Submarino

NATAL ENCANTADO 2025

NATAL ENCANTADO 2025
NATAL ENCANTADO 2025

terça-feira, 18 de novembro de 2025

CRAS Baraúnas promove palestra em alusão ao Novembro Negro

 

As palestrantes destacaram a importância da valorização da identidade negra, do combate ao racismo e do fortalecimento de políticas públicas

Na manhã desta terça-feira (18), o Centro de Referência de Assistência Social Odorico Pereira (CRAS), localizado no bairro Baraúnas, realizou uma palestra voltada à comunidade em alusão ao Novembro Negro — mês dedicado à reflexão sobre a Consciência Negra, celebrada no próximo dia 20.

O encontro foi conduzido por Rita Cassiana de Oliveira, professora de História e chefe da Divisão de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Educação (Seduc), e por Joseane Santos, assistente da Secretaria da Mulher (SMPM). As palestrantes destacaram a importância da valorização da identidade negra, do combate ao racismo e do fortalecimento de políticas públicas voltadas à promoção da equidade racial.

“A importância está na legitimação e valorização da cultura negra em Feira de Santana. Falamos de uma região densamente povoada, onde a maioria da população é preta e precisa reconhecer seu papel na sociedade enquanto cidadãos plenos de direitos. O Novembro Negro é a ‘cereja do bolo’ de todo um processo anual de construção de políticas públicas na educação e na saúde voltadas às populações negras. Este mês simboliza e legitima essa trajetória de lutas e conquistas”, afirmou Rita Cassiana.

A coordenadora do CRAS, Nataly Cabral, ressaltou o papel do equipamento social no enfrentamento às desigualdades: “O CRAS é um espaço que atua diretamente com situações de vulnerabilidade social. Por isso, a palestra sobre o Novembro Negro ganha relevância singular ao promover reflexão, debate e fortalecimento das ações de enfrentamento ao racismo e às desigualdades no âmbito comunitário.”

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, também destacou o caráter transformador da data. “O Novembro Negro, assim como o Novembro Azul, é um ato de conscientização que incentiva as pessoas a romperem barreiras e superarem resistências relacionadas ao preconceito e ao racismo. Este mês nos convida a reconhecer nossa história, valorizar nossas identidades e promover ações que assegurem respeito, igualdade e dignidade para todos”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário