Submarino

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Meio ambiente em foco: seguem abertas as inscrições para o 1º Concurso Estudantil de Fotografias

 

O concurso tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pelas questões ambientais

As inscrições para o 1º Concurso Estudantil de Fotografias da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana seguem abertas até o dia 8 de agosto de 2025. Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), a iniciativa tem como tema “Lagoas de Feira de Santana” e integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente.

O concurso tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pelas questões ambientais, valorizando a observação, a criatividade e o envolvimento com o território onde vivem. As fotografias devem ser coloridas, no formato 10x15 cm, capturadas com smartphones, e deverão retratar paisagens das lagoas presentes no município.

A participação é voltada aos alunos regularmente matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal que estejam inscritas no concurso. As inscrições devem ser realizadas pelo diretor da unidade escolar, que poderá inscrever apenas uma fotografia, escolhida em conjunto com os estudantes.

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa será conduzida internamente pelas escolas, que irão selecionar a imagem representante. Já a segunda etapa ficará sob responsabilidade da equipe técnica da Semmam, que avaliará os trabalhos finalistas e definirá os vencedores.

Os estudantes premiados receberão os seguintes prêmios:

  • 1º lugar: Notebook
  • 2º lugar: Bicicleta aro 29
  • 3º lugar: Smartphone
  • 4º lugar: Tablet
  • 5º lugar: Relógio de pulso

Além das premiações, os alunos vencedores e seus respectivos orientadores receberão certificados de participação. O resultado será divulgado no dia 21 de setembro, em alusão ao Dia da Árvore.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Jaciara Costa, ressalta que a ação reforça o compromisso da gestão com a educação ambiental e o protagonismo juvenil, incentivando os estudantes a desenvolverem um olhar mais sensível sobre os bens naturais da cidade. "O objetivo é estimular práticas educativas que valorizem o meio ambiente e fortaleçam o vínculo dos jovens com a sua cidade, unindo arte, consciência ecológica e cidadania", conclui Jaciara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário