A Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFES) emitiu uma notificação à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) solicitando informações sobre a existência da rede de esgotamento sanitário na rua Oscar Mesquita, bairro Baraúnas. O documento foi emitido nesta sexta-feira (2) após fiscalização na região.
Moradores denunciaram a situação, pois suspeitam de despejo de esgoto na rede de drenagem pluvial do município. A fiscalização contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), além da presença de representante da EMBASA.
De acordo com o diretor de Regulação Técnica da Agência Reguladora, Sérgio Portugal, foi observado que a rede de esgotamento sanitário se estende até a residência de número 170. No entanto, não foi possível identificar a passagem dessa rede entre o número mencionado e o encontro com a rua Oscar Mesquita.
"Possivelmente, após uma análise mais aprofundada, poderemos concluir se o esgoto está sendo lançado na drenagem do município ou não", explica. A notificação emitida pede ainda, em caso de inexistência da rede de esgotamento, informações sobre o destino do esgoto captado.
Ainda na sexta-feira (2), a fiscalização seguiu ao Parque Linear, no bairro Papagaio, onde moradores relataram um forte mau cheiro nas proximidades do corpo hídrico.
"Fomos informados pela EMBASA que o material coletado nos condomínios é tratado na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da localidade e posteriormente despejado no corpo hídrico, conforme outorga concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Diante disso, a Semmam emitirá um documento solicitando mais informações", comunicou Sérgio Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário