Submarino

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Hospital da Mulher supera metas de atendimentos no primeiro semestre de 2025

 

A unidade registrou crescimento expressivo nos atendimentos de emergência, com foco especial no cuidado às gestantes e recém-nascidos

O Hospital Inácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher – comemora resultados históricos no atendimento prestado durante o primeiro semestre de 2025. A unidade registrou crescimento expressivo nos atendimentos de emergência, com foco especial no cuidado às gestantes e recém-nascidos, incluindo assistência completa no pré-parto, parto e pós-parto.

O balanço dos seis primeiros meses do ano aponta a realização de 3.645 partos, com aumento de 39% no número de gestantes oriundas de outros municípios e 61% de partos em gestantes residentes em Feira de Santana.

O Complexo Materno-Infantil do Hospital da Mulher oferece assistência integral à saúde da mulher, da gestante, da puérpera e do recém-nascido, com serviços que vão desde internação hospitalar e atendimento ambulatorial até urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, sempre seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

Além da atenção à saúde física, a maternidade também se destaca pelas ações voltadas à saúde mental materna. Mães internadas na Casa da Puérpera, enquanto aguardam a alta dos recém-nascidos, recebem acompanhamento psicológico, reforçando o compromisso com um cuidado realmente humanizado e integral.

De janeiro a junho de 2025, foram 7.200 internações de gestantes para partos ou procedimentos no centro obstétrico da emergência. Desses, 291 recém-nascidos – o equivalente a 8% – foram classificados como prematuros ou prematuros extremos.

Dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC), colocam o Hospital da Mulher como a maternidade com o maior número de atendimentos do estado no período. O hospital alcançou um índice de partos normais de 54,99%, superior à média nacional, que é de 53,4%.

Para a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, que administra a unidade, os números refletem o papel estratégico do hospital para a rede pública de saúde materno-infantil.“Reconhecer o que o Hospital da Mulher representa para Feira de Santana é fundamental. O Complexo Materno-Infantil já se consolidou como referência no atendimento ao parto humanizado”, afirmou Gilberte.

Com cerca de 180 leitos, incluindo unidades de terapia intensiva e semi-intensiva neonatais, o Hospital da Mulher vem se firmando como referência estadual em saúde da mulher. Todos os serviços são oferecidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo consultas, exames e procedimentos especializados.

A instituição também mantém parcerias com instituições de ensino, promovendo a qualificação profissional e o avanço das práticas de cuidado.

O Hospital da Mulher está localizado na Rua da Barra, 705, bairro Jardim Cruzeiro, e pode ser contatado pelos telefones (75) 3602-7100 e (75) 3602-7199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário