Feira Produtiva
|
Como produzir com eficiência – como fazer, manipulação, higiene - e como as informações nos rótulos dos produtos devem ser mostradas – o que deve constar, informação nutricional. Técnicos do Programa Feira Produtiva estão levando estes conhecimentos às associações de moradores que participam do programa, que visa combater as desigualdades por meio do incremento na produção de alimentos, bem como promover o desenvolvimento local.
Na tarde de quarta-feira o grupo esteve no povoado de Tanquinho, no distrito de Humildes, e nesta quinta-feira, também à tarde, vai para o Garapa, em Maria Quitéria. Na terça-feira, o treinamento foi realizado na Vila Feliz, em Tiquaruçu. Estes grupos produtivos receberam uma cozinha industrial que está mudando a forma de produção vigente até recentemente.
“Estamos orientando-os sobre como manusear os equipamentos corretamente para, assim, aumentar a sua vida útil, a higienização no processo de produção, bem como o que deve constar nos rótulos”, afirmou o engenheiro de alimentos Sérgio Martins, que é assistente de incubação do programa. Em Tanquinho, sete pessoas participam diretamente da produção dos alimentos.
O leque de produtos inclui pizza cuja massa é de aipim, vários sabores de balas, mais pasteis doces e salgados. “A produção aumentou muito com os novos equipamentos, que tornaram mais fáceis o nosso trabalho”, atesta Elizabete Oliveira Silva, do grupo produtivo de Tanquinho. “E isso aumenta a nossa renda, também”. Na quarta-feira, o grupo produziu mais de 3,2 mil pasteis doces. “No futuro vamos produzir pães”. O povoado não tem padaria.
Igual a várias outras associações, parte da produção é entregue à Cooperlago, que é o fornecedor destes alimentos à Secretaria de Educação, que o destina à alimentação escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário