Grandes aglomerações de pessoas comemorando a vitória do Flamengo no domingo (21), na Rua São Domingos em Feira de Santana, mostram a necessidade da ampliação do Toque de Recolher para às 20h. Pessoas sem máscaras, se divertindo como se os hospitais não estivessem com 100% dos leitos lotados e quase 500 mortos só na cidade.
Em todo o estado, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou pelo terceiro dia consecutivo o maior número de pacientes internados em UTIs para covid-19 desde o início da pandemia. São 890 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia.
Ao Acorda Cidade, Camilo Cerqueira, chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou que a polícia militar juntamente com as demais equipes de fiscalização realizou um trabalho de conscientização e dispersou a aglomeração. Segundo ele, as equipes já se preparam principalmente para as providências a serem tomadas na próxima quinta-feira, quando haverá novo jogo do Flamengo.
“É muito difícil porque o cidadão se acha no direito de aglomerar por qualquer motivo que seja essa aglomeração, mas quero frisar que as pessoas que querem descumprir o decreto municipal e insistem a ficar à margem da lei, porque decreto tem força de lei, tomem cuidado porque medidas serão tomadas e na próxima quinta-feira (que terá outro jogo do Flamengo), já estamos em estudos para tomar algumas providências para as pessoas que insistem em fazer carreatas e comemorações. Façam suas comemorações em suas casas, sem prejudicar o próximo”, declarou.
O major PM Lobão, que avaliou a atuação das equipes como muito positiva, chama atenção do Conselho Tutelar para os pais que estão levando crianças para essas aglomerações.
Vale ressaltar que a transmissão de jogos esportivos em estabelecimentos é proibida por decreto municipal, que será prorrogado por mais 15 dias, a partir de hoje (22).
Toque de Recolher a partir das 20h
O Governo do Estado decidiu ampliar o horário do toque de recolher devido ao aumento da ocupação de leitos UTIs Covid-19, que atingiu a taxa de 80% no domingo (21). A restrição na circulação de pessoas nas ruas passa a valer das 20h às 5h e envolve 381 cidades baianas, até o próximo dia 28 de fevereiro. A região oeste é a única exceção.
De acordo com o decreto, o atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcoólicas será encerrado às 18h. Apenas o delivery de alimentos fica permitido até as 23h. Já o transporte pode funcionar até as 20h30.
Informações do Acorda Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário