Submarino

AQUI TEM TRABALHO

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Feira de Santana vai restringir atendimento público

 

Prefeitura de Feira

 Somente serviços essenciais do Governo Municipal funcionarão para o público amanhã (01/03) e terça-feira (02/03), ampliando o lockdown prorrogado pelo Governo do Estado. O principal deles será o da Saúde, que terá atendimento normal em todas as unidades, sem qualquer exceção. 

 
Também haverá expediente normal no Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF), nas secretarias da Fazenda; de Serviços Públicos; Operações e Manutenção; de Comunicação; na Superintendência Municipal de Trânsito e na Secretaria de Transportes e Trânsito.
 
Na Secretaria de Prevenção à Violência trabalharão normalmente a Defesa Civil e a Guarda Municipal, e haverá plantões no Procon e nas secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Administração. Na Secretaria de Meio Ambiente funcionará apenas a fiscalização.
 
O Centro de Abastecimento deverá funcionar até 14h, mas o Centro Comercial Popular Cidade das Compras, o Feiraguay e o Mercado de Arte Popular ficarão totalmente fechados. O transporte público urbano circula das 5h às 19h. 
 
O Governo Municipal vai abrir exceções apenas para oficinas mecânicas, bancos, lotéricas, clínicas e laboratórios, medicamentos (humanos e veterinários), postos de combustíveis, borracharias, distribuidoras de água e de gás. 
 
“Alguns segmentos devem funcionar, em razão da localização geográfica de Feira, como borracharias e oficinas mecânicas; outros devido ao período de pagamento de salários, como bancos e lotéricas”, explica o prefeito Colbert Martins.
 
Foto: Jorge Magalhães

Feira de Santana registra mais 50 novos casos de Covid-19 neste domingo (28/02)

 

Hospital de campanha

 Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19, nas últimas 24h. Até agora são exatamente 24.434 pacientes recuperados, índice que representa 95,4% dos casos confirmados. Enquanto isso, oito exames foram negativos e 50 positivos. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 99 pacientes internados no município e 739 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde neste domingo (28).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
NÚMEROS DESTE DOMINGO
28 de fevereiro de 2021
 
Casos confirmados no dia: 50
Pacientes recuperados no dia: 30
Resultados negativos no dia: 8
Total de pacientes hospitalizados no município: 99
Óbito comunicado no dia: 0
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
NÚMEROS TOTAIS
 
Total de pacientes ativos: 739
Total de casos confirmados no município: 25.612 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 640
Total de recuperados no município: 24.434
Total de exames negativos: 37.060 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021)
Aguardando resultado do exame: 380
Total de óbitos: 461
 
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
Total de testes rápidos realizados: 21.686 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021)
Resultado positivo: 3.888 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021)
Em isolamento domiciliar: 15
Resultado negativo: 17. 798 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Bahia registra 3.133 novos pacientes com Covid-19 nas últimas 24h e 90 mortes são contabilizadas

 

Caso de Covid

 A Bahia registrou 3.133 novos casos da Covid-19 em 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgado neste domingo (28/02). Além disso, o estado possui 20.506 casos ativos da doença.

A taxa de crescimento de casos em 24 horas foi de 0,5% e a de recuperados 0,5% (3.119 pacientes). Dos 684.037 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, 651.712 são considerados recuperados.
 
O boletim ainda possui 90 mortes. Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados no boletim deste domingo.
 
O número de mortes é menor do que o registrado na sexta-feira (26), quando foram 137 óbitos, mas ainda assim os números deste domingo são considerados altos. No total, 11.819 pessoas morreram por causa doença na Bahia, o que representa uma letalidade de 1,73%.
Na Bahia, 42.617 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
O boletim informa também o número de vacinados na Bahia. Segundo a Sesab, 433.274 foram vacinados contra o coronavírus, dos quais 98.673 receberam também a segunda dose, até as 15h deste domingo.
 
Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo.
 
O boletim completo está disponível no site da Sesab e em uma plataforma disponibilizada pela secretaria de saúde estadual.
 
Leitos Covid
Neste domingo, dos 2.250 leitos ativos na Bahia, 1.666 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 74%.
 
Desses leitos, 1.135 são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 84% (957 leitos ocupados). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 72%, com 26 das 36 unidades em utilização.
Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 63% da ocupação, e a pediátrica com 78%.
 
Em Salvador, dos 1.059 leitos ativos, 887 estão com pacientes internados. A taxa de ocupação geral é de 84%. A taxa de ocupação da UTI adulto é de 85% e a pediátrica 74%. Os leitos clínicos adultos estão com 82% e o pediátrico com 81% de ocupação.
 
Vacinação
Com 433.274 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 98.673 receberam também a segunda dose, até as 15 horas deste domingo, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.
 
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
Segundo a Sesab, tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses.
 
O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.
 

Obras do ginásio de esportes para estudantes com deficiência estão em fase final

 

Visita
A estrutura do Ginásio de Esportes Péricles Valadares, que está sendo construído pelo Governo Municipal, no antigo Feira Tênis Clube, foi elogiada por representantes da Associação Feirense de Basquete de Cadeirantes e da Associação Feirense de Futsal de Surdos. As obras já estão em fase final.
 
O equipamento, que é adaptado para oferecer modalidades esportivas para estudantes com alguma deficiência física, faz parte do Complexo Educacional que está em obras - nessa área será instalada também a Secretaria Municipal de Educação.
Acompanhados do diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Brito, os atletas destacaram a estrutura do ginásio. “Tudo está bacana: a acessibilidade, a quadra e a localização. Gostei também das tabelas, dos banheiros e de ser um local situado no centro da cidade. Aqui teremos vagas de estacionamento e uma estrutura muito melhor”, elogia Wedson Araújo, que é jogador de basquete.
 
Com banheiros adaptados, vestiário e quadra, o Ginásio, a princípio irá atender estudantes do InterEduc, projeto fundado no ano de 2015 pela Secretaria Municipal de Educação, que oferece atendimento psicopedagógico especializado a 140 estudantes com vários tipos de deficiências e dificuldades de aprendizagem.
“Teremos diversas modalidades de paradesporto, como futsal de cego, futsal de surdo, vôlei adaptado, basquete de cadeirantes, capoeira para quem tem Síndrome de Down, dentre outras. No momento, a utilização do espaço é exclusiva para estudantes da rede pública municipal, podendo ser posteriormente ampliada para associações que já praticam esportes adaptados”, pontua o diretor de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Brito.
 
Foto: Wevilly Monteiro

Capacetes evitam a intubação e salvam vidas em UTI da Santa Casa de Itabuna

 

Helmets

 Queixando-se de falta de ar, o empresário Tomé Rosa dos Santos, 53 anos, chegou ao Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), em Itabuna, caminhando e não esperava que o seu quadro de saúde fosse agravar-se. Diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19), ele foi internado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Para evitar a intubação durante o tratamento, os médicos da unidade decidiram que Tomé Rosa seria mais um usuário do ventilador não invasivo em formato de capacete, denominado de helmet, que vem sendo fundamental na recuperação de vários pacientes no HCMF.
 
O coordenador da UTI Covid-19, o médico intensivista Eric Júnior, explica que a Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) torna-se uma importante opção para o tratamento da insuficiência respiratória aguda em pacientes da unidade. O capacete é composto do capuz, que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente e macio.
Usados pelos em pacientes com quadro grave da Covid-19, os helmets têm a função de fazer uma ventilação contínua não invasiva. “Normalmente, esse processo é feito por período, com sessões entre uma hora e uma hora e meia. Esse equipamento permite fazer uma ventilação invasiva prolongada por dois a três dias”, explica o médico.
 
O objetivo com a utilização do aparelho é evitar a intubação do paciente. “A intubação no paciente com Covid-19 aumenta muito a taxa de mortalidade. Por isso, o desafio é evitar o máximo esse procedimento. Com o uso do capacete, o objetivo também é proporcionar uma alta precoce do paciente. Esse foi o caso do paciente Tomé Rosa. Mas outros pacientes da nossa unidade estão também fazendo o uso do equipamento”, conta.  
 
Drama familiar
 
A esposa de Tomé Rosa, Bárbara Freitas conta que foram os 24 dias mais difíceis na vida da família e que o marido chegou aparentemente bem ao hospital. “Ele chegou aqui andando. Levei um susto enorme ao saber que teria de deixá-lo aqui, internado, mesmo sabendo que ele seria bem cuidado”.
Bárbara Freitas relata que a situação ficou ainda mais tensa nos dias seguintes, com agravamento do quadro de saúde do marido. “A partir do 16º ou 17º dia, quando passou a utilizar o capacete especial, que o quadro começou a evoluir para melhoras”, recorda-se.
 
Na noite de quinta-feira (24) Tomé Rosa deixou a UTI Covid-19 do Hospital Calixto Midlej Filho e foi recebido com festa pela família. Ele concluirá o tratamento em casa e será acompanhado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itabuna.
 
Referência em atendimento Covid-19
 
Referência no atendimento a pacientes adultos e pediátricos com diagnóstico de coronavírus (Covid-19) na região Sul, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) resolveu ampliar o número de leitos, alcançando a marca de 25, sendo nove de UTI, nos dois hospitais sob sua gestão.
Os leitos atendem exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e são fruto de uma parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os leitos estão distribuídos no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF) e no Hospital Manoel Novaes (HMN).
 
Informações de Lorena Guimarães da Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna

Obras Sociais Irmã Dulce vão assumir gestão do hospital de campanha na Arena Fonte Nova

 

Fonte Nova

 As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) vão gerir o hospital de campanha na Arena Fonte Nova. A informação foi dada pelo governador nesta sexta-feira (26). Segundo Rui Costa, houve dificuldades em contratar organizações sociais para gerir a unidade. Elas alegaram não conseguir formar equipes de profissionais para realizar o serviço. “Ontem [quinta-feira,25] fiz apelo às Obras Sociais Irmã Dulce. Hoje [sexta,26], pela manhã, estiveram na Arena, também se reuniram com a Secretaria da Saúde e aceitaram assumir a gestão”, revelou Rui.

De acordo com o governador, o processo de contratação já está avançado e a Osid deve, nos próximos dias, assumir o hospital. “Nos comprometemos a fazer uma grande mobilização com eles para a contratação de pessoal. A grande dificuldade hoje em dia é montar equipe para fechar escalas de sete dias, 24 horas por dia. Está sendo difícil e por isso muitos relutaram em aceitar. Quero agradecer às Obras Sociais Irmã Dulce que se dispuseram nesse momento tão difícil para a Bahia, como nossa Santa Dulce sempre fez, a estender a mão ao povo baiano”.
 

Segundo o edital da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o hospital contempla 200 leitos, sendo 100 de Terapia Intensiva (UTI) e 100 clínicos, que serão abertos progressivamente. De imediato estarão disponíveis 50 leitos de UTI e 30 clínicos. As equipes já estão sendo formadas e a expectativa é que o hospital comece a funcionar o mais breve possível. “Estamos com os equipamentos já instalados, temos insumos no estoque, mas não podemos abrir sem fechar as escalas das equipes”.
 
Fotos:  Mateus Pereira/GOVBA

Governo da Bahia abriu 27 novos leitos de Covid-19 neste final de semana

 

Leitos de UTI

 Em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial que atende pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), o Governo da Bahia abriu 27 novos leitos neste final de semana, sendo 17 de UTI nos hospitais estaduais em Santo Antônio de Jesus e Seabra.

No Hospital da Chapada, em Seabra, foram implantados 20 leitos, sendo dez de terapia intensiva e dez clínicos. Com esta ampliação, a unidade passa a contar com 40 leitos dedicados a Covid-19, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria.
 
Já no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) foram acrescidos sete leitos de UTI ao três existentes. Assim, estão disponíveis dez leitos de terapia intensiva para a região.
De acordo com a subsecretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, "nos próximos dias será inaugurado o Hosital de Campanha Arena Fonte Nova, com 80 leitos, sendo 50 de UTI, ampliando ainda mais a oferta para a população", afirma a subsecretária.
 
Neste domingo (28) a Bahia conta com 2.240 leitos ativos dedicados ao atendimento de pacientes com o diagnóstico de coronavírus. Destes, 1.171 são de UTI adulto e pediátrica.

Resolução do Conselho de Educação orienta retomada pedagógica nas escolas municipais

 

Aulas

 Publicada esta sexta-feira, 26, a resolução do Conselho Municipal de Educação que orienta a retomada e continuidade das atividades pedagógicas nas escolas da Rede Municipal de Educação e aquelas que são conveniadas ao sistema municipal. O documento regulamenta o retorno às atividades de forma não presencial em decorrência da pandemia pela Covid-19.

A resolução, de número 01/2021, atesta que o documento foi elaborado em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério de Saúde.
 
O termo autoriza, em caráter excepcional, a retomada das atividades pedagógicas de forma não presencial enquanto se estender a situação grave instalada pela pandemia.
 
De acordo com a resolução, o retorno às aulas nessa modalidade “minimiza a perda na aprendizagem, os efeitos da evasão escolar impulsionados pelo distanciamento social” e favorece os “vínculos entre escola, estudantes e famílias”.
A professora Ana Maria Alves Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação, esclarece que outros fundamentos importantes do documento: “na Educação Infantil e nas modalidades do Ensino Fundamental – do 1º ao 9º ano, as atividades pedagógicas não presenciais são aquelas mediadas ou não por tecnologias digitais, cuja finalidade é o atendimento educacional essencial durante o período de restrição de atividades escolares presenciais”.
 
A regulamentação para a oferta das atividades de forma não presencial retroage a 18 de março de 2020, quando as aulas no modelo presencial foram suspensas em Feira de Santana.
 
O documento informa ainda que o regime especial será finalizado quando houver medida neste sentido do poder executivo, “determinando o retorno das atividades escolares presenciais”, desde que sejam respeitados os protocolos de biossegurança.
 
PLATAFORMAS DIGITAIS
No Ensino Fundamental, as atividades pedagógicas podem acontecer por meios digitais – plataformas digitais de aprendizagem, videoaulas, redes sociais, blogs, podcasts, entre outros. Também pode chegar ao aluno através de programas de TV e rádio, material didático e/ou atividades impressas distribuídas e com a orientação aos familiares pelas escolas, considerando leituras, estudos dirigidos, pesquisas, realização de experimentos, projetos e exercícios, entre outros.
“A aprovação dessa resolução é fruto do diálogo que vimos construindo há alguns meses com o Conselho Municipal de Educação e representa uma etapa fundamental para a nossa retomada pedagógica que vem sendo planejada considerando principalmente a biossegurança e o acesso de todos os estudantes da Rede Municipal”, observa a secretária de Educação, professora Anaci Paim.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Feira de Santana registra neste sábado (27/02) mais 223 novos casos de Covid-19

 

SMS

 Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 55 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 24.376 pacientes recuperados da doença desde o início da epidemia, índice que representa 95,5% dos casos confirmados. Enquanto isso, 130 exames foram negativos e 223 positivos.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 99 pacientes internados no município e 693 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais uma morte. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (26).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA
26 de fevereiro de 2021
 
Casos confirmados no dia: 223
Pacientes recuperados no dia: 55
Resultados negativos no dia: 130
Total de pacientes hospitalizados no município: 99
Óbito comunicado no dia: 1
Data do óbito: 25/02
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
NÚMEROS TOTAIS
 
Total de pacientes ativos: 693
Total de casos confirmados no município: 25.500 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 564
Total de recuperados no município: 24.376
Total de exames negativos: 36.879 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
Aguardando resultado do exame: 673
Total de óbitos: 461
 
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
Total de testes rápidos realizados: 21.686 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
Resultado positivo: 3.888 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
Em isolamento domiciliar: 15
Resultado negativo: 17. 798 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Bahia registra 6.520 novos pacientes com Covid-19 nas últimas 24 h; mais de 20,5 mil casos estão ativos

 

Caso de Covid

 A Bahia registrou 6.520 novos casos da Covid-19 em 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgado neste sábado (27/02). Além disso, o estado possui 20.582 casos ativos da doença.

A taxa de crescimento de casos em 24 horas foi de 1% e a de recuperados 0,9% (5.672 pacientes). Dos 680.904 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, 648.593 são considerados recuperados.
 
O boletim ainda possui 104 mortes. Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados no boletim deste sábado.
 
O número de mortes é menor do que o registrado na sexta-feira (26), quando foram 137 óbitos, mas ainda assim os números deste sábado são considerados altos. No total, 11.729 pessoas morreram por causa doença na Bahia, o que representa uma letalidade de 1,72%.
Na Bahia, 42.876 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
 
O boletim informa também o número de vacinados na Bahia. Segundo a Sesab, 433.274 foram vacinados contra o coronavírus, dos quais 98.673 receberam também a segunda dose, até as 15h deste sábado.
 
Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste sábado.
 
O boletim completo está disponível no site da Sesab e em uma plataforma disponibilizada pela secretaria de saúde estadual.
 
Leitos Covid
Nesta sexta, dos 2.240 leitos ativos na Bahia, 1.590 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 71%.
 
Desses leitos, 1.125 são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 81% (909 leitos ocupados). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 67%, com 24 das 36 unidades em utilização.
Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 61% da ocupação, e a pediátrica com 69%.
 
Em Salvador, dos 1.059 leitos ativos, 851 estão com pacientes internados. A taxa de ocupação geral é de 80%. A taxa de ocupação da UTI adulto é de 80% e a pediátrica 74%. Os leitos clínicos adultos estão com 82% e o pediátrico com 73% de ocupação.

Internado na UTI com Covid-19, Irmão Lázaro apresenta melhora

 

lazaro

 O vereador de Salvador, Irmão Lázaro (PL), que está internado com Covid-19 em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, apresentou melhora, respondendo de forma positiva aos procedimentos e exames realizados. A informação é da assessoria do vereador.

O vereador está internado na UTI de um hospital particular de Feira de Santana desde quinta-feira (25). Ele seria transferido para outra unidade particular, só que em Salvador, ainda na quinta, mas teve agravamento do quadro de saúde e os médicos, por precaução, prefeririam suspender a transferência devido ao estado de saúde delicado dele.
 
A assessoria do vereador detalhou que Irmão Lázaro teve melhora na saturação, que é o nível de oxigenação, e está progredindo o quadro de saúde. O paciente está sedado, inspirando cuidados, mas com boa evolução.
 
De acordo com familiares, Irmão Lázaro tinha sido diagnosticado com a Covid-19 no dia 15 de fevereiro e desde então fazia o tratamento em casa. No entanto, na segunda-feira (22), ele sentiu desconforto, febre e procurou o médico. Ao chegar no hospital, foi comprovado que ele estava com metade dos pulmões comprometidos e ele ficou internado em um leito clínico. Três dias depois, ele precisou ser transferido para UTI.
 
Irmão Lázaro foi eleito vereador de Salvador em 15 de novembro de 2020, com 4.273 votos. Ele já foi deputado federal entre 2015 e 2018, ano em que concorreu a uma vaga no senado, mas não ganhou.
 
Lázaro já foi integrante do grupo Olodum nos anos 90, mas decidiu seguir carreira de cantor gospel após se converter à religião evangélica. Um dos seus grandes sucessos, a música gospel "Eu te amo tanto", faz parte de um CD e DVD homônimo gravado em 2008 na Bahia.
 
Informações do G1 

Hospital da Mulher assegura assistência para mais de 4 mil gestantes em janeiro

 

HIPS

 Somente em janeiro 4,2 mil gestantes foram atendidas pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) em Feira de Santana. Desse total, 876 foram internadas, sendo 2% com gravidez de alto risco. A unidade assegura o atendimento a gestantes moradoras do município e mais de 80 cidades vizinhas. 

Além dos atendimentos, o equipamento ligado a Fundação Hospitalar oferece também ultrassom obstétrica com doppler para pacientes internadas e gestantes acompanhadas pelo pré-natal de alto risco, incluindo da ultrassonografia transfontanela aos recém nascidos.
 
O exame de ultrassom é necessário para acompanhamento da gestação, e alcançaram bons índices pelo Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Drº Eugênio Laurine (CMDI) neste mesmo período. Foram 2.369 exames de ultrassom gestacional e de demais áreas. 
 
“Cerca de 80% dos atendimentos são destinados a mulheres e crianças de Feira. São serviços de média complexidade, oferecido gratuitamente em nossas unidades, garantindo assistência à população”, destacou a diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas. 
 
Entre os municípios da região, São Gonçalo dos Campos, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria são maioria nos atendimentos prestados pelo hospital e órgãos administrados pela Fundação Hospitalar.
 
Foto: Jorge Magalhães

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Nas últimas 24 horas foram registrados mais 223 novos casos de Covid-19 em Feira de Santana

 

SMS

 Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 55 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 24.376 pacientes recuperados da doença desde o início da epidemia, índice que representa 95,5% dos casos confirmados. Enquanto isso, 130 exames foram negativos e 223 positivos.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 99 pacientes internados no município e 693 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais uma morte. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (26/02).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA
26 de fevereiro de 2021
Casos confirmados no dia: 223
Pacientes recuperados no dia: 55
Resultados negativos no dia: 130
Total de pacientes hospitalizados no município: 99
Óbito comunicado no dia: 1
Data do óbito: 25/02
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
NÚMEROS TOTAIS
Total de pacientes ativos: 693
Total de casos confirmados no município: 25.500 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 564
Total de recuperados no município: 24.376
Total de exames negativos: 36.879 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
Aguardando resultado do exame: 673
Total de óbitos: 461
 
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
Total de testes rápidos realizados: 21.686 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
Resultado positivo: 3.888 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
Em isolamento domiciliar: 15
Resultado negativo: 17. 798 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Com mais seis salas de aula, Escola Regina Vital será ampliada

 

Regina Vital

 A Escola Municipal Regina Vital, no bairro Campo Limpo, vai ganhar um novo prédio com dez salas de aula, biblioteca e vários outros setores. A obra de reforma e ampliação foi lançada esta sexta-feira, 26, pelo prefeito Colbert Martins que visitou o prédio com a secretária de Educação, Anaci Paim, e o chefe de Gabinete da Seduc, Antônio Carlos Argolo. A obra está orçada em R$ 1.305.977,06.

Hoje com quatro salas de aula e 216 estudantes, a Regina Vital é uma escola muito bem articulada com a comunidade. Ganhou notoriedade pela participação em projetos ambientais e a forte parceria com as famílias. “Hoje é um dia muito especial, já que recebemos essa notícia maravilhosa sobre a ampliação e recuperação da nossa escola e a visita das nossas autoridades”, comemora a professora Indaiara Sant´anna, diretora da unidade de ensino.
Colbert Martins destacou o fato de a escola ter conquistado o índice de 5,7 no Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Esse é um resultado muito importante, não apenas para as famílias dos estudantes, mas para toda a Rede Municipal. É sinal de que temos a possibilidade de alcançar outras metas também melhores notas nas demais escolas”, ressaltou o prefeito.
 
A secretária Anaci Paim conheceu alguns dos projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela comunidade escolar. Ela lembrou que a recuperação das instalações físicas e a ampliação vão garantir uma estrutura mais qualificada aos estudantes e professores, “que é importante para o desenvolvimento de todos os projetos e ações educacionais”.
No novo projeto, a Escola Municipal Regina Vital terá as seguintes áreas: dez salas de aula, sete para o Ensino Fundamental e três para educação infantil com banheiros privativos; biblioteca, brinquedoteca, secretaria, diretoria, sala dos professores, sala de Recursos Multifuncionais, cozinha, despensa, uma bateria de sanitários, incluindo os sanitários para pessoas com deficiência, pátio coberto, refeitório com espaço para reuniões, área de serviço e os depósitos.

Comunidade do Sítio Novo contará com nova estrutura da Escola Oyama Figueiredo

 

 Uma nova estrutura com salas de aula mais amplas e diversos setores para atender à comunidade do bairro Sítio Novo. É o que permitirá o projeto de reforma e ampliação da Escola Municipal Oyama Figueiredo que hoje atende a 208 estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. A escola, hoje com sete salas de aula, ganhará mais uma, além de outros setores como auditório e sala multimídia.

O prefeito Colbert Martins e a secretária de Educação, professora Anaci Paim, foram ver de perto o prédio da unidade de ensino que será beneficiado com a obra a partir desta sexta-feira, 26. “A escola ganhará uma estrutura moderna e bem qualificada para atender aos estudantes e professores”, observou o prefeito.
A escola ganhará sala de professores com banheiro privativo; sala de Recursos Multifuncionais; sala multimídia; biblioteca, auditório para 50 pessoas, secretaria e diretoria com banheiros privativos, cantina, cozinha, despensa, área de serviço, pátio coberto com palco; depósitos e bateria de sanitários para alunos, com um específico para pessoa com deficiência.
 
“Garantir um ambiente com os diversos setores é importante para proporcionar à comunidade escolar um espaço adequado e propício ao desenvolvimento da aprendizagem”, ressalta a professora Anaci Paim. Além deles, o chefe de Gabinete da Seduc, Antônio Carlos Argolo, e o ex-vereador Marcos Lima visitaram também a unidade de ensino.
 

Prefeitura de Feira restringe circulação até 5h de segunda (01/03)

 

Feira de Santana

 A partir das 20h de hoje, Feira de Santana segue o decreto estadual que restringe a locomoção noturna até as 5h desta segunda, 1º. No sábado, 27, e domingo, 28, o funcionamento de feiras livres e do Centro de Abastecimento está limitado às 14h.

No final de semana, delivery de alimentos funciona até a meia-noite; celebrações e eventos religiosos  até as 19h30, bem como o funcionamento de estabelecimentos comerciais. O transporte público urbano circula até 19h. 
Hoje, 26, o comércio de rua funciona até 17h. Bares e restaurantes, com atendimento presencial, até 18h; shoppings, galerias de lojas e demais centros comerciais até 19h, e ônibus urbanos circulam até 20h30. 
 
Bebida alcoólica 
O decreto proíbe a venda de bebidas alcoólicas em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio. Ainda, estão proibidos eventos desportivos coletivos e amadores, aulas em academias de dança e ginástica, eventos e solenidades.
O delivery de farmácia e medicamentos não possuem restrições de horários. Estão liberados o deslocamento para ida a serviço de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência.

Projeto Dia de Lazer suspenso neste domingo (28/02)

 

Dia de Lazer

 Em virtude das medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus em Feira de Santana, o Dia de Lazer será suspenso neste domingo.

Desta forma, o trecho da avenida Noide Cerqueira que é fechado para o lazer da comunidade aos domingos e feriados, estará livre para o trânsito de veículos.
 
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, afirma que a decisão considera os decretos municipal e estadual que impõem limitações à circulação de pessoas e ao funcionamento de estabelecimentos comerciais, exceto serviços essenciais.
 
Ele explica que, assim que a Prefeitura avaliar o resultado das medidas restritivas, a programação voltará a acontecer. A iniciativa é das secretarias municipais de Cultura, Superintendência de Trânsito (SMT), e Saúde (SMS).
 

Feirense pode contribuir na elaboração do PLDO

 

Audiência

 Feirenses podem contribuir com sugestões para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2022, através de audiências públicas pela internet. A coleta iniciou nesta quinta-feira, 25, e segue até dia 25 de março.

Basta acessar a página da Prefeitura de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br), clicar no banner “Audiência Pública Eletrônica”, preencher o formulário com dados do participante e opinar sobre cinco áreas consideradas prioritárias para atuação da gestão municipal.
 
A participação da população irá auxiliar a gestão a identificar as áreas prioritárias para atuação, possibilitando uma colaboração entre governo e sociedade. A iniciativa busca melhorias da qualidade de vida da população feirense, proporcionando maior efetividade à gestão pública.
Sobre a LDO
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) indica metas e prioridades da Administração Pública para o próximo exercício financeiro, o anexo de metas e de riscos fiscais, dispõe sobre as diretrizes para elaboração do orçamento anual, dentre outros assuntos. 
 
A LDO possibilita a conexão entre o planejamento de curto prazo que é a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o planejamento de médio prazo contido no Plano Plurianual (PPA).

Restrição da circulação noturna de pessoas é ampliada na Bahia; veja o que pode e o que não pode funcionar

 

Toque de recolher

 A circulação noturna de pessoas na rua em toda a Bahia será restrita a partir de sexta-feira (26/02), das 20h às 5h, até segunda (01/03). A medida foi anunciada pelo governo do estado na noite desta quinta-feira (25). Anteriormente, o decreto de toque de recolher valia para 381 cidades baianas e era válida até domingo (28/02).

Segundo a decisão, a exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência, e também para trabalhadores da saúde e segurança. Fica suspenso também o funcionamento do ferry boat e das "lanchinhas", no final de semana [dias 27 e 28 de fevereiro].
 
A restrição das atividades não essenciais já havia sido anunciada por Rui Costa. O decreto com detalhes sobre as medidas também será publicado na sexta, mas o G1 teve acesso ao conteúdo e lista o que pode e o que não pode funcionar no estado. 
As medidas restritivas têm como objetivo conter o avanço da pandemia de Covid-19. A partir das 17h de sexta-feira até as 5h da segunda-feira, ficam suspensas todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança em toda a Bahia, porém, o início das medidas será de forma escalonada:
 
Lojas e comércio de rua: fecharão às 17h;
Bares, restaurantes, pizzarias, lojas de conveniência e similares: fecharão às 18h;
Shoppings, galerias e demais centros comerciais: fecharão às 19h;
Vale ressaltar que a venda de bebidas alcoólicas está proibida em qualquer estabelecimento comercial, inclusive supermercados e delivery, a partir das 18h de sexta-feira.
 
De acordo com o governo do estado a diferença de horário para início do cumprimento do decreto serve para escalonar o uso do transporte público e evitar aglomerações nos veículos. Os estabelecimentos deverão encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência, de modo a garantir o deslocamento de seus funcionários às suas residências.
O que não pode
circulação noturna de pessoas das 20h às 5h;
lojas e comércio de rua;
bares, restaurantes, pizzarias, lojas de conveniência e similares;
shoppings e centros comerciais;
venda de bebidas alcoólicas está proibida em qualquer estabelecimento comercial, inclusive supermercados e delivery, a partir das 18h de sexta-feira;
eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas como: eventos desportivos coletivos e amadores, religiosos, cerimônias de casamento, eventos recreativos em via pública ou privada, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica;
estão proibidos, durante sete dias, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais, nas unidades hospitalares de saúde públicas e privadas da Bahia;
quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras durante o período estipulado, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.
O que pode
Serviços de alimentação por delivery poderão funcionar até meia-noite;
Mercados e padarias poderão funcionar até as 20h;
Feiras livres também poderão funcionar, desde que em local aberto e com distanciamento entre as barracas;
Serviços necessários ao funcionamento de indústrias, do setor eletroenergético e dos centros de distribuição, bem como o deslocamento dos seus trabalhadores;
Ainda segundo o decreto, podem funcionar normalmente os terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários; os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; delivery de farmácia e atividades profissionais de transporte de privado de passageiros;
procedimentos cirúrgicos a serem realizados em clínicas e estabelecimentos que funcionem exclusivamente como hospital dia;
procedimentos cirúrgicos eletivos oncológicos e cardiológicos.
 
Veja o que pode e o que não pode no transporte
Ônibus metropolitanos e o metrô deverão encerrar as operações das 20h30 às 5h, de sexta a segunda;
Transporte aquaviário metropolitano (ferry boat e lanchinhas) funcionam até a sexta (26), às 20h30, e só retomam a operação na segunda (1º) a partir das 5h, portanto, não funcionam no final de semana;
Os ônibus intermunicipais poderão circular normalmente.
 
Informações do G1 

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Feira de Santana registra mais 75 novos casos de Covid-19 nesta quinta (25/02)

 

Hospital de campanha

 Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19, nas últimas 24h. Até agora são exatamente 24.321 pacientes recuperados, índice que representa 96,2% dos casos confirmados. Enquanto isso, 173 exames foram negativos e 75 positivos. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 90 pacientes internados no município e 496 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (25).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA
25 de fevereiro de 2021
 
Casos confirmados no dia: 75
Pacientes recuperados no dia: 122
Resultados negativos no dia: 173
Total de pacientes hospitalizados no município: 90
Óbito comunicado no dia: 0
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
NÚMEROS TOTAIS
 
Total de pacientes ativos: 496
Total de casos confirmados no município: 25.277 (Período de 06 de março de 2020 a 25 de fevereiro de 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 406
Total de recuperados no município: 24.321
Total de exames negativos: 36.749 (Período de 06 de março de 2020 a 25 de fevereiro de 2021)
Aguardando resultado do exame: 751
Total de óbitos: 460
 
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
Total de testes rápidos realizados: 21.649 (Período de 06 de março de 2020 a 25 de fevereiro de 2021)
Resultado positivo: 3.876 (Período de 06 de março de 2020 a 25 de fevereiro de 2021)
Em isolamento domiciliar: 16
Resultado negativo: 17.773 (Período de 06 de março de 2020 a 25 de fevereiro de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).