obras da pavimentação de sete ruas no bairro Conceição II.

Recebido pela comunidade beneficiada na tarde desta quinta-feira, 26, Colbert Filho anunciou o calçamento a paralelepípedo de 9.980 metros quadrados das seguintes artérias:
 
Ruas Projeta 1, 2 e 7; Cocorobó, Laura Beatriz, Saquê e o complemento da 2ª Travessa da Rua Gameleira. 
Os serviços estão sendo executados pela Construtora Clap, vencedora do processo de licitação, e deverão estar concluídos em fevereiro, ou seja, dentro de cinco meses.
 
O prefeito conclamou os moradores a fiscalizar o andamento da obra, "para que ela seja concluída dentro do prazo e com a qualidade necessária", disse.
O ato contou com as presenças dos secretários José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Paulo Aquino (Governo), Denise Mascarenhas (Saúde), vereador Lulinha da Conceição e lideranças comunitárias.
 
Foto: Washington Nery

Secretário de Habitação vai a Brasília tratar de imóveis do MCMV e regularização fundiária

Reunião
 O titular da Secretaria de Habitação (Sehab), Eli Ribeiro, esteve em Brasília (DF), na última terça-feira, 24, onde conheceu as experiências exitosas em Regularização Fundiária de Interesse Específico (Reurb- E), em audiência na Terracap – Companhia Imobiliária de Brasília, responsável pela política de desenvolvimento urbano.

A Reurb-E atende famílias que não são enquadradas como de baixa renda – ganham acima de três salários mínimos – ou que possuem terrenos acima de 250 metros quadrados.
 
“Desde a publicação da lei federal 13.465/07, a Secretaria de Habitação tem sido procurada por pessoas e entidades para buscar a regularização do imóvel, que não se enquadravam na modalidade de interesse social”, afirma o consultor técnico da Sehab, Amarildo dos Santos, que acompanhou o secretário Eli Ribeiro, na capital federal.
De acordo com Eli Ribeiro, a Sehab está identificando áreas prioritárias para iniciar o trabalho de regularização fundiária de interesse específico, atendendo determinação do prefeito Colbert Martins Filho.
 
“Fomos a Brasília conhecer as experiências exitosas, ver o que deu certo lá, e trazer para o município adaptando a nossa realidade”, diz. Ele acrescenta que a Prefeitura está finalizando o trabalho de regularização fundiária no Loteamento Popular Fonte de Lili, na Queimadinha, cujas famílias dentro em breve receberão os seus títulos de propriedade.
 
Na oportunidade, Eli Ribeiro também esteve em audiência com técnicos da Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério do Desenvolvimento Regional, a fim de tratar sobre as famílias que estão ocupando de forma irregular unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida.

USF E CRAS promovem Feira de Saúde no Parque Lagoa Subaé

Feira de saúde
 Uma Feira de Saúde promovida pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho levou serviços de saúde pública e de inclusão social à comunidade do bairro Parque Lagoa Subaé, na manhã desta quarta-feira, 25. A iniciativa foi coordenada através da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Santo Antônio dos Prazeres – Território X.

O atendimento ao público foi realizado na própria USF, à rua Mutunópolis, s/n, bairro Parque Lagoa Subaé, durante toda a manhã. E atraiu centenas de pessoas que usufruíram dos serviços.
 
Simultaneamente, conforme a coordenadora do CRAS Santo Antônio dos Prazeres, Ivanette Rios, também foi promovida palestra sobre autismo no Centro de Referência em Assistência Social. “A participação em eventos fora do equipamento é a forma que o CRAS encontra para atender a área de abrangência, com encaminhamentos diversos, inclusão de CAD Único e dirimir várias dúvidas relacionadas à política de inclusão social”, ressalta.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Prefeito Colbert Filho encerra Semana Nacional do Trânsito

Encerramento
 Aberta oficialmente no dia 18, com o Seminário Estadual sobre Municipalização e Segurança no Trânsito, a Semana Nacional do Trânsito foi encerrada na manhã desta quinta-feira, 26, no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, após extensa programação de serviços e ações dirigidas à população nos stands, ali instalados.

Organizadas pelo Governo Municipal, através da sua Superintendência Municipal de Trânsito, as cinquenta ações desenvolvidas nesta edição do Dia Nacional do Trânsito, envolveram 18 instituições públicas, além de escolas da Rede Municipal de Ensino.
 
Dentre estas instituições destacam-se a 3ª Ciretran, Polícia Rodoviária Federal, Pelotão Asa Branca da Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil, Casa do Estudante, SESC, Hospital Geral Clériston Andrade, HEMOBA, IHEF/MEDDI, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Centro de Formação de Condutores, e a Associação Feirense de Agentes de Trânsito.
Sob a orientação do Núcleo de Educação para o Trânsito, criado em 2017, foram oferecidos à população serviços de saúde, campanha de conscientização para condutores de veículos e pedestres, oficinas, palestras, simulações pedagógicas e blitze educativas com ênfase no condutor enquanto cidadão no trânsito, priorizando a redução dos índices de acidentes com mortes.
 
O Brasil ostenta a incomoda posição de país onde mais se mata no trânsito, com uma média de 140 vidas ceifadas todos os dias. De acordo o Superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho o objetivo de iniciativas é reduzir drasticamente esta nefasta condição, sendo que 90% destas mortes são causadas pela imprudência.
“Campanhas como esta buscam exatamente combater esta imprudência e falta de obediência à legislação. Contamos com uma grande rede de proteção ao trânsito, que a cada ano cresce mais. Neste ano contamos com 18 parceiros que se solidarizam com a causa de fazer um trânsito cada dia mais seguro", afirma o superintendente.
 
Ao encerrar as atividades da Semana Nacional do Trânsito, o prefeito Colbert Martins Filho sublinhou que “nós todos somos pedestres, e são estas pessoas que mais devemos proteger com ações de segurança no trânsito, e em função delas a Prefeitura contratou uma equipe de monitores que estão desenvolvendo tarefas educativas, além de auxiliar pessoas a atravessarem as faixas de segurança”.
O mandatário lembrou ainda que o trânsito é apenas um dos aspectos dos modais de mobilidade urbana, “e as pessoas precisam obedecer as leis de trânsito e ter consciência que precisam fazer mobilidade urbana todos os dias, para que possamos sair das nossas casas e voltar com segurança”, disse.

Simulação de acidente marca encerramento da Semana Nacional de Trânsito

Simulação
 Sete minutos. Foi o tempo que durou uma ação conjunta entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros para resgatar duas vítimas de acidente de trânsito no centro de Feira de Santana. Um tempo curto e sem mais inocorrências. Porém, se tratava de uma simulação.
Todo cenário foi montado na avenida Getúlio Vargas. Em frente ao estacionamento da Prefeitura, onde está sendo realizada a Semana Nacional do Trânsito. Nesta quinta-feira, 26, o evento será encerrado em Feira de Santana. O simulado serviu para alertar a população para os cuidados no trânsito.
 
O simulado encenou um acidente entre um veículo e um ciclista. Com risco de explosão, o Corpo de Bombeiros Militar fez a remoção das vítimas, enquanto a equipe do Samu prestava os atendimentos médicos. Tudo foi acompanhado pelos olhares atentos de curiosos que passavam pelo local. Ao mesmo tempo, o instrutor falava ao microfone todas as ações aplicadas.
 
O prefeito Colbert Martins Filho também acompanhou a simulação. Estudantes de escolas da rede pública municipal estavam no local aprendendo sobre o trânsito e também puderam acompanhar o simulado.

Muito arrocha e axé animam 34ª Festa de Vaqueiros de Jaguara

Festa de Jaguara
 Não vai faltar animação na 34ª Festa de Vaqueiros do distrito de Jaguara. O arrocha e o axé serão predominantes nos dois dias de evento, que será realizado neste final de semana – 28 e 29 de setembro. A Prefeitura de Feira de Santana divulgou as atrações de uma das festas mais tradicionais do município.

O primeiro dia de festa, sábado, 28, vai começar a partir das 22h. A banda Arrocha e Mexe começa a animação. Logo após será a vez do cantor Fillipe Aladin. Cantor de arrocha, ele é um dos maiores compositores do gênero da atualidade. Difícil alguém não conhecer uma música de sua autoria, mesmo que seja na voz de outro artista. Ainda na mesma noite, o público de Jaguara ainda vai curtir o show da banda de axé, Bahia Bend.
 
No domingo os shows começam mais cedo. Também levando axé ao público, a banda Mareô da Bahia sobe ao palco a partir das 15h. Asa Filho será o segundo a se apresentar. A banda feirense de arrocha, Os Clones, prometem levar a sofrência para o público. Fecha os festejos o cantor Cleyton Lima.

Casa do Trabalhador promove nesta sexta-feira o Dia D da pessoa com algum tipo de deficiência física

Casa do Trabalhador
 A Casa do Trabalhador promove, nesta sexta-feira, 27, o Dia D do Deficiente, evento de cunho nacional, que ocorrerá das  8h às 15h, com atendimento exclusivo para pessoas com algum tipo de dificuldade física.

Esta mobilização envolve os esforços de todos os funcionários que prestam atendimento ao público na Casa do Trabalhador, organismo da Prefeitura Municipal, sob a direção da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
 
Sob a chancela do Ministério da Economia, o evento envolve o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gerência Regional do Trabalho, o setor empresarial e a Casa dos Conselhos.
 
A Casa do Trabalhador está situada à Rua Castro Alves, 894, Centro.