As secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social articularam juntas atividades
Diversas ações com o intuito de reaproximar estudantes da escola, mesmo que funcionando em outros formatos, acontecem durante esta semana com o objetivo de marcar o Dia D da campanha Busca Ativa Escolar, que transcorreu na última quarta-feira, 21. As secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social articularam juntas atividades para colocar em prática a estratégia idealizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, a qual é reforçada pela gestão municipal no plano local.
O objetivo é reintegrar o estudante que, por qualquer motivo, abandonou a escola ou não mantém nenhum tipo de contato com a instituição. Esta é uma maneira de garantir e valorizar os direitos desses alunos, uma vez que a educação é um direito fundamental estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA.
O dia D foi marcado por uma live no Youtube com representantes de cada secretaria; os profissionais apresentaram os desafios e os casos exitosos da campanha, que teve início em dezembro de 2020. Participaram da transmissão: Carla Goes, assistente social da equipe da Seduc; Thamile Mascarenhas, psicopedagoga da Sedeso; e Alixy Veloso, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde.
As profissionais apresentaram casos que foram identificados pelas equipes como aqueles envolvendo crianças com depressão, em situações de trabalho infantil e de falta de documentação. Todos direcionados para a rede de atendimento e com situações já encaminhadas para solução.
ALÉM DOS MUROS
“Precisamos entender que neste momento a informação precisa sair do âmbito institucional para além dos muros. Por exemplo, um dono de mercadinho pode ser um agente contra a evasão, porque ele conversa com a dona Maria. Então, essa pessoa sabe da importância da escola, da rede, e com certeza passará a informação pra frente”, destacou Carla Goes.
A ludicidade também fez parte do evento ao vivo. O professor Raimundo Samyr, do Programa Música na Escola, cantou e tocou canções com a temática.
“Brincar com as canções é um atrativo. A música é muito importante e vem agregar, pois trabalha o lúdico e o informativo ao mesmo tempo”, explica Samyr.
Para acompanhar tudo que aconteceu na transmissão é só clicar aqui. A live está salva no canal da Seduc no YouTube.
MOBILIZAÇÃO NA CIDADE
Ações educativas foram realizadas nos postos de saúde e Unidades de Saúde da Família, como no caso da USF do Feira IX. Toda a equipe, juntamente com os agentes comunitários de saúde da região, mobilizou-se para orientar quem chegasse ao local.
“Precisamos mobilizar pais, familiares, a comunidade em geral para combatermos o abandono e a evasão escolar. Essas ações são de extrema importância”, afirma a enfermeira Larissa Carneiro, da Unidade de Saúde da Família do Feira IX.
Os CRAS e CREAS também participaram do dia D. No CRAS da Pampalona, território I, aconteceu uma roda de conversa sobre a relevância dos estudantes matriculados frequentarem regularmente as escolas, mesmo que de forma remota. Participaram moradores da região, a equipe da unidade e um funcionário da Escola Municipal Doutor Rubens de Carvalho.
“Foi uma manhã bastante prazerosa e participativa. Ter esse canal direto de escuta com a comunidade é essencial para alcançarmos nossos objetivos”, ressalta Helena Carla, pedagoga técnica verificadora da unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário