Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 31 de maio de 2022

Na Bahia nas últimas 24 horas foram registrados 493 casos de Covid-19 e mais 3 óbitos

 


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 493 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%), 374 recuperados (+0,02%) e mais 3 óbitos. Dos 1.548.992 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.518.295 já são considerados recuperados, 759 encontram-se ativos e 29.938 tiveram óbito confirmado.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
 
O boletim epidemiológico desta terça-feira (31/05) contabiliza ainda 1.882.808 casos descartados e 335.207 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça.
Na Bahia, 63.434 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
 
Vacinação
Até o momento temos 11.613.104 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.686.134 com a segunda dose ou dose única, 5.857.740 com a dose de reforço e 231.621 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 940.146 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 485.948 já tomaram também a segunda dose.

Nova CNH: Bahia começa a emitir documento atualizado a partir de quarta (01/06)

 

Nova CNH

 A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em Bahia a partir de quarta-feira (01/06), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Apesar disso, não há necessidade de troca imediata para quem já tem o documento na versão anterior.

Os motoristas devem receber a CNH no formato atualizado à medida que precisarem renová-la, pedirem uma segunda via ou mudarem algum dado.
 
A mudança ocorre a partir de uma decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886.
 
O documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos. "A escolha fica à critério do condutor", diz a resolução.
 
Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, as novas características vão garantir ao condutor maior segurança com a padronização internacional.
 
“Estamos com tudo pronto para a impressão do novo modelo. Realizamos os testes e, a partir de agora, só vamos imprimir o modelo novo. Mas não há necessidade de emitir uma nova CNH, apenas os novos condutores ou o cidadão que necessitar da segunda via. Esse será um processo gradual e progressivo”, disse.
Novo modelo
A nova CNH terá elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. Também será possível usar o nome social e filiação afetiva do condutor no documento.
 
“A nova CNH conta com padrões avançados de segurança, com o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta. Também teremos o QR code e o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, destaca o diretor de Habilitação do Detran-BA, Francisco Américo.
 
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro. A nova CNH tem predominância das cores verde e amarelo, e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir.
 
A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo, além de informações sobre exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.
Foi ainda incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
O documento também vai apontar se o motorista tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra "D".
 
A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

Aguardam por regulação 46 pacientes em Feira de Santana

Do total, 18 pacientes estão somente na UPA Queimadinha

Em Feira de Santana 46 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais esperando a transferência para uma unidade hospitalar até esta terça-feira, 31. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

Na UPA da Queimadinha, a paciente N. A. S., 80 anos, aguarda transferência há 16 dias para tratar um Endocardite. Na mesma unidade, a paciente I. M. O. C., também de 80 anos, aguarda há 25 dias regulação para tratar de problemas respiratórios.

No total, 18 pacientes estão na UPA Queimadinha, 9 na UPA Mangabeira e 19 nas policlínicas da Rua Nova, George Américo, São José, Tomba, Feira X e Parque Ipê.

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.



Foto: ACM 

Adolescentes podem ser vacinados com a dose de reforço contra a Covid

 

A partir desta terça-feira, 31,adolescentes de 12 a 17 anos de idade podem tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19. A vacinação está disponível para aqueles que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses.  
 
Para receber a segunda dose é preciso, além de estar no período recomendado pelo Ministério da Saúde, apresentar RG, CPF, cartão do SUS, caderneta de vacinação (com registro das duas doses) e comprovante de residência.
 
Serão utilizados os imunizantes da Pfizer e Coronavac, conforme disponibilidade nas unidades de saúde. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), localizadas nas zonas urbana e rural, de segunda a sexta-feira.

 
Confira os locais e horários de vacinação:
 
A vacinação acontece nas Unidades de Saúde da Família da sede CSU, Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo Limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI - I e II, Panorama I e II, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, Expansão do Feira IX-I, Viveiros, Feira X-III e IV, das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.
 
Também haverá imunização em todas as Unidades de Saúde da Família dos distritos: Alecrim Miúdo, Alto do Rosário 1 e 2, Bonfim de Feira, Candeal, Fulô, Galhardo, Jenipapo, Humildes 1, Humildes 2, Ipuaçu, Jaguara 1 e 2, Jaíba, Limoeiro, Mantiba, Matinha, Pé de Serra, Rosário, São Cristóvão, São José 1 e 2, Tanquinho de Humildes, Terra Dura e Tiquaruçu, das 8h às 16h e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cassa, Caseb I, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Mangabeira, Serraria Brasil e Subaé a imunização acontece das 8h às 17h.


Arte na Avenida vai movimentar o domingo (05/06)

 

Oportunidade para artesãos expor e vender produtos feitos à mão

Neste domingo, 5, tem mais uma edição do Arte na Avenida. Uma oportunidade para artesãos e pessoas autônomas expor e comercializar produtos feitos artesanalmente, além de ser uma opção de entretenimento para as famílias.

No canteiro central da avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Frei Aureliano e São Domingos, no bairro Capuchinhos, são encontradas pinturas em telas, antiguidades, esculturas em barro, toalhas em crochê, panos de pratos bordados, plantas, entre tantos outros artigos decorativos.

Os interessados em expor podem fazer um cadastro prévio na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) ou, no dia do evento, manter contato com os prepostos do órgão que estarão no local. 

A iniciativa é da sociedade civil com o apoio da Prefeitura de Feira, através da Secel. O evento é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, das 8h às 13h.



segunda-feira, 30 de maio de 2022

Na Bahia nas últimas 24 horas foram registrados 15 casos de Covid-19

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 15 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,001%), 32 recuperados (+0,002%) e mais 9 óbitos. Dos 1.548.499 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.517.921 já são considerados recuperados, 643 encontram-se ativos e 29.935 tiveram óbito confirmado. 

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
 
O boletim epidemiológico desta segunda-feira (30) contabiliza ainda 1.881.479 casos descartados e 334.918 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda. Na Bahia, 63.414 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 



Vacinação
Até o momento temos 11.612.221 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.689.610 com a segunda dose ou dose única, 5.868.017 com a dose de reforço e 218.983 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 938.605 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 479.355 já tomaram também a segunda dose.

Milton Gonçalves, ícone da TV brasileira, morre aos 88 anos

 


O ator e diretor Milton Gonçalves, ícone da TV brasileira, morreu no Rio nesta segunda-feira (30/05), aos 88 anos.

Conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "O bem-amado" (1973), "Pecado capital" (1975) e "Sinhá Moça" (1986), ele morreu em casa por volta de 12h30, segundo a família, por consequências de problemas de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2020.
 
Na ocasião, o ator ficou três meses internado e precisou de aparelhos para respirar. O velório acontecerá nesta terça-feira (31) no Theatro Municipal, no Centro da cidade. O horário ainda não foi divulgado.

Vila Junina será aberta na próxima sexta-feira no Boulevard

 

Produtos típicos da época são feitos por pequenos agricultores do Feira Produtiva

As delícias típicas do período junino, produzidas pelas mãos de pequenos agricultores da zona rural de Feira de Santana, serão levadas para o Boulevard Shopping na próxima sexta-feira, 3.

Cocadas, bolos, sequilhos, beijus, doces e licor, entre tantos outras iguarias que fazem parte do cardápio da época, fresquinhos e com qualidade, serão comercializados com preço justo.


Os produtos serão expostos em barraquinhas no espaço Vila Junina, que ficarão montadas até o dia 26. Também será comercializado no local artesanatos feitos pelas associações comunitárias que fazem parte do projeto Feira Produtiva, da Prefeitura Municipal.


Centro de Zoonoses presta orientações nos bairros sobre cuidados com os pets

 

A partir desta quarta-feira, 1º, os veterinários e demais profissionais do Centro Municipal Controle de Zoonoses (CCZ) vão percorrer os bairros de Feira de Santana no intuito de prestar orientações clínicas sobre as doenças zoonóticas – aquelas transmitidas de animais para humanos – e vermifugação, que livra os animais de vermes intestinais.

O primeiro bairro visitado é o Aviário. A ação acontecerá na Unidade de Saúde da Família Aviário III e IV, das 9h às 15h.

A iniciativa da Prefeitura de Feira pretende ampliar a atuação órgão para a população, levando os veterinários até as comunidades, para que assim sejam sanadas as dúvidas sobre cuidado, tratamento e ações básicas de controle de zoonoses.

“A ideia é estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, informando e cuidando desses animais. Começaremos no Aviário e no dia 2 de junho estaremos no bairro Subaé. Assim seguiremos em outros locais”, explica Mirza Cordeiro, médica veterinária e coordenadora do CCZ.

Policiais e bombeiros da Bahia contarão com centros de atendimentos à saúde

 

Evento

 Servidores das forças de Segurança da SSP (Polícias Militar, Civil, Técnica, além do Corpo de Bombeiros) passarão a contar com Centros de Atenção Biopsicossocial que, inicialmente, serão instalados nas cidades de Ilhéus, Lauro de Freitas e Paulo Afonso. A assinatura da autorização para a implantação das estruturas foi realizada na manhã desta segunda-feira (30/05), pelo secretário da SSP, Ricardo Mandarino, superintendente da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), major Denice Santiago, e gestores da PM, PC, DPT e CBMBA.

Aproximadamente 15 mil servidores que atuam nas regiões Sul, Norte e RMS serão beneficiados pelo projeto idealizado pela Sprev. Os centros ofertarão equipes multidisciplinares compostas por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.
A solenidade também marcou a abertura da ‘Semana Estadual de Valorização do Profissional da Segurança Pública’ com o lançamento da Caravana Biopsicossocial que, de forma itinerante, levará serviços médicos e preventivos, como bioimpedância, aferição de pressão, atenção aos sobrepeso e outras para os municípios de Ilhéus, Catu, Irará, Cachoeira, Jacobina e Lauro de Freitas. Os servidores de Salvador já contam com o projeto Prevenir e Agir promovido pela Sprev em parceria com o Planserv.
 
“É mais uma iniciativa para reforçarmos a atenção que a SSP tem com cada policial e bombeiro que, diariamente, se expõem a riscos e situações delicadas. Eles são merecedores de todo cuidado possível. E, não há dúvidas, que estamos aqui para buscarmos melhores condições para cada um deles”, pontuou a superintendente da Sprev, major Denice Santiago.
 
Reconhecimento
Policiais e bombeiros que atuaram bravamente nas ocorrências das fortes chuvas que atingiram o Sul da Bahia entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022 foram homenageados no evento.
Os 18 condecorados, sendo 10 do CBMBA, 5 da PM, 2 da PC e 1 do DPT, foram indicados por representantes das instituições. Eles receberam as homenagens das mãos do secretário da SSP e dos gestores de cada força.
 
“Durante as ações de resgates, além de trabalharem diretamente em diversos salvamentos, as equipes também ajudaram na distribuição de medicamentos, alimentos, água, roupas, cobertores e móveis. São dignos dessa e de muitas outras homenagens”, declarou o secretário da SSP, Ricardo Mandarino.
 
Fonte: Ascom/SSP

Uefs, Uneb, Uesb e Uesc organizam paralisação unificada nesta terça (31/05)

 

Paralisação

 Nesta terça-feira (31/05), professores/as das universidades estaduais baianas paralisarão as atividades e realizarão atos locais. Aprovada em assembleias, a suspensão é parte do calendário de lutas da campanha salarial da categoria que, atualmente, luta pela retomada da mesa de negociação permanente com o governador Rui Costa e por um reajuste salarial acima da inflação. Com o objetivo de chamar a atenção do governo e dialogar com a sociedade, os quase 280 cursos de graduação, 180 cursos de pós-graduação e 50 mil estudantes que fazem parte do universo da educação superior das quatro instituições – Uneb, Uefs, Uesb e Uesc – estarão com as atividades acadêmicas sem funcionamento por um dia.

Mobilização e motivos para a luta
A defesa das associações docentes é que valorizar professores e universidades não é gasto, é investimento. As universidades estaduais são um patrimônio do povo baiano e no enfrentamento à pandemia provaram, mais uma vez, a importância do trabalho docente no que tange a produção científica regionalizada. Com pesquisa e extensão, docentes da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc colaboram com o poder público, produzindo EPIs, fazendo monitoramento da doença, oferecendo atendimento às pessoas infectadas, formação e insumos voltados para sociedade civil e profissionais da saúde.
 
Contudo, apesar da importância, a categoria docente se queixa de que a realidade deles, atualmente, é de desvalorização. A principal queixa é a perda salarial. Após sete anos de espera, o Governo do Estado aplicou um reajuste para os docentes abaixo da inflação do ano de 2021. Com salários congelados desde 2015, quase metade do salário desses profissionais foi corroído pela inflação nos últimos anos, de modo que a luta da categoria hoje é por um reajuste salarial que, de fato, recomponha as perdas e a inflação.

A luta por diálogo
Outro ponto de reivindicação central da manifestação é a luta por diálogo com o Governo do Estado. A mesa de negociação está paralisada há pouco mais de 900 dias. A mesa é resultado do acordo de greve fechado em 2019, que foi quebrado pelo governo, mesmo após várias tentativas de contato e envio de ofícios.
 
Nesta semana, a coordenação do Fórum das ADs, entidade que reúne as diretorias das quatro associações docentes, solicitou mais uma vez reunião com a presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia e com secretarias estaduais. “Estamos na expectativa, atentos e em luta. Da nossa parte o que não faltam são sinalizações para o diálogo. Acreditamos que o diálogo é uma pauta dos professores e da própria democracia. E o que a gente espera do governo Rui Costa é diálogo, respeito à categoria e aos nossos direitos”, demarcou Ronalda Barreto, coordenadora do Fórum das ADs.
 
Confira a programação da Uefs:
Ato público às 9h, em frente ao Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão, antiga Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), na avenida Presidente Dutra. 

Estudantes da rede estadual debatem questões globais em simulação inspirada em reuniões da ONU

 

Encontro

 Cerca de 100 estudantes do Ensino Médio de diferentes regiões da Bahia participaram, durante três dias, no auditório do Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa, de uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada MeetMUN. No evento, que encerrou neste domingo (29/05), e foi organizado por alunos e a ONG Educando, os participantes debateram sobre diversas questões globais. As simulações da ONU, também conhecidas por MUN, do Inglês Model United Nations, são vistas como laboratórios para o aprendizado ao trabalhar com as esferas da diplomacia, ciência política, política internacional e do direito.

A estudante Raissa Oliveira, 17, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Ana Lúcia Castelo Branco, localizado em Brejões, falou da experiência de participar do evento. "Tivemos falas muito motivadoras, que trouxeram grande incentivo para mim e os demais participantes. É muito gratificante fazer parte deste evento e ter esta oportunidade, enquanto estudante, de discutir questões tão importantes para a nossa realidade".
Para o estudante Keven dos Santos, 16, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professor Eraldo Tinoco, em Lafaiete Coutinho, o encontro foi de aprendizado. "Este evento visou mostrar que nós, jovens, temos protagonismo estudantil, pois, através de simulações da ONU, podemos debater e pensar coletivamente em projetos para buscar soluções para problemas existentes", comentou.
 
O diretor do Núcleo Territorial de Educação de Amargosa (NTE 9), Williams Panfile, ressaltou a importância da atividade. “É uma alegria sediar e proporcionar para nossos estudantes eventos como este, que visam desenvolver a criticidade, a cidadania, o diálogo e, sobretudo, a democracia. Como sempre defendeu o nosso mestre Anísio Teixeira, a escola pública é a máquina que constrói a democracia e eu vejo as simulações da ONU como suas engrenagens. São práticas do ensino público que extrapolam o ensino formal, que é de suma importância para a formação da juventude”.
Sobre as simulações - Nas simulações, os jovens discutem e debatem sobre problemáticas globais específicas, que serão dadas em cada comitê, representando diplomatas ou identidades de seus respectivos países, sendo reconhecidos por “delegados”. O objetivo final é que esses delegados cheguem a um acordo, através da diplomacia, oratória e negociação, respeitando sempre as políticas internas do determinado país ou representação e, ao final de tudo, apresentar um documento que solucione o problema do comitê.

Prefeitura leva melhorias para as estradas da zona rural esta semana

 

Programação beneficia os distritos de Jaguara, Ipuaçu, Matinha, Bonfim de Feira e Jaíba

Entre esta segunda, 30, e sexta-feira, 3, a Prefeitura segue com patrolamento e encascalhamento nas estradas da zona rural. Os serviços estão em andamento nas estradas dos distritos de Jaguara, Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) e Matinha. Em Bonfim de Feira e Jaíba ainda serão iniciados.

Em Jaguara, o patrolamento e escaslhamento pontuais estão sendo executados na estrada de Fazendinha e do Malhador. Ainda esta semana serão iniciados na estrada do Mendonça e de Jaguara até a BA-052.

Em Ipuaçu o patrolamento beneficia a estrada de Amarela e os corredores adjacentes. Já na Matinha, o patrolamento e encascalhamento segue em andamento na rua Fanael Ribeiro.


No distrito de Bonfim de Feira as estradas de Cachoeira, Crueira e Boiadeira serão contempladas com o patrolamento em breve. Em Jaíba será a vez da estrada Tapera II.

A programação está sendo executada pela Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), podendo sofrer interferência por conta das recorrentes chuvas.



Comissão do Cidade das Compras defende e aposta no sucesso do empreendimento

 

Carta aberta destaca a superestrutura com amplo estacionamento e localização privilegiada

Olhando para o lado do copo meio cheio e contrário às queixas de uma parcela dos permissionários do Shopping Popular Cidade das Compras que insiste em massificar somente dificuldades em manter seus espaços, a Comissão de Trabalho de Melhorias e Novos Pleitos do entreposto comercial afirma que "atribuir o fluxo de pessoas e as baixas vendas ao empreendimento é no mínimo incoerente".

Em carta aberta que deixa claro a posição otimista, os novos comerciantes defendem o entreposto e dão destaque para a “referência” e o que “nenhum outro tem - uma superestrutura com praças de alimentação, banheiros gratuitos, para adultos e crianças, pessoas com necessidades e berçário”.


Outro ponto citado do Cidade das Compras é a localização privilegiada “no coração da cidade”, além de “um estacionamento gigante com mais de 750 vagas”. O mix de marketing é amplo e diversificado, considerado um “shopping completo” que vende desde a capa de celular, a roupa mais transada e na última moda, até o artesanato e serviços de beleza.

Antônio Alves de Almeida, que assina a carta, chama a atenção para a “superestrutura com praças de alimentação, seja para o café da manhã com aipim e batata doce, o lanche com doces e bolos diversos ou com aquele almoço regional que só se encontra aqui”. Todos atributos potenciais para atrair consumidores.


NEGÓCIO NOVO

Os comerciantes ponderam também que o fato de ser “negócio novo” exige e requer um tempo de maturação, haja vista a inauguração ter ocorrido num período de pandemia, “algo nunca vivido antes por essa geração em toda parte do mundo” - acarretando em “impacto em todo e qualquer setor”.

FEIRAGUAI

Ao comparar ao Feiraguai, o manifesto de defesa do Shopping Cidade das Compras afirma que o espaço é ocupado, principalmente, por comerciantes que antes eram ambulantes e que ali instalados assumiram, por si só, as despesas que compete a todo e qualquer comerciante.

“Esse é o ônus de crescer, assumir que você terá despesas e é quem deverá pagá-las. Lá todos em comum acordo buscam e investem em melhorias e práticas para angariar acréscimo nas vendas”, reitera Antônio Alves.

Ao final, o comerciante sugere uma ornamentação para o São João, como a do Feiraguai, e a realização de eventos semanais visando as vendas deste período especial, ampliando o fluxo de pessoas.

“Em vez de perder tempo em falar mal do negócio ou encontrar culpados pelas vendas ruins, busquem onde podem melhorar”, pontua.



sábado, 28 de maio de 2022

Longe dos eletrônicos, Dia do Brincar conecta estudantes com brincadeiras tradicionais

 

Corrida de saco, amarelinha, baleado, jogos de tabuleiro, pintura, pula corda, bolinhas de sabão, bambolê e muitas outras brincadeiras conectaram os estudantes da Educação Municipal no Dia do Brincar, que aconteceu na sexta-feira, 27. 

Paloma Souza Cerqueira, do 5º ano da Escola Municipal Antonio Gonçalves, no bairro Parque Ipê, contou que geralmente brinca no celular, mas hoje nem se lembrou do aparelho. Isso porque a aula e o intervalo foram na quadra da escola, cumprindo a programação especial do Dia B da unidade.

"Hoje tivemos tantas brincadeiras legais. Eu corri, "poquei" bolinhas de sabão, participei da corrida de saco e ainda quero mais", relatou Paloma. 

Para a professora Tatiana da Silva, também da Escola Municipal Antonio Gonçalves da Silva, foi um momento de resgatar a cultura. 

"As crianças atualmente ficam ligadas demais a tecnologia, às vezes acabam não socializando tanto por conta disso. Resgatar brincadeiras de antigamente, como estamos fazendo neste dia do brincar, é uma forma de lembrar da nossa cultura, dos costumes e celebrar presencialmente com quem está ao nosso redor", a professora.

Na Escola Municipal Doutor Demosthenes Alvaro de Brito, localizada na Mangabeira, a diretora Sara Barbosa organizou o dia para "reacender nas crianças a vontade de brincar livre". 

"Devemos levar a alegria de brincar todos os dias para nossos estudantes. Hoje, conseguimos sair do eletrônico para voltar às brincadeiras de infância e eles amaram. Parabenizo a Secretaria de Educação por promover um dia como esse, já estamos ansiosos para o próximo dia B", pontua a diretora. 

A estudante Ana Carolina, do 5º ano, concordou com a pró Sara.

"Eu amei o dia. Nós nos divertimos muito, conhecemos pessoas novas de outras turmas e também aprendemos brincando", contou a estudante. 
 


sexta-feira, 27 de maio de 2022

Justiça revoga multa e extingue processo da Defensoria do Estado contra a Prefeitura

 

Governo Municipal cumpriu a lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar

A juíza Elke Figueiredo Schuster, da Vara da Infância e Juventude de Feira de Santana, extinguiu o processo da Defensoria Pública do Estado (DPE) contra o poder público municipal que determinava o fornecimento de alimentação escolar a estudantes da rede pública de ensino que tiveram aulas suspensas na pandemia.

A Justiça também revogou a aplicação de multa diária (R$ 10.000) ao Governo Municipal após a Procuradoria Geral apresentar fotografias e relatórios com assinaturas dos responsáveis pelo cronograma da entrega direta de kits de alimentação às famílias dos alunos da rede de ensino, entre setembro/2020 e julho de 2021.

Com isso, a alegação da Defensoria DPE sobre "a incompletude da documentação e descumprimento da determinação judicial" foi derrubada.

Desde o retorno das aulas em agosto de 2021, a entrega da alimentação escolar passou a ser feita diretamente das escolas, razão pela qual o Município justificou no decorrer do processo pela ilegalidade da pena. Na decisão, a magistrada considerou que "no caso da multa, o ônus acaba recaindo sobre o próprio Erário e, consequentemente, sobre a coletividade", além de "servir de instrumento para onerar o erário, sob pena de comprometer o orçamento público".

Ainda conforme o documento publicado nesta quarta, 25, a Prefeitura de Feira cumpriu a lei quando destinou as verbas recebidas através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Trecho da avenida Getúlio Vargas interditado neste sábado (28/05)

 

Previsão é de liberar o tráfego na noite de segunda-feira, 30

Motoristas e motociclistas que trafegam na avenida Getúlio Vargas devem ficar atentos para as intervenções no trânsito. É que a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) vai realizar interdição total no trecho do edifício Ana Muller, a partir deste sábado, 28, com previsão de liberação da via na noite de segunda-feira, 30.
 
A interdição é motivada para alargamento do retorno, o que vai proporcionar mais fluidez no trânsito. Toda sinalização ficará sob responsabilidade da empresa executora da obra.


Da cabeça aos pés, itens do vestuário junino estão à venda no Mercado de Arte

 

Além da variedade, produtos com qualidade e preço justo

Comerciantes do Mercado de Arte Popular (MAP) já estão preparados para atender as vendas do período junino. Vestidos caipira, sandálias e chapéus de couro e até artigos para compor a decoração podem ser encontrados no entreposto comercial. Além da variedade, qualidade e preço justo.  

No box de número 43, Adelina Cerqueira tem uma variedade de itens juninos, que estão logo à vista do cliente. Estolas de tamanhos e tecidos variados dividem espaço com flores em fuxico, abanos de palha com imagens de santos e panos de prato em xadrez e chitão.


Os preços das estolas de mesa variam de R$ 35 a R$ 60, a depender do tamanho e modelo. “O clima aqui já é de festa junina. Temos várias opções para agradar o gosto do freguês”, afirma a comerciante.

Há 20 anos no MAP, Neide Cerqueira, está confiante nas vendas do período. Vestidos caipiras, que atendem da criança ao adulto, é a aposta dela para o momento.


“Graças a Deus, as coisas estão voltando ao normal e as pessoas já se programam para curtir as festas juninas. Os pais têm se antecipado para adquirir os vestidos no tamanho ideal”, comemora.

Já no box 58 podem ser encontrados artigos em couro. Chapéus em estilo vaqueiro e cangaceiro, bonés, sandálias, bolsas e cintos completam o look da cabeça aos pés. “Quem chega aqui não sai descalço”, afirma otimista com as vendas o comerciante Juarez Portela, que desde 1968 atua no MAP. “Por aqui passam clientes até de outros países, como Portugal”.



A saúde mental no combate ao abuso e exploração infantil é tema de Workshop

 

A importância da saúde mental no combate ao abuso e exploração infantil foi o tema do 1º Workshop de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Caps Infantil nesta quinta-feira, 26, no Teatro Margarida Ribeiro.
 
O ato faz parte das ações do Maio Laranja e contou com as presenças do titular da pasta, Marcelo Britto, e do secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Antônio Carlos Borges Júnior.
 
“Precisamos alertar a sociedade sobre a necessidade de proteger as crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tema e ajudar a combater essa prática tão abusiva”, destacou Marcelo Britto.

 Em Feira de Santana, nove casos de abuso e exploração sexual infantil já foram registrados este ano.
 
O secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, ressaltou que os familiares devem ficar atentos aos sinais de violação dos direitos de crianças e adolescentes. “Muitas vezes o perigo cerca esses jovens na própria casa, por isso devemos denunciar qualquer situação”.
 
A população pode denunciar de forma anônima pelo Disque 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O Governo Municipal também disponibiliza a plataforma Fala Feira 156 e os atendimentos são realizados pelo Plantão Social.


Palestras e ações socioambientais abrem Semana do Meio Ambiente

 

Atividades começam na próxima quarta-feira, 1º

A programação da Semana do Meio Ambiente em Feira de Santana começa na próxima quarta-feira, 1º, com palestras no Casarão Olhos D’água. O tema é “Planejamento Municipal e Meio Ambiente”.

O evento é aberto ao público e está previsto para iniciar às 14h45. Na quinta-feira, 2, às 9h, os alunos do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães participarão de palestra. Já na sexta-feira, 3, às 8h30, será a vez da Escola João Paulo I.

No decorrer da semana estão previstas ações educativas voltadas para o cuidado com os mananciais, mudanças climáticas e ações socioambientais.


Confira a programação:

01/06 – Solenidade de abertura da Semana de Meio Ambiente. Local: Casarão Olhos D’água. Horário: 14h45

Plenária na Assembleia Legislativa da Bahia sobre a Bacia do Rio Pojuca. Horário: 9h30

02/06 – Palestra com o tema “Educação Ambiental como Percussora da Consciência para Mudança de Comportamento”. Local: Colégio Luiz Eduardo Magalhães. Horário: 9h.

03/06 – Palestra sobre as águas. Local: Escola João Paulo I. Horário: 8h30

Palestra sobre mudanças climáticas. Local: Escola Cívico-Militar Quinze de Novembro. Horário: 14h30.

04/06 – Ação socioambiental com doações de mudas de árvores e adoção responsável de animais. Local: Parque Radialista Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa). Horário: 8h.

05/06 – Caravana ambiental, roda de conversa e experiências exitosas. Local: Associação Ecológica de Buriti. Horário: 9h



Prorrogadas até o dia 10/06 as inscrições do curso Pré-ENEM

 

O critério é ser egresso do ensino médio em escola pública ou estar cursando o 3º ano, cadastrados no CadÚnico

Seguem até o próximo dia 10 as inscrições do curso preparatório para o ensino superior "Pré-ENEM", da Prefeitura de Feira. O critério é ser egresso do ensino médio em escola pública ou estar cursando o 3º ano, cadastrados no CadÚnico. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico nesta sexta-feira, 27.

Este ano as aulas serão presenciais, ministradas no anexo da Igreja Avivamento Bíblico (Av. Senhor dos Passos, 26, Centro), no turno da noite, previstas para iniciar no dia 27 de junho.

O curso é gratuito, voltado para quem não possui condição financeira para custear aulas preparatórias e exclusivo para quem mora em Feira de Santana, portanto é necessário fornecer o NIS (Número de Inscrição Social).

Para se inscrever é necessário acessar o site da Prefeitura, na aba do Qualifica Feira (qualificafeira.ba.gov.br). Os interessados serão selecionados por meio de sorteio eletrônico, no dia 13 de junho. Já o resultado será divulgado no dia 14. Estão sendo ofertadas 200 vagas e mais 30 de cadastro reserva.

As aulas serão ministradas por estudantes de graduação do 5° ao 7° semestre da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), que trabalharão com as disciplinas aplicadas no ENEM: Biologia, Química, Física, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação, Comunicação, Matemática e suas tecnologias e Redação.

Os alunos sorteados deverão efetivar a matrícula entre os dias 15 a 21 de junho, na igreja Avivamento Bíblico (Av. Senhor dos Passos, n° 26, Centro), munidos de originais e cópias dos documentos (confira a relação no edital em anexo). Os candidatos que não forem contemplados no sorteio poderão ter acesso às vídeoaulas gravadas no Acervo Digital.



quinta-feira, 26 de maio de 2022

Nas últimas 24 horas foram registrados 389 casos de Covid-19 na Bahia

 


O boletim epidemiológico desta quinta-feira feira (26/05) não registra óbito por Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 389 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 317 recuperados (+0,02%). Dos 1.547.761 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.517.327 já são considerados recuperados, 512 encontram-se ativos e 29.922 tiveram óbito confirmado.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
 
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.878.088 casos descartados e 334.563 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta. Na Bahia, 63.394 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 
Vacinação
Até o momento temos 11.611.600 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.681.791 com a segunda dose ou dose única, 5.826.300 com a dose de reforço e 192.718 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 933.975 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 467.963 já tomaram também a segunda dose.