Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sábado, 31 de julho de 2021

Mais 30 casos de Covid-19 foram registrados em Feira de Santana neste sábado (31/07)

 

Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos dois dias. O município atingiu a marca de 43.210 curados da doença, índice que representa 88,4% dos casos confirmados. Enquanto isso, mais 59 exames foram negativos e 30 positivos. 

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 17 e 27 de julho que estavam aguardando resultado do laboratório. 
 
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 75 pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde neste sábado (31/07).
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que o sistema utilizado para o acompanhamento dos pacientes infectados pela Covid-19, em Feira de Santana, não está contabilizando a quantidade correta de pacientes recuperados, ocasionando acúmulo no quantitativo de pacientes em isolamento e ativos. 
Até a solução e atualização do sistema, a divulgação dos casos ativos será acompanhada pelos dados da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
*NÚMEROS DESTE SÁBADO* 
31 de julho de 2021
 
Casos confirmados no dia: 30
Pacientes recuperados no dia: 42
Resultados negativos no dia: 59
Total de pacientes hospitalizados no município: 75
Óbito comunicado no dia:0
 
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
*NÚMEROS TOTAIS*
 
Total de pacientes ativos: 31 (Dados da Sesab)
Total de casos confirmados no município: 48.855 (Período de 06 de março de 2020 a 31 de julho de 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 4.625
Total de recuperados no município: 43.210
Total de exames negativos: 64.958 (Período de 06 de março de 2020 a 31 de julho de 2021)
Aguardando resultado do exame: 173
Total de óbitos: 945
 
*INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS*
 
Total de testes rápidos realizados: 25.095 (Período de 06 de março de 2020 a 31 de julho de 2021)
Resultado positivo: 4.860 (Período de 06 de março de 2020 a 31 de julho de 2021)
Em isolamento domiciliar: 11
Resultado negativo: 20.235 (Período de 06 de março de 2020 a 31 de julho de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para Covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Bahia registra 1.396 novos casos de Covid-19 e mais 33 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.396 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.543 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico deste sábado (31/07) também registra 33 óbitos. 

Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.193.689 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.161.864 já são considerados recuperados, 6.075 encontram-se ativos e 25.750 tiveram óbito confirmado.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.440.257 casos descartados e 231.634 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 51.423 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 
 
Vacinação
Com 6.329.978 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.546.390 receberam também a segunda aplicação, e mais 249.583 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas deste sábado, a Bahia já vacinou 59,01% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. 
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

'Caixa misteriosa' de navio nazista aparece em praia da Bahia

 

'Caixa misteriosa'

 Era início da manhã de terça-feira, dia 27 de julho, quando a tranquilidade habitual da Praia de Santo Antônio, em Mata de São João, litoral norte da Bahia, se quebrou. Acostumado a acordar cedo e logo olhar para o mar, Antônio Silva* estranhou uma aglomeração que se formava na areia. A cisma aumentou quando uma viatura da Polícia Ambiental chegou para averiguar a situação. A causadora de tamanho fuzuê estava no centro da rodinha de curiosos: uma caixa misteriosa que a maré havia trazido naquela manhã.

“É um baú do tesouro”, teorizou uma das testemunhas. “Que nada! É só um pedaço de madeira”, retrucou um mais cético. “Rapaz, nem uma coisa nem outra: isso só pode ser maconha”, especulou, esperançoso, um banhista que passava pelo local. Mas, ninguém ali chegou nem perto da verdadeira origem do fardo pesando mais de 200 quilos: nem tesouro, nem maconha e nem madeira. O material é parte da carga de um navio nazista afundado no dia 4 de janeiro de 1944, em plena Segunda Guerra Mundial.
 
Sem saber do que se tratava a tal caixa, ninguém ousou tocar o objeto. Só mesmo a chegada das autoridades encorajou os curiosos, que se aproximaram e perceberam que se tratava de borracha. Restava, agora, tirá-lo dali e descobrir qual era  origem - tarefa, aliás, difícil.
“Pegaram até um carrinho de mão, mas não conseguiram movê-lo do lugar”, relatou Antônio Silva. Segundo ele, até a manhã desta sexta-feira (30), a peça ainda não tinha sido retirada do local onde a maré a deixou.
 
Mesmo assim - e à distância - uma explicação começou a se desenhar. Ela envolve nazistas, armas, piratas e até o óleo que contaminou as praias do litoral nordestino em 2019 Quem desvendou o mistério foi o oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
Não é a primeira vez que objetos como o fardo de borracha encontrado na Praia de Santo Antônio aparece no litoral. Desde agosto de 2018, fardos parecidos foram encontrados em praias do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e até na Flórida, nos Estados Unidos.
 
Na época, o povo achou estranho, mas ninguém foi a fundo averiguar de onde aquilo tinha surgido. Mas tudo mudou em agosto de 2019, quando manchas de óleo começaram a aparecer nas mesmas praias em que os fardos foram encontrados um ano antes.
“Pensamos que poderia haver alguma ligação entre esses dois fatos”, relembra Carlos Teixeira.
 
Pesquisadores deram uma olhada em um dos fardos encontrados e notaram um detalhe que, antes, tinha passado despercebido: uma inscrição dizendo “Made in Indochina”. O problema é que essa colônia francesa foi desfeita em 1954, dando lugar a países como Laos, Camboja e Vietnã. Ou seja: o que quer que fossem os objetos, eles tinham sido produzidos há, ao menos, 65 anos.
 
Intrigado, o professor resolveu pesquisar mais para entender o que uma borracha indochinesa fazia no litoral nordestino. Após algumas horas na frente do computador, Carlos encontrou um vídeo de 1944 que mostrava pescadores recolhendo objetos parecidos nas águas nordestinas. Os fardos em questão eram a carga de um navio do Exército Nazista que foi afundado no dia 4 de janeiro daquele ano, no auge da Segunda Guerra Mundial.
 
SS Rio Grande
Em um artigo, o professor Carlos Teixeira explica o episódio. Segundo ele, manter o Exército Nazista, uma das maiores máquinas de guerra da história, não era tarefa fácil e demandava muitos recursos. A borracha, usada nos pneus e armas, não era produzida no território alemão e precisa ser importada de lugares como a Indochina.
 
Só que percorrer os 10 mil quilômetros que separavam esses países não era tarefa fácil. Para isso, os alemães utilizavam navios chamados “Blockade Runners”, que eram ágeis e conseguiam furar os bloqueios marítimos feitos pelos Aliados. Também costumavam usar rotas alternativas, contornando a América do Sul e chegando à Europa pelo Oceano Atlântico.
Embarcação foi construída em 1939 (Foto: Reprodução)
 
Mas nem sempre a estratégia dava certo e, naquele 4 de janeiro de 1944, o SS Rio Grande - o navio alemão usava um nome em português para confundir os inimigos - foi interceptado pelo contratorpedeiro USS Jouett e pelo cruzador USS Omaha no mar entre Natal e a Ilha de Ascensão, no nordeste do Brasil, ponto estratégico para os Aliados - rivais dos nazistas.
 
Os alemães tentaram fugir, mas foram abatidos pela Marinha Americana. Uma pessoa morreu, 71 ficaram feridas e o navio, junto com sua carga, foi parar a 5,7 mil metros de profundidade - e lá ficou até agosto de 2018.
 
Informações e fotos do CORREIO 24 HORAS 

Prefeitura acaba com festa clandestina no Asa Branca

 

Pelos menos 100 pessoas estavam aglomeradas

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) acabou com uma festa no bairro Asa Branca, na noite desta sexta-feira, 30, por descumprir as recomendações das autoridades de saúde para conter a disseminação do coronavírus. Pelo menos 100 pessoas estavam aglomeradas em um espaço particular para eventos.

Após encerrada, todos receberem recomendações sobre as medidas de segurança devido à pandemia e foram orientados a dispersarem do ambiente onde ocorria a festa clandestina.

A Prefeitura de Feira reitera que a ação integrada da FPI de fiscalização continua por toda a cidade identificando e coibindo o descumprimento do horário de funcionamento do Toque de Recolher (00h30 às 5h), conforme decreto municipal, que estabelece restrições à circulação noturna.

As medidas foram renovadas pela Prefeitura de Feira e são válidas até a próxima terça-feira, 3. Os estabelecimentos comerciais que descumprirem as normas do decreto poderão ser interditados com a suspensão de suas atividades, bem como a cassação dos respectivos alvarás de funcionamento.

Denúncias também podem ser feitas ligando para 190 ou 156, bem como acessando o aplicativo Fala Feira 156.

Estádios, campos de futebol e espaços esportivos vão passar por manutenção

 

Melhorias fazem parte do planejamento da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer 

Equipamentos públicos destinados ao esporte e lazer em Feira de Santana, como estádios, campos de futebol e entre outros vão passar por manutenção. A informação é do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro.
 
São no total 120 equipamentos e, de acordo com o secretário da pasta, com a chegada do período chuvoso a necessidade de manutenção aumentou.



"Alguns equipamentos são apenas manutenções simples, como aparar a grama, mas outros vão necessitar de uma intervenção mais incisiva", explica Jairo Carneiro.

Bahia receberá 494.470 doses de vacina contra Covid-19 neste sábado (31/07)

 

Mais 224.200 doses de vacinas contra a Covid-19 chegarão à Bahia neste sábado (31/07). O avião trazendo os imunizantes está programado para pousar no aeroporto de Salvador às 15h. A carga, toda ela de Coronavac, será a segunda remessa que a Bahia receberá neste sábado. 

A primeira, com 270.270 doses de vacinas produzidas pela Pfizer/BioNTech, tem previsão de chegada às 9h35. A remessa da Coronavac será destinada para primeira e segunda aplicações, enquanto que a da Pfizer/BioNTech será destinada para a primeira aplicação.
 
As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado e devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios ainda neste fim de semana. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.
 
Com as remessas deste sábado, a Bahia chegará ao total de 11.329.910 doses de vacinas recebidas, sendo 4.033.900 da Coronavac; 5.586.900 da AstraZeneca/Oxford; 1.454.310 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Com 75 pacientes hospitalizados, SMS registra mais 50 casos de Covid-19 nesta sexta em Feira

 

Hospital de Campanha

 Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19, nas últimas 24h. O município atingiu a marca de 43.168 curados da doença, índice que representa 86,4% dos casos confirmados. Enquanto isso, 102 exames foram negativos e 50 positivos. O número de pacientes internados reduziu de 87 para 75.

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 17 e 27 de julho que estavam aguardando resultado do laboratório. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (30/07).
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que o sistema utilizado para o acompanhamento dos pacientes infectados pela Covid-19, em Feira de Santana, não está contabilizando a quantidade correta de pacientes recuperados, ocasionando acúmulo no quantitativo de pacientes em isolamento e ativos. 
Até a solução e atualização do sistema, a divulgação dos casos ativos será acompanhada pelos dados da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
*NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA* 
30 de julho de 2021
 
Casos confirmados no dia: 50
Pacientes recuperados no dia: 39
Resultados negativos no dia: 102
Total de pacientes hospitalizados no município: 75
Óbito comunicado no dia:0
 
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
*NÚMEROS TOTAIS*
 
Total de pacientes ativos: 33 (Dados da Sesab)
Total de casos confirmados no município: 48.825 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de julho de 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 4.637
Total de recuperados no município: 43.168
Total de exames negativos: 64.899 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de julho de 2021)
Aguardando resultado do exame: 262
Total de óbitos: 945
 
*INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS*
 
Total de testes rápidos realizados: 25.095 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de julho de 2021)
Resultado positivo: 4.860 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de julho de 2021)
Em isolamento domiciliar: 11
Resultado negativo: 20.235 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de julho de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para Covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Hospital da Mulher incentiva a doação de leite humano

 

Semana do Aleitamento com a realização de palestras

“Proteger a Amamentação. Uma responsabilidade de todos” é o tema da 30ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, que será promovida pela Prefeitura, por meio do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), entre os dias 1º e 31. As atividades são em alusão ao “Agosto Dourado”, mês de conscientização e promoção do leite materno.

Para abrir a programação, neste domingo, às 10h, o Banco de Leite Humano (BLH) vai doar enxovais e produtos de higiene aos dois primeiros bebês nascidos em agosto, no Hospital da Mulher.

A partir do 2° dia, as ações vão envolver as gestantes e puérperas internadas e acompanhadas pelo Método Canguru e do pré-natal de risco, a fim de despertar a importância do aleitamento materno e lembrar o Dia Mundial da Amamentação – 1º de agosto.

A programação seguirá com a realização de palestras on-line, tendo a participação de profissionais e estudantes da área de saúde. As atividades serão encerradas no dia 31, com a entrega da placa de Mãe Doadora de Leite materno em 2020.

 “O intuito da programação especial em alusão ao Agosto Dourado é incentivar a amamentação. Através de ações educativas buscamos também conscientizar as mães a doarem o leite”, afirmou a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.  

Desde 2014, o Hospital da Mulher é reconhecido com o título de “Padrão Ouro” por cumprir os dez passos para o sucesso do aleitamento materno estabelecidos e definidos pela Organização Mundial de Saúde e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

DOAÇÕES

Atualmente, o Banco de Leite Humano é abastecido com doações de 190 mães, que produzem o alimento em excesso. O alimento é coletado no próprio hospital ou na residência.

“Doar leite materno é um ato de amor e essencial para salvar a vida de prematuros, além de contribuir para o desenvolvimento da criança”, considera a coordenadora do Banco de Leite, Nadja Vieira.

Ela destaca que entre janeiro e junho deste ano, foram coletados 332 litros de leite humano e distribuídos 376 litros, através das 997 doadoras externas. Também foram realizadas 1.343 visitas domiciliares, 2.143 atendimentos em grupo e 2.043 atendimentos individuais.

Idosos do Centro de Convivência Dona Zazinha comemoram o dia dos avós

 

Ação faz parte do planejamento de retorno às atividades presenciais

O dia dos avós, celebrado em 26 de julho, foi comemorado com muita alegria e diversão no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha nesta sexta-feira, 30. 

Aula de zumba, bolero e apresentação de cancan marcaram a programação que faz parte do planejamento de retorno às atividades presenciais. 

"Estamos promovendo atividades presenciais pelo menos uma vez por semana, na tentativa de retornar definitivamente. Todos os idosos já estão vacinados com a primeira e segunda dose e estamos seguindo os protocolos sanitários que são exigidos. Inclusive nosso espaço tem capacidade de receber 300 pessoas, mas estamos apenas com 40", explica Tilda Brasileiro, coordenadora do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha. 

Aos 74 anos, a aposentada Neuza Rocha celebrou o dia dançando. Ela afirma que há quatro anos participa das atividades e que está sentindo muita falta, apesar de interagir com as atividades virtuais. 

"Essa ação está fazendo com que a gente se sinta bem, porque estamos confinados em casa desde o começo da pandemia. Então estou muito ansiosa para esse retorno", destacou. 



Ainda de acordo com a aposentada, suas atividades favoritas são o samba de roda, atividade física e aulas de violão, teclado e informática.



Sábado tem segunda dose contra Covid na UBS Caseb I

 

Imunização acontece das 8h às 12h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue vacinando contra a Covid-19 neste sábado, 31. Desta vez, a aplicação somente da segunda dose ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caseb I - localizada na rua Japão, S/N, Caseb. A imunização acontece das 8h às 12h para aqueles que estão no período recomendado. 

Para receber o imunizante é preciso apresentar a caderneta de vacinação com registro de aplicação da primeira dose, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento de locação.

Feira de Santana registra recorde de recuperados e redução de 64% de novos casos da Covid

 

Diferente do que era esperado após o período junino, Feira de Santana vem apresentando redução dos casos diagnosticados da Covid-19. No mês de junho foram registrados 5.798 casos, enquanto em julho – até esta quinta-feira, 29 – foram 2.052, o que representa uma queda de 64%.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município também alcançou número recorde de recuperados em julho. Já são 4.576 pessoas que conseguiram superar a doença. Além disso, a taxa de óbito é uma das dez menores do Brasil, índice de 1,81%.

Segundo a infectologista e coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, essa redução é resultado do avanço da vacinação contra a doença – iniciada em janeiro. Já são 257.313 pessoas que receberam a primeira dose da vacina.  Entre elas, mais de 100 mil pessoas imunizadas com as duas doses necessárias. Outras 7.296 com a dose única.
 
“Apesar de termos motivos para comemorar, é importante destacar que as medidas sanitárias sejam mantidas. As pessoas devem continuar usando a máscara e higienizando as mãos, assim como mantendo o distanciamento social. A pandemia ainda não acabou, o vírus continua circulando”, alerta a infectologista.  

Cursos profissionalizantes vão proporcionar mais oportunidades de emprego a estudantes da EJA

 

Duzentos estudantes garantiram vagas nos cursos

Oportunidade. A palavra descreve bem o que representa os cursos profissionalizantes para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na iniciativa que é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. O início da qualificação para os alunos que fizeram inscrição aconteceu na tarde desta quarta-feira, 29, com aula inaugural, na Escola Municipal Antonio Eloi da Costa, no bairro Baraúnas. Duzentos estudantes garantiram vagas nos cursos.

“Para mim, esta é uma nova oportunidade tanto de emprego quanto de superação pessoal. É a chance de mostrar para as pessoas que podemos ser alguém na vida e mostrar que nunca é tarde para estudar”, afirma a estudante Ana Vitória Cortez, da Colombia, que veio morar em Feira de Santana há dois anos; ela é aluna da Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos.

O curso que Ana escolheu foi o de Cuidador de Idosos. Ela já atende a uma idosa, mas não tem formação técnica, então, a capacitação acabou se tornando o ensejo perfeito para sua atuação profissional.  

“Agora posso me certificar e ter melhores oportunidades de emprego e de salário. Isso, aliado ao fato de que em breve vou terminar o Ensino Fundamental, que é essencial em qualquer área.  Quem sabe no futuro posso fazer enfermagem, me aperfeiçoar ainda mais no cuidado com as pessoas”, planeja a estudante.


 CURSOS SÃO MINISTRADOS PELO SENAC

A formação profissional é oferecida pela Seduc e as aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, em três escolas da Educação Municipal: além do Antonio Elói, no Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim, que fica no centro; e Ana Brandoa, no Tomba.

Todo o curso e materiais didáticos são gratuitos. A formação foi oferecida inicialmente aos estudantes do estágio cinco da EJA – que equivale ao Ensino Fundamental Anos Finais.

“Ao final da qualificação os estudantes terão certificação válida em todo o território nacional. São 200 novas oportunidades que foram distribuídas entre formações técnicas para porteiro e vigia, promotor de vendas, recepcionista e cuidador de idosos”, destaca Angélica Dias, gestora do Senac em Feira de Santana.

“Escolhemos estes cursos porque o mercado de atuação nestas áreas está sempre em crescimento no país, apesar da pandemia. É a abertura de caminhos para os nossos estudantes que terão melhores resultados e posicionamento de mercado a partir do acesso a uma formação reconhecida em todo o Brasil. O conhecimento é algo que ninguém nos tira”, orientou a professora Anaci Paim, secretária de Educação durante a aula inaugural.

MAIS VAGAS

A expectativa da Seduc é oferecer um número maior de vagas a partir de agosto com a criação de novas turmas, explicou a professora Rosana Falcão, diretora do Departamento de Ensino. Além das especialidades citadas, outras áreas profissionais serão adicionadas.

A diretora regional do Senac na Bahia, Mariana Almeida, deu as boas vindas aos estudantes e garantiu que há boas opções no mercado de trabalho para aqueles que buscam qualificação.

“Desejamos que os alunos tenham a melhor formação e que sejam felizes em suas escolhas nos futuros empregos”, aposta. A superintendente de Educação Profissional Senac, Ana Rita Andrade, também visitou os cursos.



quinta-feira, 29 de julho de 2021

Procuradoria recorre da decisão do TCM e considera denúncia baseada em mentiras

 

Prefeitura continua administrando a coleta do lixo

A Prefeitura de Feira de Santana esclarece que solicitou ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que reconsidere a decisão que suspende o contrato entre a administração municipal e a empresa Sustentare Saneamento S/A, responsável pela limpeza pública e coleta de lixo. “
 
"Essa é uma decisão baseada em mentiras repassadas de má fé para o TCM e nós já apresentamos a realidade dos fatos para desmascarar essa denúncia”, afirma o procurador geral, Moura Pinho. Diante disso, ele assegura que a Prefeitura continuará administrando a coleta e a destinação do lixo. 
 
"Não temos dúvidas que a decisão do TCM vai ser inteiramente revertida e o contrato com a empresa Sustentare continuará sendo executado normalmente”, afirma. 
 
Moura Pinho ressalta ainda que o Município já provou, anteriormente, ser improcedente a reclamação da empresa Construsete Construtora Ltda a respeito do processo licitatório. 
 
"A denúncia, inclusive, é objeto do mandado de segurança impetrado há menos de um mês pela mesma empresa que, inicialmente, teve liminar concedida em seu favor. Porém, a liminar foi revogada tão logo o juiz teve acesso às razões do município, que demonstrou serem falsas as alegações invocadas", explica.

Feira de Santana supera a marca de 43 mil recuperados da Covid-19

 

 
Feira de Santana supera a marca de 43 mil recuperados da Covid-19. Até agora, são exatamente 43.129 pacientes curados da doença, índice que representa 88,4% dos casos confirmados. Além disso, nas últimas 24h foram registrados 189 exames negativos para o vírus e 70 casos positivos. 

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 16 e 26 de julho que estavam aguardando resultado do laboratório. 
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 87 pacientes internados no município.O informativo também confirma mais quatro mortes - a maioria dos óbitos mencionados não são referentes à data de hoje e sim de dias anteriores. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (29).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que o sistema utilizado para o acompanhamento dos pacientes infectados pela Covid-19, em Feira de Santana, não está contabilizando a quantidade correta de pacientes recuperados, ocasionando acúmulo no quantitativo de pacientes em isolamento e ativos. 


Até a solução e atualização do sistema, a divulgação dos casos ativos será acompanhada pelos dados da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA 
29 de julho de 2021
 
Casos confirmados no dia: 70
Pacientes recuperados no dia: 656
Resultados negativos no dia: 189
Total de pacientes hospitalizados no município: 87
Óbitos comunicados no dia: 4
Datas dos óbitos: 16/06, 22/07, 27/07 e 29/07
 


A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
NÚMEROS TOTAIS
 
Total de pacientes ativos: 22 (Dados da Sesab)
Total de casos confirmados no município: 48.775 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de julho de 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 4.614
Total de recuperados no município: 43.129
Total de exames negativos: 64.797 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de julho de 2021)
Aguardando resultado do exame: 194
Total de óbitos: 945
 
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
 
Total de testes rápidos realizados: 25.089 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de julho de 2021)
Resultado positivo: 4.858 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de julho de 2021)
Em isolamento domiciliar: 10
Resultado negativo: 20.231 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de julho de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para Covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Primeira dose contra Covid-19 para pessoas até 33 anos na UniFTC, nesta sexta

 

Feira de Santana recebeu mais 2.946 doses de vacinas

Feira de Santana recebeu mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 hoje, 29. Dessa forma, será possível continuar a vacinação para pessoas com 33 anos ou nascidas até o ano de 1988, de gestantes e puérperas até 45 dias. No entanto, a quantidade de doses recebidas, 2.946 não é suficiente para ampliar o público-alvo.

Nesta sexta-feira, 30, a aplicação da primeira dose será realizada exclusivamente na UniFTC, das 8h às 13h. Para ser vacinado é obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

SEGUNDA DOSE

Também será realizada a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Para receber a complementação do imunizante é preciso apresentar a caderneta de vacinação com registro de aplicação da primeira dose, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento de locação.

Prefeito vai tentar ampliar prazo de carência para donos de boxes do Cidade das Compras

 

Prefeitura levará as demandas ao Consórcio Feira Popular

Uma comissão de representantes do Shopping Cidade das Compras, o Shopping Popular, foi recebida na manhã desta quinta-feira, 29, pelo prefeito Colbert Filho, no Paço Municipal Maria Quitéria. Entre as solicitações apresentadas, a possibilidade de mais um prazo de carência no aluguel dos espaços de comercialização. 

O prefeito afirmou que vai levar a demanda ao Consórcio Feira Popular, uma vez que o empreendimento é resultado de uma PPP (Parceria Público Privada). 

“Entendemos que a economia ainda não melhorou e devemos compreender a situação dos comerciantes. Portanto, iremos propor esse adiamento no pagamento dos aluguéis dos boxes, mas depende do consenso junto ao Consórcio Feira Popular”. 

Durante o encontro também foi discutida a instalação de alguns serviços, como uma unidade do Bolsa Família, PROCON e a Casa do Trabalhador. Ainda foi sugerida a possibilidade de implantar um ponto de ônibus para embarque e desembargue de passageiros do transporte urbano nas proximidades do Cidade das Compras. 



“A construção da 64ª CIPM, no Centro de Abastecimento, vai levar mais segurança para a região. Pretendemos também transferir a base descentralizada do SAMU, que atualmente está na Prefeitura, para o empreendimento. Isso vai dar celeridade às ocorrências na Rua Nova e demais proximidades”, pontuou o prefeito.

Aprovados em REDA são convocados para curso de formação do Sistema Único de Assistência Social

 

Publicação consta no Diário Oficial Eletrônico 

Aprovados em cadastro de reserva no processo seletivo 001/2019 da Prefeitura de Feira estão convocados, por ordem de classificação, a se inscreverem no curso de formação destinado às atividades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A publicação consta na edição de hoje, 29, do Diário Oficial Eletrônico do município. 
 
Os candidatos deverão comparecer no anexo da Igreja do Avivamento Bíblico (Av. Senhor dos Passos, 26, Centro - Feira de Santana, Bahia), de 30 de julho a 5 de agosto de 2021, das 9h às 11h e das 14h às 16h, para entrega de documentação obrigatória para matrícula no curso de formação. 
 
O preenchimento de vagas é destinado a técnico em nível superior nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Educador Social, Economia, Contabilidade, além de motorista (nível médio), sob Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Todas as vagas são destinadas exclusivamente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).
 
“Os convocados vão atuar na área de assistência social nos CRAS, CREAS, Centro Temporário de Acolhimento, bem como na área administrativa”, afirma o secretário da pasta, Antônio Carlos Borges Júnior.
 
De caráter eliminatório, serão considerados aprovados os que obtiverem aproveitamento mínimo de 80% em todas as etapas do curso de formação. A data e o local ainda serão divulgados pela Sedeso. 
 
Confira o edital.
    

Palco Online tem programação nesta sexta e sábado (31/07)

 

Tudo isso transmitido pelo perfil @funtitec, no Instagram, a partir das 17h

A programação de atividades culturais é garantida com o projeto Palco Online, da Prefeitura de Feira nesta sexta (30) e sábado (31). Estes são os últimos eventos em comemoração ao 16º aniversário da Fundação Municipal De Tecnologia Da Informação, Telecomunicação E Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec). Tudo isso transmitido pelo perfil @funtitec, no Instagram, a partir das 17h.

Na sexta-feira, será divulgada a entrevista com o professor Itamar Silva, oficineiro do programa Arte de Viver. Em seguida apresentação de ginástica rítmica, pela professora Avany Vaz.

No dia 31, a programação conta com pronunciamento do presidente da Funtitec, Antonio Carlos Coelho, e apresentação musical “Aqui só toca Gonzagão”, pelo professor Roberval Barreto.

Após estas atividades, o projeto Palco Online entrará em recesso, com previsão de retorno na segunda quinzena de agosto.

Em um dia, CRAS Itinerante registra 103 atendimentos no Campo do Gado Novo

 

Serviços socioassistenciais serão levados aos moradores até amanhã

Somente no primeiro dia no Residencial Campo Belo, no Campo do Gado Novo, o CRAS Itinerante contabilizou 103 atendimentos. Os serviços socioassistenciais foram levados aos moradores nesta quarta-feira, 28, e prosseguem até sexta-feira, 30.

Entre os atendimento, 20 atualizações no CadÚnico, 40 atendimentos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e mais três novos cadastros. Os serviços são assegurados por uma equipe de orientadores, assistentes sociais e psicólogo.   


Nesse primeiro dia de ações, vinte pessoas participaram pela primeira vez do curso de primeiros socorros e combate a incêndios promovido em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Habitação.

Próxima localidade

Na próxima semana, o CRAS Itinerante será levado ao distrito da Matinha entre quarta, 4, e sexta-feira, 6. O projeto já contemplou os moradores de Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu, bem como os bairros Asa Branca e São João do Cazumbá.


“São localidades que os moradores apresentam dificuldade de acesso ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do território de abrangência. Desta forma, a Prefeitura está assegurando os serviços de forma facilitada”, afirma o coordenador do Cras Itinerante, Rafael Estrela.