Não houve negligência no atendimento a um paciente idoso, 82 anos, filmado por uma familiar, em uma ambulância do SAMU, na garagem da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Mangabeira. O esclarecimento está sendo prestado pela Secretaria de Saúde do Município.
O vídeo sobre este fato, ocorrido na sexta-feira, 11, foi postado pela mulher, nas redes sociais, com informações equivocadas sobre o que realmente aconteceu, informa a Secretaria.
Na verdade, o paciente foi socorrido pelo SAMU, conduzido até a UPA, porem ao ser examinado por uma equipe médica, observou-se a necessidade de assistência especializada.
"O paciente teve ficha de contra-referência preenchida, necessária para que a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pudesse encaminhá-lo a uma unidade de porte superior, com o serviço especializado necessário. Não houve, em absoluto, rejeição do paciente", registrou a equipe da UPA.
A secretária Denise Mascarenhas, que apurou o fato, diz que, ao contrário do que divulgou a mulher que acompanhava o idoso, a equipe foi ágil ao atendê-lo no momento em que a ambulância chegou. Devido ao estado de saúde do paciente, foi constatado que ele não se enquadrava no perfil da prestação de serviço da unidade.
Segundo ela, o caso dele, uma crise neurológica, exigiria assistência especializada que a UPA da Mangabeira não possui. O idoso foi transferido para uma unidade com o porte adequado para suas necessidades.
O SAMU informa que quando o familiar do idoso telefonou para o 192 relatou insuficiência respiratória, entre outros sintomas. Atendido, o paciente foi classificado pela equipe médica como um caso suspeito da Covid-19, o que exigiu uso de equipamento de proteção individual adequado.
O paciente tambem havia sido assistido pela equipe da UPA anteriormente, tendo sido notificado como suspeita de Covid-19. Foi submetido a exame e a testagem foi negativa. Na época, foi mantido na unidade por alguns dias, devido ao quadro de pneumonia, conforme consta em prontuário.
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