Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vídeo mostra imagens aéreas do metrô de Salvador em funcionamento

Depois de divulgar fotos do primeiro teste, agora a Prefeitura de Salvador liberou um vídeo com imagens do metrô em funcionamento na fase de testes. Segundo informações da assessoria de imprensa, os testes estão na fase final e ainda deve durar alguns meses. A expectativa é de que inicialmente o metrô transporte cerca de 25 mil passageiros diariamente e que faça todo o percurso em até 15 minutos.

Ainda segundo a assessoria, após inspeção executada por oito técnicos coreanos da Roten/Hyundai, a fabricante dos trens, o percurso completo entre Estação da Lapa à Estação Acesso Norte está sendo testado com técnicos e operadores.

Operações

As primeiras operações, entre as estações da Lapa e da Rótula, estão sendo feitas sem cargas. O metrô começará a andar sozinho e será verificado todo o sistema técnico, atendendo às normas de segurança.

Já os testes com a movimentação, inspecionam e preparam os trens para os seguintes experimentos envolvendo cargas. Este procedimento é habitual e necessário para que o metrô possa ser liberado para a população.

De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin), as verificações com carga devem começar em janeiro de 2012. A depender do desempenho, há possibilidades de que a população soteropolitana possa, depois de 12 anos de espera, utilizar o metrô ainda no primeiro semestre de 2012.



Servidores do Ciretran de Feira de Santana são investigados por fraude


Após denuncias e apurações realizadas por interventores, sete servidores do Departamento de Trânsito de Feira de Santana (3ª Ciretran) estão sendo investigados por suspeita de fraude.
Uma funcionária já foi exonerada. A força-tarefa foi criada para apurar várias denúncias, entre elas a regularização de carros roubados. As investigações começaram há 25 dias.

Devido às apurações feitas, seis supostos envolvidos nas fraudes estão sendo remanejados para outras funções. Dez servidores indicados pela direção do Detran na Bahia colheram documentos, ouviram depoimentos e investigaram servidores denunciados por supostas vítimas das fraudes. Uma delas, a considerada mais grave, diz respeito à vistoria de veículos que não chegavam a ser levados para o pátio da Ciretran.

Segundo o coordenador interino do órgão, Osvaldo Moura, foi dessa forma que vários carros roubados foram transferidos através da Ciretran. “Nós estamos com alguns processos, com chassi adulterado, com documentos falsificados”, afirma Osvaldo.

De acordo com a denuncia, veículos eram transferidos de dono e de cidade sem se quer ser periciado ou ter as características verificadas pelos funcionários do órgão.

A força-tarefa também investigou o atendimento a despachantes e pessoas não credenciadas nos guichês destinados aos particulares, o que é proibido. A investigação também descobriu que examinadores estavam facilitando a avaliação dos candidatos a motorista nos exames de rua.

Foto Reginaldo Pereira

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tiririca diz que em 1 ano fez 3 amigos e aprendeu o que deputado faz


Após o primeiro ano de mandato na Câmara, o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, o mais votado do país na eleição do ano passado (1,3 milhão de votos), afirma que terminou 2011 “feliz”, depois de um começo “difícil para caramba”.
Ele fez campanha pedindo voto aos eleitores sob o argumento de que "pior que está, não fica" e dizendo que não sabia o que fazia um parlamentar.
Em entrevista ao G1, Tiririca afirmou que, em um ano, aprendeu o que é a atividade parlamentar e fez “três amigos que são amigos mesmo” dentre os 513 deputados da Casa.
“Quando eu cheguei, nos primeiros meses, foi difícil para caramba. Foi tudo muito novo para mim, complicado. Fui pegando o jeito e hoje estou tranquilo. Estou até feliz. Eu pensei que no começo iam me tratar diferente, fiquei com medo de que dissessem: ‘É artista, tem nariz empinado’. Mas viram que sou humilde. Tenho até feito amizade. Tenho três amigos que são amigos mesmo”, contou o deputado federal mais votado do Brasil nas eleições de 2010.
Segundo Tiririca, os amigos na Câmara são os deputados Paulo Freire (PR-SP), pastor que integra a Frente Parlamentar Evangélica; Esperidião Amim (PP-SC), ex-governador de Santa Catarina; e Francisco Escórcio (PMDB-MA), um dos principais aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Apesar de se dizer satisfeito com as novas amizades, Tiririca diz não ter “nenhum espelho” no Congresso. “Não tenho ídolo na política. Eu admiro muito o Lula e confio muito na presidente Dilma”, afirmou.
O deputado diz que o primeiro ano de mandato foi “muito positivo” e que seu principal foco são os projetos de profissionalização da atividade circense.
“Estou fazendo um barulho grande. Estou gritando, e isso é muito bom. E as pessoas estão ouvindo. Fico feliz com isso.”
Você quer ouvir o que faz um deputado? Trabalha muito e produz pouco. Não porque não queira produzir. E o sistema da Casa é engessado por interesses políticos, partidários, é muito engessado"
Tiririca, sobre sua campanha eleitoral de 2010, na qual ele dizia 'Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não. Vote em mim que eu te conto'
Perguntado sobre a afirmação da campanha eleitoral de que não sabia o que um deputado fazia, ele disse que agora aprendeu.
“Você quer ouvir o que faz um deputado? Trabalha muito e produz pouco. Não porque não queira produzir. O sistema da Casa é engessado por interesses políticos, partidários, é muito engessado.”
Sobre o bordão “pior que está não fica”, ele disse ser “complicado” afirmar se o Congresso pode ou não piorar.
“É complicado. Não sei [se pode piorar]. Eu sou brasileiro e torço para que melhore. Eu sou brasileiro, tenho fé em Deus.”
Visitas no gabinete
O deputado afirma ter recebido durante o ano cerca de cem pessoas por dia em seu gabinete na Câmara dos Deputados.
“Eles vêm dizer ‘que Deus te abençoe’, rezam. Tem gente que chora, diz: ‘Que bacana te conhecer’. Ganho presente para caramba. Essa pulseirinha [após mostrar uma pulseira no pulso] ganhei de um índio. Ganho tudo que você possa imaginar. Carinho eu gosto muito. Como sou flamenguista, trazem coisas do Flamengo. Caneca, agenda, castanha do Pará.”
Tiirica diz que também chegam muitas cartas ao gabinete, que pedem “de tudo”.
“Pedem casa, tudo. Até já pediram para eu mandar uma música para o Julio Iglesias. Nem o Julio Iglesias eu conheço, mas eles querem que eu entregue”, conta entre risos.
Informações e fotos do G1 e Extra

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SiSU vai oferecer 108 mil vagas em 95 instituições, a maioria no NE


O Ministério da Educação lança nesta segunda-feira (26) o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que vai oferecer, em 2012, 108.552 vagas no ensino superior em 3.327 cursos de 95 instituições. A seleção será feita de acordo com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, divulgado na última quarta-feira (21).

As notas podem ser consultadas individualmente no site do Enem. Para consultar o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF e a senha cadastrada no sistema.

Segundo o MEC, o número de vagas disponíveis no SiSU cresceu 30% desde o ano passado e inclui universidades, faculdades, institutos e centros universitários estaduais e federais dos 26 estados brasileiros, com exceção do Distrito Federal..

Neste ano, 77,6% das vagas estão concentradas em duas regiões. O Nordeste tem o maior número de vagas disponíveis pelo sistema. Das 108.552 vagas, 37.634 estão na região, ou 34,6% do total. As instituições do Sudeste oferecerão 35.924 vagas, ou 33% das ofertas. O Sul tem 15.756 vagas, seguido do Centro-Oeste, com 13.985. A região Norte tem 5.253 vagas, mais da metade oferecida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Em números absolutos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a campeã de ofertas de vagas pelo SiSU em 2012: 5.954 estudantes serão selecionados para 99 cursos de acordo com seu desempenho no Enem. Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é quem participa do sistema com maior discrição: apenas 25 vagas do curso de oceanografia estão em disputa por meio do SiSU.

Risco de epidemia de dengue tipo 4 na Bahia


Um novo tipo de dengue vai circular pela primeira vez na Bahia durante este verão e pode aumentar o risco de uma epidemia no Estado. Trata-se de uma quarta variação do vírus que, apesar de provocar sintomas já conhecidos pela população, preocupa os especialistas e também a deputada estadual Graça Pimenta (PR).

“Volto a me manifestar sobre a necessidade de tomarmos os cuidados necessários para evitar o surgimento de novos casos de dengue no Estado e uma possível epidemia. Casos de dengue tipo 4 já foram registrados principalmente nos estados da região Norte do país como Roraima, Amazonas e Pará. Por isso, precisamos verificar frequentemente calhas, caixas d’água e recolher o lixo para evitar a proliferação do Aedes Aegypti”, alerta a parlamentar.

Outra preocupação que envolve a quarta variação do vírus da dengue é o risco de dengue hemorrágica, pois grande parte da população já teve outros tipos de dengue e adquiriu anticorpos contra os outros sorotipos da doença. Os sintomas da dengue tipo 4 são os mesmos: febre, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas a partir do terceiro dia. Em caso de surgimento dos primeiros sintomas, a recomendação é ingerir bastante líquido e procurar assistência médica imediatamente.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Inscrições para concurso do Senado começam nesta segunda-feira

As inscrições para o concurso do Senado começam nesta segunda-feira (26). Quatro editais para o preenchimento de 246 vagas de nível médio, técnico e superior foram lançados nesta sexta-feira (23/12). Os salários variam entre R$ 13,8 mil e R$ 23,8 mil.

Os editais foram publicados no "Diário Oficial da União" entre as páginas 349 e 380 da seção 3. As inscrições poderão ser realizadas no site da Fundação Getúlio Vargas, organizadora do processo até 23h59min do dia 5 de fevereiro de 2012, considerando o horário de Brasília.

A isenção de pagamento para inscritos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal deve ser solicitada até 29 de dezembro.

Cada cargo tem um processo seletivo diferente, mas para todas as funções as primeiras provas serão realizadas no dia 11 de março de 2012 nas capitais dos 26 estados e em Brasília, no Distrito Federal. Todas as vagas são para lotação nas dependências do Senado em Brasília.

Para todas as funções, é necessário ser maior de 18 anos, estar quite com a Justiça Eleitoral e não estar cumprindo sanção por inidoneidade aplicada por órgãos públicos. Das vagas, 5% são reservadas para pessoas portadoras de deficiência. As informações são do G1.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Mandacaru vence o Vozes da Terra 2011

Interpretando a música “Mandacaru”, de sua própria autoria, o cantor e compositor Paulo Akenaton foi o grande vencedor da 11ª edição do festival de música Vozes da Terra, encerrado na noite desta sexta-feira (23/12), no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes. Além de conquistar o primeiro lugar, o intérprete também foi destaque na categoria melhor performance de palco. Ao todo, ele recebeu premiações no valor de R$ 3.500, sendo R$ 3.000,00 pelo 1º lugar e R$ 500 pela conquista de melhor performance.

O segundo lugar, com prêmio de R$ 1.500 foi para Zelithagua, com a música de autoria própria “No balanço da rede”. Ele também conquistou a premiação de melhor arranjo vocal (R$ 900). Já o terceiro lugar (R$1.200) foi para Ricardo Pacheco, com a música “Visionário entardecer”. Na categoria de melhor intérprete feminino, o prêmio de R$ 700 foi para Camila Gonçalves, com a música “Todo dia”, enquanto que a categoria de melhor intérprete masculino (R$ 700) foi conquistada por Rick Moreira, interpretando a música “Meu brother”.

Apresentaram-se ainda como finalistas no encerramento do festival: Amaro Soares, interpretando a música “Moro no lugar”; Enia Ramos, interpretando “Olhos de crocodilo”; Jorge de Angélica, com a música “Cachaça mata”; Lima de Sá, com “Vales além”; Marcel Torres, cantando “Cumbuca”; Mare Cordobez, com “Frio”; e Ramon Lima, com a música “Sou do mar, sou do mato”.

Todos os doze finalistas vão participar da gravação do CD promocional. Presente na final do Vozes da Terra, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur, lembrou que o festival tem dado visibilidade aos trabalhos musicais desenvolvidos por intérpretes que se revelam como grandes talentos.

“Nosso objetivo vem sendo alcançado a cada edição, estamos dando oportunidade aos candidatos de divulgar seus trabalhos e engrandecê-los. Foi pensando em dar visibilidade maior que trouxemos este ano o Vozes da Terra para este espaço, aproveitando que o comércio está com horário de funcionamento estendido”, salientou. 

Para o grande vencedor do festival, Paulo Akenaton, o resultado se revela como resposta do trabalho que vem sendo realizado há 10 anos. “É uma premiação importante para a nossa carreira, que sempre é trilhada em busca da superação, para conseguirmos se destacar e elevar o cenário musical de Feira de Santana”, pontuou.

Já para o segundo colocado, Ricardo Pacheco, o resultado foi uma surpresa. “Sinceramente não esperava, pois o nível dos candidatos está excelente, o que fez a disputa ser mais difícil e acirrada. Estar entre os 12 finalistas já é uma grande vitória. Ficar entre os primeiros colocados então é uma realização”, considerou. 

A final do Vozes da Terra contou também com as apresentações do coral infantil Chácara São Cosme e do grupo de jazz C9. O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa. A comissão de jurados foi formada pela cantora e compositora Márcia Porto; cantora, compositora e maestrina, Célia Zain; produtor musical Célio Maurício; cantor e compositor Gilsan; e compositor Timbauba.

João Henrique é último no ranking de prefeitos, diz Ibope

O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), aparece em último lugar como prefeito de nove capitais do país em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), nesta sexta-feira (23). Ele teve 21% de aprovação contra 79% de rejeição.

O penúltimo da lista é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), com 31% de aprovação. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 6 de dezembro.

Em primeiro lugar aparece o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), com 68% de aprovação. Em seguida aparece Marcio Araujo de Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, com a mesma pontuação (68%). Luciano Ducci (PSB), de Curitiba, no Paraná, é o terceiro, com 59% de aprovação.

Os entrevistados também avaliaram se os prefeitos atuais de cada capital são ótimos, bons, regulares, ruins ou péssimos. Neste quesito, João Henrique aparece novamente em último lugar com 44% de avaliação péssima. Gilberto Kassab teve 28% de avaliação péssima.

Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, permaneceu em primeiro lugar. Ele teve 7% de avaliação “ótima” e 39% de avaliação “boa”. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação.