Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Professor recebe férias na segunda

A Prefeitura de Feira de Santana vai antecipar em quase um mês o pagamento do salário férias dos professores da rede municipal. O crédito será feito no dia 30, próxima segunda-feira. Nos anos anteriores este benefício era pago no dia 25 de janeiro, com o vencimento do mês.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 26, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, no Paço Maria Quitéria, sede do governo municipal, em entrevista coletiva. A injeção de recursos na economia, apenas com esta antecipação, será de R$ 6,8 milhões.

José Ronaldo afirmou que a antecipação atende as expectativas da categoria. Antes de divulgar a sua decisão, ele disse que conversou com os secretários de Administração, João Marinho Gomes Júnior, e o da Fazenda, Expedito Eloy, sobre a viabilidade do pagamento ainda neste mês.


“Observamos que tínhamos condições financeiras e legais para assim proceder. E assim estamos fazendo”. O prefeito lembrou que algumas decisões tomadas neste ano beneficiaram os professores, como a licença pecúnia – neste caso, recebeu todo pessoal que trabalha na educação.

Presidente da Caixa elogia José Ronaldo por resgatar a credibilidade de Feira de Santana

“O Minha Casa Minha Vida, um programa extraordinário e que tem mudado a vida de milhões de brasileiros, só funciona com a colaboração e dedicação dos governantes. É muito bom ter um parceiro como o senhor, prefeito José Ronaldo". A declaração é do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda.

Em visita à cidade no último sábado (21) para participar ao ato público de entrega de chaves de mais um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, o Verde Água, na região do Aeroporto João Durval, o dirigente da CEF reconheceu, em seu discurso, o trabalho do prefeito para oferecer às comunidades que habitam nos conjuntos do programa equipamentos como escolas, creches e unidades de saúde, além de reforçar nesses locais o transporte coletivo.

O prefeito encontrou o Município, ao assumir para o seu terceiro mandato, com ausência de unidades de saúde, escolas e infra-estrutura urbana em regiões de grande demanda habitacional por conta do Programa Minha Casa Minha Vida.

Este ano, no entanto, essa realidade começa a ser modificada. Várias intervenções estão sendo feitas pelo Governo Municipal. O prefeito informou que no bairro Santo Antônio dos Prazeres, onde está situado o Verde Água, estão sendo construídas escola, creche e uma unidade de sáude que contará com três equipes do Programa de Saúde da Família.

"Em janeiro, quando assumimos, o que a gente ouvia era muita reclamação dos moradores pela falta de equipamentos básicos, como unidades de saúde e escolas. Firmei esse compromisso em Brasília, de dotar todas as regiões com estes equipamentos, e um ano depois estamos cumprindo", pontuou.

José Ronaldo informou que na última sexta-feira, 20, foi inaugurada no bairro Mangabeira uma unidade de saúde com três equipes do Programa de Saúde da Família. "Muitos conjuntos foram construídos naquele bairro e vamos realizar também a pavimentação de duas grandes avenidas, além de outras ruas. A escola na Mangabeira também já está sendo construída".

Na oportunidade ele também citou obras que estão sendo realizadas no bairro Aviário, como a pavimentação da avenida Olney São Paulo, construção de um complexo esportivo e de lazer no conjunto Paulo Souto, além de escola e creche, e investimentos no bairro Asa Branca, que também receberá empreendimentos do MCMV e já está sendo contemplado com pavimentação e construção de escola e unidade de saúde. 


Habilitação de Feira ao MCMV -O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, disse que  o prefeito José Ronaldo  legalizou a situação do Município perante o Minha Casa, Minha Vida. Feira de Santana, segundo ele, esteve inabilitada para celebrar contratos, no ano passado. "O prefeito está de parabéns por ter conseguido mudar essa situação”, afirmou.

Hereda esteve em Feira de Santana na manhã do último sábado para a solenidade de entrega das chaves do Residencial Verde Água, na região do Aeroporto João Durval Carneiro, mais um empreendimento do programa federal em parceria com a Prefeitura.

“O senhor, prefeito, legalizou a situação e quero parabenizá-lo por isto”, disse Hereda, diante de diversas autoridades – o deputado federal Colbert Martins e os estaduais Zé Neto e Carlos Geilson, se encontravam presentes, além de secretários municipais e vereadores.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho lembrou que uma das primeiras decisões de governo foi regularizar a situação do município junto ao Cauc (espécie de Serasa das administrações públicas). "Superamos todas as dificuldades e o resultado disso está sendo refletido em investimentos para a cidade. Somente este ano firmamos vários convênios com a Caixa, e esperamos que em 2014 essa parceria se fortaleça ainda mais", ressaltou.

Com 32 mil unidades contratadas, beneficiando diretamente cerca de 120 mil pessoas, Feira de Santana é um dos destaques em todo o país no Programa Minha Casa Minha Vida.

Dilma interrompe férias na Bahia e viaja para Minas

A presidente Dilma Rousseff interromperá as férias para visitar nesta sexta-feira (27/12) as áreas afetadas pelas chuvas em Minas Gerais. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, durante a visita a presidente vai oferecer ajuda ao governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB). Dilma embarcou com a família, nesta quinta (26), para a Base Naval de Aratu, em Salvador, onde passará o réveillon.

"Estamos indo amanhã com a presidente para poder oferecer ajuda que já foi oferecida por mim, enquanto ministro, ao governador do estado de Minas. Também queremos disponibilizar esta ajuda para o estado e já estamos envidando esforços para ajudar os municípios mais afetados", disse o ministro, que acompanhará a presidente na viagem.

Segundo Teixeira, o governo já se reuniu com a bancada federal do estado e com quatro prefeitos das principais cidades para definir a ajuda. Teixeira disse que as novas medidas publicadas hoje no Diário Oficial da União vão agilizar o repasse de verbas para a execução de ações de resposta e recuperação nas áreas atingidas por desastres.
"Com essa nova medida provisória o componente se torna mais ágil. Vamos poder agora liberar de uma forma menos burocratizada, mais imediata, os recursos para poder reconstruir pontes, estradas, habitação para as populações que têm que sair da área de risco, drenagem urbana. Tudo aquilo que é necessário para reconstruir e para previnir novos desastres serão feitas em uma velocidade muito maior do que está sendo feita hoje", disse Teixeira.

A Medida Provisória (MP) publicada hoje altera a Lei nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010, que dispõe sobre as transferências de recursos da União aos órgãos e entidades dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios. De acordo com o ministro as medidas se aplicam a qualquer caso de desastre natural no país, tanto com relação a chuvas, desmatamentos e a seca. "O governo federal vai liberar os recursos e só depois é que vamos avaliar os projetos e prestar contas destes recursos. Os valores serão liberados conforme os custos apresentados no plano de trabalho, de acordo com a necessidade e em função do nível do desastre", complementou o ministro.

Informações e foto do g1

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

SMTT utiliza fotografias e filmagens de veículos no transporte clandestino

Fotografias e filmagens de automóveis sendo usados no transporte clandestino de passageiros estão sendo ferramentas da Secretaria de Transportes e Trânsito – SMTT de Feira de Santana no combate a este problema. Nos últimos dias dezenas destes veículos foram apreendidos e levados à garagem da secretaria.

O secretário Ebenezer Tuy diz que os fiscais estão fazendo as apreensões ainda nos pontos de embarques. “Quando fazemos a abordagem é natural que o motorista negue que esteja fazendo o transporte ilegal. Imediatamente mostramos a ele as fotografias e filmagens que o mostram em plena atividade ilegal, que derrubam seus argumentos”.

Ele salienta que as apreensões foram precedidas de um trabalho de inteligência nos pontos de embarque. “Primeiro, fizemos o criterioso mapeamento de todos os pontos tradicionais, onde os motoristas se concentram. Em seguida partimos para a captação das imagens que são usadas como provas, que são incontestáveis”. As gravações foram feitas discretamente e não chamaram a atenção nem dos motoristas nem dos passageiros.


O trabalho de fiscalização à distância dos ligeirinhos, como são chamados veículos clandestinos, afirmou o secretário, vai continuar sendo feito rotineiramente. “Estamos determinados a combater não apenas este problema, que é grave, mas outras infrações de trânsito. Com certeza os efeitos positivos destas ações serão sentidos dentro de pouco tempo por motoristas e pedestres”.

Alunos do Pré-Vestibular Cidadão passaram na Uefs

Neste ano, o número de estudantes do pré-vestibular Cidadão aprovado na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) chegou a 16. A quantidade é considerada expressiva pela coordenação da entidade porque a instituição estadual é considerada uma referência regional.

Para a coordenadora do cursinho, Tatiana Pérsico, o número de aprovados poderia ter sido maior se a quantidade de pessoas que desistem não fosse grande. De acordo com ela, cerca de 40% dos 240 matriculados não chegam ao final do curso.

Desistem antes de fazer o vestibular. “Os motivos são vários, como cansaço depois de uma jornada de trabalho ou a entrada neste mercado. “Eles são vencidos pelo cansado ou necessitam trabalhar”.
Revelou que estratégias serão tomadas no próximo ano para que a evasão diminua sensivelmente. 


As matrículas as provas que dão acesso aos melhores classificados no próximo ano serão realizadas no dia 8 de fevereiro, no Ginásio Municipal Professor Joselito Amorim. As inscrições foram encerradas no dia 20.

Criança de 7 anos é flagrada dirigindo carro em Feira de Santana

Um criança de 7 anos foi flagrada na quarta-feira (25), dirigindo um carro pelas ruas do Conjunto Feira Seis, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. O registro foi feito por uma equipe de reportagem da TV Subaé, afiliada da TV Bahia no estado.

A criança estava transportando um homem. Após avistarem a equipe de reportagem, os dois deixaram o veículo na rua e entraram em uma mercearia. O menino confirmou que tem 7 anos e o homem que estava com ele informou que já tinha completado 18 anos.

Segundo moradores da região, o homem é menor de idade e costuma dirigir o veículo pelo local. Populares também afirmam que a criança sai com o carro com frequência.

Entre as punições para quem entregar a direção do carro para menores de idade está a apreensão do veículo, multa de R$ 587 e, se acontecer um acidente, o responsável pode ser preso por homicídio doloso.


Informações e foto reprodução  TV - Subaé

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

José Ronaldo destaca anseios para 2014

A tarde desta segunda-feira (23/12) foi de avaliação dos trabalhos realizados pelo Governo Municipal de Feira de Santana durante o ano de 2013. O prefeito José Ronaldo de Carvalho concedeu entrevista para uma emissora de televisão e uma TV Web, fazendo um balanço das atividades da administração pública. Através de enquete, a população também opinou sobre o que foi feito.

A primeira entrevista foi concedida para a TV Subaé, no edifício do Hotel Atmosfera, na rua São Domingos – Capuchinhos. A matéria, que vai ao ar ainda nesta semana, após o Natal, vai abordar as realizações deste ano e trará novidades para os feirenses em relação a infra-estrutura do transporte e do trânsito, além de grandes obras no centro da cidade e nos bairros.

Já nos estúdios da emissora de TV Web, Caldeirão na TV (www.caldeiraodopaulao.com.br), o prefeito conversou ao vivo sobre a sua relação com a bancada governista na Câmara, os pacotes de obras que foram divulgados durante o ano e os empreendimentos que serão licitados e obras quwe já comecam no ano que vem - a exemplo do BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês) que teve contrato assinado com a Caixa Econômica Federal no último sábado, 21.

Anunciando mais intervenções nas grandes vias da cidade, como as passagens subterrâneas que serão feitas no cruzamento entre a avenida Maria Quitéria e Getúlio Vargas; e também entre a avenida João Durval e Presidente Dultra, José Ronaldo destacou o seu anseio para o próximo ano. “Vencemos as maiores dificuldades, que foi regularizar as contas do município. Agora em 2014 vamos realizar grandes obras, que vão mudar a realidade de nosso povo”.


Em uma enquete realizada pela emissora Caldeirão na TV, nas ruas da cidade, de 20 entrevistados, 19 avaliaram os primeiros 12 meses da administração como ótimo. (Filipe Oliveira)

Natal Encantado termina com chave de ouro na Praça da Matriz

Se uma orquestra no palco da Matriz (praça Padre Ovídio) fez sucesso no Natal Encantado, imagine duas. O encerramento, com chave de outro, do projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural Egberto Costa, na noite de segunda-feira (23/12), coube à Orquestra Sinfônica do Sisal, que reúne a Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité, e Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha.

Os 62 músicos, regidos por três maestros, fizeram bonito na praça, lotada por um público animado e participativo. A apresentação teve tudo: batuque, dança, apresentações individuais e, sobretudo, muita emoção. Seja por meio da música erudita, de sucessos da MPB e até do forró, o encanto do Natal prevaleceu o tempo inteiro, até a queima de fogos que anunciou o fim da programação.

Os meninos Leonardo e André Alves, que se apresentaram no programa de Luciano Huck, na TV Globo sábado passado, mereceram aplausos ao apresentarem seus instrumentos, ao lado do presidente do grupo Neojibá, Ricardo Castro. No mais, os maestros Marivaldo Júnior, Anderson Matos e Josevaldo Silva se revezaram no comando dos dois grupos que, no palco, viraram um só.

A inovação do grupo ficou por conta dos movimentos dos músicos – ora sentados, ora de pé – e do repertório, com destaque para a universal “Viva La vita”, o clássico brasileiro “Samba de uma nota só”, o hino do sertão “Asa Branca” e sucessos imortais da MPB de todos os tempos, reunidos em um alegre pout pourri. Até na hora de deixar o palco os músicos se despediram tocando, cena que arrancou aplausos da platéia.

“O Natal Encantado está consolidado”, resumiu o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, destacando que os objetivos do projeto foram mobilizar a comunidade em torno das festas natalinas, revitalizar os espaços públicos e valorizar as praças. Ele disse que o grande número de pessoas que prestigiaram todos os eventos é uma prova de que quando há atrações de qualidade, há público.


Jailton atribuiu o sucesso do projeto ao nível das cerca de 120 atrações, à variedade de espaços de realização das apresentações, à imprensa que divulgou o evento e, às secretarias municipais envolvidas e, em especial, à equipe da Secretaria de Cultura. “Um grupo pequeno, mas empenhado em fazer sempre o melhor”, ressaltou, citando um por um todos os envolvidos na organização, desde o planejamento à produção, realização e divulgação de todas as atividades entre 10 e 23 de dezembro. (Madalena de Jesus)

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Empossado novo procurador geral do município

Emocionado, o novo procurador geral do município, Cleudson Santos Almeida, disse que terá dois anos para melhor servir à administração pública. “Honrarei a confiança”, referiu-se à escolha na Câmara de Vereadores, por eleição direta. Ele foi empossado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, em cerimônia concorrida, no Paço Maria Quitéria, sede do governo municipal. Era subprocurador administrativo.

A PGM representa judicialmente o município, assessora o Executivo e demanda questões referentes ao município, sejam judicial ou administrativa. “Tudo passa pela Procuradoria”, afirma Cleudson Santos Almeida. O mandato é de dois anos, com possibilidade de mais uma recondução ao cargo - e pelo mesmo período, de acordo com a lei.

Uma das suas propostas de trabalho é a informatização da PGM, onde espera muito trabalho, e a implantação de novos serviços. Agradeceu ao ex-procurador geral Carlos Lucena pelo aprendizado ao longo dos anos, com quem disse ter uma amizade fraterna. Afirmou que o trabalho é de continuidade. O indicado para substituí-lo no cargo que ocupava é o advogado José Gil Ramos Lima da Penha.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho agradeceu o trabalho realizado pelo procurador que sai, que definiu como importante, elogiou o novo procurador e o futuro subprocurador. “Vamos trabalhar para vencer as dificuldades, porque Feira de Santana merece o esforço de todos nós”. Comentou que sente-se satisfeito quando nomeia um servidor que subiu os degraus da administração, como José Gil Ramos Lima da Penha.

Carlos Lucena, que ficou 18 anos à frente da PGM, disse que o órgão vem contribuindo para o aperfeiçoamento institucional do município. “Tenho a sensação de ter cumprido bem o papel de procurador e por isto estou satisfeito”. No final, usou parte de uma conhecida frase do apóstolo Paulo: “combati o bom combate em prol dos interesses do município”. Depois passou a faixa de Chanceler da Ordem do Mérito de Feira de Santana, que é ocupado pelo procurador geral do município.


Além de familiares do novo procurador, participaram da solenidade secretários municipais, vereadores, servidores da PGM e amigos de Cleudson Santos Almeida.

2014 vai ser positivo para obras, diz José Ronaldo

O próximo ano, para Feira de Santana, vai ser muito positivo, em termos de obras e investimentos públicos. Melhor do que 2013. A afirmação é do prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta segunda-feira (23/12), em entrevista ao programa “Jornal Transamérica”, aprestado pelo radialista Carlos Geilson, na Rádio Transamérica.

O prefeito citou algumas, que considera extremamente importante, como o início da construção das pistas e das estações de transbordo do BRT, que inclui mais um viaduto, no cruzamento das avenidas João Durval Carneiro e a Presidente Dutra, mais a pista de passagem subterrânea entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas, bem como a reforma do Mercado de Arte Popular. São iniciativas que gerarão muitos empregos.

Ele disse considerar que 2013 foi um ano muito positivo para a administração. Cita o empenho para regularizar a situação ante o governo federal – até o ano passado o município estava impedido de celebrar convênios ou receber recursos federais, a assinatura do convênio para o BRT e os lançamentos dos pacotes de obras que beneficiaram praticamente todos os bairros.

José Ronaldo afirmou que no próximo ano o gramado do Jóia da Princesa, que motivou reclamações de jogadores de clubes que atuaram na cidade, vai passar profunda recuperação. Mas o serviço apenas vai ser iniciado depois da participação dos clubes locais nos campeonatos baianos – da primeira e  segunda divisões. O estádio também vai ser mando de campo do Esporte Clube Feira de Santana, na Copa do Brasil.


Além dos questionamentos do radialista, o prefeito também respondeu a várias perguntas feitas pelos ouvintes, quando abordou vários assuntos, mas com maior frequência as relativas à pavimentação de ruas. Falou sobre o trânsito, saúde, novos investimentos, projetos, entre muitos outros assuntos.

Turma do circo alegra manhã de segunda-feira do feirense

O palhaço Fura-Fura e a turma do Circo Barcelona fizeram a alegria da manhã desta segunda-feira (23/12), de muitos feirenses na Praça J. Pedreira, em frente ao Mercado de Arte Popular. A Performance Circense faz parte do Natal Encantado, promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Marcando o último dia de apresentações, o grupo contou com a participação popular. A interação com o público através de brincadeiras, pegadinhas e aplausos foi constante. As pessoas se acomodaram nos bancos da praça e ao redor do palco, além dos olhares curiosos dos transeuntes e motoristas.

Equilibristas, malabaristas, trapezistas e palhaços diversificaram nas apresentações. O equilibrista deixou os expectadores de “boca aberta” ao equilibrar uma criança sentada em uma haste somente com a força de seu queixo. Já o trapezista de apenas oito anos mostrou mobilidade e agilidade em sua performance.


A programação do Natal Encantado se encerra nesta segunda-feira, 23. Ainda dá tempo de acompanhar as últimas atrações. Para saber mais sobre os locais e horários basta acessar o endereço eletrônico: http://www.natalencantado2013.com.br/. (Filipe Oliveira)

Natal antecipado para 50 famílias do distrito de Maria Quitéria

O presente de Natal chegou antecipado para 50 famílias do distrito de Maria Quitéria. Elas assinaram os contratos que garantem as suas casas próprias, na manhã desta segunda-feira (23/12), no Gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho, Paço Municipal Maria Quitéria. As moradias serão financiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural.

Aos 67 anos, Domingas Pereira da Silva, moradora do povoado Olhos D’Água da Formiga se emocionou ao assinar a documentação. A sua casa foi construída em adobe, apresenta rachaduras e corre o risco de cair. “Está bem velhinha. Agora, nossa vida vai melhorar”, disse.

A agricultora Jucildes dos Santos Oliveira, 54, divide um pequeno imóvel com mais nove pessoas – marido e oito herdeiros. São dois quartos e duas salas, apenas. Também construída de adobe está prestes a cair. “Não tinha condições financeiras para reformar por tão cedo”, revelou.

Nesta primeira etapa, foram contempladas ao todo 280 famílias residentes na zona rural de Feira de Santana. Cada uma delas recebe R$ 28.500,00 para a execução das obras de construção dos imóveis, entrando com a contrapartida de fornecimento do próprio terreno, e do pagamento de R$ 1.250,00, divididos em quatro parcelas de R$ 285, por ano.

O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância de uma nova moradia para essas famílias e explicou que a verba é liberada aos poucos, conforme a execução das obras. “Este um presente de Natal que vocês estão recebendo”, comentou.


Acompanharam o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, representantes da Caixa Econômica Federal, Aila Coutinho, e da ONG Carangondé Cidadania, que é a intermediária entre o município e a Caixa. Também os vereadores Isaías de Diogo e Robeci Lima. (Renata Leite)

Orquestra do Sisal encerra Natal Encantado

O último dia da programação do Natal Encantado, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer conta com atrações que prometem emocionar mais uma vez o público feirense. Nos seis espaços onde palcos estão montados terá diversidade nas apresentações.

As atividades começam as 10h, no estacionamento da Prefeitura, com a apresentação da Filarmônica União Sanfelista, do município de São Felix – BA. No mesmo horário, na Praça J. Pedreira, em frente do Mercado de Arte Popular, haverá performance circense do Circo Barcelona.

Durante a tarde, a partir das 15h, o Grupo Teatral Renascer vai encenar o Presépio Vivo, na Praça J. Pedreira. Na Praça de Alimentação, a partir das 18h, será realizado o show da cantora feirense Cecília Castelo e Banda. No Espaço Marcus Moraes, no mesmo horário, terá o desempenho da Filarmônica 25 de Dezembro, do município de Irará – BA e logo após os shows de Bruno Bezerra e Jota Setúbal.

Ainda às 18h, na sacada do Paço Municipal Maria Quitéria vai ser realizada mais uma Cantata de Natal. Desta vez o Coral do Centro Cultural Maestro Miro vai mostrar o encantamento do Natal.  O espetáculo será acompanhado de um show pirotécnico, para selar o sucesso do projeto.

Para fechar com “chave de ouro” a programação, a partir das 19h, a Orquestra Sinfônica do Sisal, do município de Conceição do Coité – BA, vai se apresentar na Praça da Matriz (Padre Ovídio). O grupo é formado pelos músicos da Orquestra Santo Antônio e da Filarmônica 30 de Junho. (Filipe Oliveira)


Orkestra Rumpilezz fez o público sambar

Cair no samba diante do som de uma orquestra era algo inimaginável para centenas de pessoas que compareceram a Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz) na noite deste domingo, 22. Mas todos foram surpreendidos com o espetáculo de musicalidade e resgate cultural proporcionado pela Orkestra Rumpilezz, regida pelo maestro Letieres Leite.

Criado há sete anos, em Salvador, o grupo se apresentou pela primeira vez em Feira de Santana. E o encontro com o público feirense foi histórico não apenas pelo ineditismo, mas por ser considerado pelos presentes como um dos mais contagiantes shows do projeto Natal Encantado, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer que se consolidará no calendário festivo do município. 

A Orkestra Rumpilezz apresentou um repertório autoral. Interagindo com o público – algumas vezes de forma didática – o maestro Letieres explorou desde a mistura da música afro com o jazz instrumental, as variantes do samba, como o samba duro e o samba cabula, este último citado como o ritmo ancestral que originou o samba atual.

“A origem é angolana, mas o samba de verdade nasceu na Bahia”, declarou o maestro, antes de exibir para o público o samba do Ilê Ayê. Cada pequeno intervalo nas músicas era intercalado por aplausos. Em alguns momentos o público também era convidado a acompanhar as batidas dos tambores com palmas.

Os solos de percussão do mestre Gabi Guedes, músico que já tocou com grandes nomes da música internacional, como Jimmy Cliff, também empolgaram as pessoas presentes. Os instrumentos de sopro, mais comuns em uma orquestra convencional, tiveram seus momentos de destaque, como na interpretação da música "Floresta Azul", composição de Letieres Leite baseada numa melodia ancestral.

O público se emocionou com a música “Tá Lendo”, que integrou o último álbum do cantor pop Ed Mota, com arranjo de Letieres Leite. Em Feira de Santana a Orkestra Rumpilezz também apresentou uma composição inédita, que vai integrar o próximo disco do grupo, denominado “Das Arábias”. O primeiro disco, lançado em 2010, rendeu ao grupo prêmios de melhor música instrumental do país e revelação. 

A última música foi anunciada, mas ao final dela o público pediu ‘bis’. O maestro atendeu, mas com uma condição: que todos deixassem as cadeiras e abrissem uma roda de samba na frente do palco. Não teve quem pensasse duas vezes. O espaço ficou pequeno, mas todos caíram no samba reggae da Orkestra Rumpilezz. 


A apresentação foi acompanhada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho,juntamente com a primeira-dama Ivanete Rios de Carvalho, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista. Um show pirotécnico complementou o espetáculo. (Ordachson Gonçalves)

Música e teatro no mesmo palco

A Orquestra Santo Antônio impressionou o público do Espaço Marcus Moraes, na noite deste sábado, 21, ao levar para o palco o musical “Um Presépio de Natal”, espetáculo produzido conjuntamente com o Grupo Teatral Cactus.

No mesmo dia, a Orquestra Santo Antônio, sediada em Conceição do Coité, foi exibida em rede nacional, através do Programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. A participação no Natal Encantado, projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, foi destacada pelo maestro Josevaldo de Almeida.

“É maravilhoso ver orquestras, corais, filarmônicas entre outras atividades culturais, principalmente na praça”, aponta. O violoncelista André Alves espera participar em outras oportunidades. “Um evento como esse aproxima as pessoas da cultura. Espero que nos próximos anos a gente possa fazer parte desse grande evento”, ressaltou.

O aposentado Samuel Santos Costa disse estar satisfeito com espírito natalino que tomou conta da cidade este ano. “É gratificante ver a cidade toda enfeitada e ainda com atrações musicais, teatrais e circenses. Nunca havia assistido a uma orquestra, me impressionei com as músicas e a parte teatral. De agora em diante não perco mais”, garantiu.


Para a técnica de enfermagem Priscila Silva Santos “o Natal de Feira de Santana nunca mais será o mesmo”. "A diversidade cultural contempla as mais variadas linguagens artísticas. Os idealizadores estão de parabéns”, elogiou.

Natal Encantado traz programação eclética

Com programação bastante diversificada e eclética, o Natal Encantado trouxe neste sábado, 21, para a Praça de Alimentação Gilson Pereira o Grupo H2F Hip Hop Feira. A apresentação atraiu um bom público.

Além da música o grupo também apresentou passos de dança livre, que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e com as mãos sob as batidas da música eletrônica.

De acordo com Leo Rezende, produtor musical do Grupo H2F Hip Hop Feira, é importante trazer o povo para rua, para junto da cultura. “Isso só acontecia somente em festas grandes a exemplo da Micareta e Expofeira. Agora o Natal Encantado veio acrescentar mais cultura no calendário festivo de Feira de Santana”, avalia.

“O Natal é uma data muito importante, pois é comemorado o nascimento de Cristo. Por isso, estamos aqui para comemorar a data e para mostrar a nossa arte”, completou.

Segundo Jailton Batista, secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a  programação diversificada e eclética foi elaborada visando agradar a todos os públicos. “O Natal Encantado provou que a população quer ter outro olhar. Aceita participar e curtir quando tem coisa de boa qualidade”, salientou.

A estudante Mariana Santos Pedrosa, 15 anos, conta que pratica street dance há dois anos. Ela afirma que não se imagina distante da dança. "O Hip Hop é diferente de tudo, onde posso me expressar como realmente sou. A Prefeitura de Santana e os idealizadores do Natal Encantado estão de parabéns, pois o evento trouxe uma programação diversificada que nao estamos acostumados em ver nessa data”, disse.


Para a dona de casa Júlia Rodrigues da Silva o evento lhe proporcionou uma oportunidade inédita. “Posso dizer com certeza que gostei do que vi. Acredito que qualquer tipo de cultura vale a pena. Cultura seja ela qual for, é importante”.

domingo, 22 de dezembro de 2013

José Ronaldo regularizar situação do município junto ao Cauc

Com 32 mil unidades contratadas, beneficiando diretamente cerca de 120 mil pessoas, Feira de Santana é um dos destaques em todo o país no Programa Minha Casa Minha Vida. Entretanto até o ano passado o município esteve impossibilitado de firmar novos contratos, conforme revelou o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, durante a entrega do Residencial Verde Água, na manhã deste sábado (21/12).

Situação que foi sanada devido ao empenho administrativo da atual gestão. "O prefeito José Ronaldo está de parabéns por ter conseguido mudar essa situação. O Minha Casa Minha Vida, um programa extraordinário e que tem mudado a vida de milhões de brasileiros, só funciona com a colaboração e dedicação dos governantes. É muito bom ter um parceiro como o senhor", apontou.


O prefeito José Ronaldo de Carvalho lembrou que uma das primeiras decisões de governo foi regularizar a situação do município junto ao Cauc. "Superamos todas as dificuldades e o resultado disso está sendo refletido em investimentos para a cidade. Somente este ano firmamos vários convênios com a Caixa, e esperamos que em 2014 essa parceria se fortaleça ainda mais", ressaltou. (Ordachson Gonçalves)

Prefeitura e CEF assinam contrato de financiamento para implantação do BRT

O contrato de financiamento entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Feira de Santana para implantação do Sistema BRT (sigla inglesa para Transporte Rápido de Ônibus) foi assinado na manhã deste sábado, 21, pelo presidente da instituição financeira, Jorge Hereda, e o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

O ato aconteceu após a entrega de chaves do Residencial Verde Água, empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida, situado no bairro Santo Antônio dos Prazeres. Na oportunidade também foram assinados os contratos para reforma dos campos de futebol nos distritos Matinha, Bonfim de Feira e Tiquaruçu, além do bairro Alto do Papagaio.

Hereda destacou a importância do investimento, cerca de R$ 90 milhões, para Feira de Santana. "A mobilidade urbana é um grande desafio e este município dá um importante passo neste sentido. Essa é uma preocupação do Governo Federal e também do prefeito José Ronaldo, que não mediu esforços para concretizarmos esse contrato", observou o presidente da Caixa.

O deputado federal Colbert Martins Filho ressaltou que os investimentos são muitos importantes para cidade. "A gente tem buscado em Brasília contemplar a nossa cidade, retornar ao povo o que lhe é de direito, e nada mais justo que trazer beneficios que vão contemplar toda a população", pontuou.


O prefeito José Ronaldo de Carvalho salientou que o Sistema BRT resultará em uma grande revolução no transporte coletivo urbano de Feira de Santana. "Será uma nova era no que diz respeito a mobilidade urbana nessa cidade. Um investimento histórico e que beneficiará toda a população". (Ordachson Gonçalves)

Filarmônica e Coral 4 de Janeiro: do clássico ao popular

A Filarmônica e Coral 4 de Janeiro, de Itiúba, tem características que atraem a atenção do público. É jovem, dentro de mais alguns dias completa seis anos e na sua formação jovens músicos se destacam. Se apresentou no palco montado no Espaço Cultural Marco Moraes, na noite desta sexta-feira, 20, na programação do Natal Encantado, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana. Foi aplaudida de pé.

Antes de iniciar a apresentação, o maestro Ednaldo Paixão, disse que elegia três setores da arte humana para levar ao palco: música, dança e poesia. Foi uma apresentação que levou o público a participar cantarolando dobrados conhecidos ou formando um coral para as músicas que sabia a letra.

O grupo começou com a “Oração a São Francisco” e terminou o show com “Aquarela brasileira”.  Foi do clássico ao popular, como convém a uma filarmônica azeitada. Tocou o baião de Luiz Gonzaga ao eruditismo de Carlos Gomes, passando por dobrados, o regionalismo de Sivuca ao romantismo de Roberto Carlos.

Se a apresentação já estava agradando ao público, a decida do palco de um grupo de saxofonistas formado por cinco moças foi o ato que confirmou a conquista feita pela sinfônica. Elas apresentaram o que o maestro chamou a coreografia de “Passinho da Juriti”, uma das aves mais conhecidas do sertão.


Ex-delegado de polícia, Ednaldo Paixão disse que a resposta positiva do público à apresentação, o aplauso de pé é o mais elevado dos reconhecimentos, é a recompensa para os músicos. “Tenho certeza de que agradamos”. Um dos destaques de uma filarmônica de tantos talentos é o solista de clarineta Mateus, de apenas 10 anos. Foi uma apresentação apoteótica.

Frevos e Dobrados em homenagem a Estevão Moura

De tão afinados e cientes do nível técnico alcançado, os jovens músicos da Oficina de Frevos e Dobrados, que se apresentou na noite de sexta-feira, 20,  na praça Padre Ovídio, pareciam que brincavam com os instrumentos. Parecia. Sob o comando do maestro Fred Dantas eles brilharam no grande palco numa noite que se insinuou fria.

Apresentaram oito músicas de temática natalina e prestaram uma significativa homenagem ao músico feirense Estevão Moura, quase um desconhecido para as novas gerações, mas de grande importância para a música – e não apenas a regional. 
Também ficou conhecido pela palheta para saxofone que produzia e era exportada.


O casal Cléssio e Ana Amélia Oliveira não perdeu uma noite dos eventos na praça. “O Natal Encantado já entrou para a história da nossa cidade, que foi literalmente sacudida com esta série de eventos ao mesmo tempo e para todos os gostos”, afirma ela, que mais uma vez foi à praça. “Gosto de filarmônica porque ela é um dos nossos traços culturais”, diz ele.

Coral do Joselito Amorim emociona público

Os alunos do Colégio Municipal Professor Joselito Amorim emocionaram os feirenses em mais uma apresentação da Cantata de Natal na sacada do Paço Municipal Maria Quitéria. Como acontecem todas as noites, a partir das 18h, a iniciativa faz parte do Natal Encantado, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Com musicas que referenciam o clima natalino e histórias do nascimento do menino Jesus, as crianças fazem encenação das janelas da Prefeitura. O público admira com olhar atento o brilho das crianças, unidas com as luzes que enfeitam o prédio.

O projeto, que foi abraçado pela Secel, faz parte do Cantando na Escola, que é coordenado pela cantora feirense Céziah Zaiin. Neste sábado haverá apresentação de mais um coral, a partir das 18h.


Para conferir toda programação do Natal Encantado basta acessar o endereço eletrônico: http://www.natalencantado2013.com.br/. (Filipe Oliveira)