O comércio de rua, com exceção das atividades consideradas de caráter essencial, vai continuar fechado em Feira de Santana até o até o dia 13 de abril. Shoppings e galerias comerciais, bem como academias, entre outros, ficam sem funcionar até o dia 21. Também as escolas permanecem sem aulas até esta data. A decisão foi tomada pelo prefeito Colbert Martins Filho neste domingo, 5, e já teve publicado decreto no Diário Oficial Municipal Eletrônico (clique aqui e veja).
O novo decreto prorroga a vigência do anterior, que trata do fechamento do comércio local e vence justamente nesta segunda, 6.
Está mantido o funcionamento de supermercados, armazéns, Centro de Abastecimento, feiras livres e outras lojas que atuam no ramo de alimentos. Além do setor alimentar, segmentos como material de construção, postos de venda de gasolina e gás, rações animais, farmácias, restaurantes com atendimento delivery, entre outros, continuam com autorização para funcionar. Excepcionalmente na semana da Páscoa, estão autorizadas a venda de chocolates e ovos de páscoa.
Outro setor pouco afetado com o decreto é o de serviços, a exemplo dos que lidam com a saúde, instituições bancárias e casas lotéricas.
Praticamente todo este segmento tem autorização para manter o funcionamento nesse período.
"Fazemos essa concessão considerando o caráter essencial, mas advertimos que as empresas precisam adotar todas as medidas preventivas possíveis e que são preconizadas pelas autoridades para evitar as aglomerações e, consequentemente, riscos de transmissão do vírus", afirma o prefeito.
Manter as restrições de funcionamento do comércio tem como motivo o aumento de casos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade nos últimos dias. O prefeito, que também é médico, diz que neste momento o objetivo é "preservar vidas e manter nossa população em segurança, seguindo as recomendações das autoridades de saúde do país e do mundo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário