Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Internet de graça para 100 por cento das escolas municipais

Lançamento
 Com todas as escolas da Rede Municipal conectadas à Internet através do sistema Wi-Fi, Feira de Santana passou a ser a primeira cidade brasileira com 100% da rede de ensino a oferecer esta importante ferramenta facilitadora da aquisição do conhecimento e de interação social.

Neste sentido a Secretaria Municipal de Educação lançou, na manhã desta terça-feira, 6, no Teatro Margarida Ribeiro, o Projeto Escola Mais Interativa: Integrar para Ensinar, Conectar para Aprender.
 
O investimento da ordem de R$ 5.129.943,64 contempla 170 escolas, das quais, 92 na sede e 78 nos distritos. Nos próximos meses, a Secretaria de Educação fará a instalação em outras 36 escolas que no momento estão em obra ou funcionam em imóveis alugados. 
Para tanto, além das três torres de transmissão já existentes, foram implantadas mais quatro, situadas em pontos estratégicos do município, permitindo uma melhor distribuição da rede.
 
“Além de proporcionar Internet para todas as escolas, visamos atender a comunidade  escolar como um todo, pois com os equipamentos anteriores o Wi-Fi não conseguia atingir muito além das salas de administração e laboratórios de informática das unidades de ensino”, ponderou Lênio Lins, chefe da Divisão de Informações Educacionais da Secretaria de Educação.
 
A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, ao explanar os objetivos estratégicos do projeto, disse que, agora, “vamos estar mais integrados, podendo acompanhar de perto o funcionamento das escolas; falar com gestores e professores a qualquer momento, realizar videoconferências, entre outras atividades”.
 
O “Google para a Educação”, programa que assiste a 45 milhões de alunos na Europa e Estados Unidos, é outro suporte que se integrará ao Escola Mais Interativa. 
 
Esta iniciativa vai permitir, por exemplo, o uso de  ferramentas dirigidas ao ambiente escolar, dentre os quais, Hangout, Google Sites e Google Sala de Aula.
 
CONQUISTA
 
Ao inaugurar o projeto, Jayana Ribeiro e o prefeito José Ronaldo de Carvalho participaram de uma videoconferência, na qual interagiram com alunos de escolas situadas na sede e nos distritos, bem como com coordenadores do Escola Mais Interativa que se encontravam em outros estados da federação.
 
José Ronaldo atribuiu a implantação do projeto como sendo uma conquista da sociedade e das gerações futuras, lembrando que “o seu sucesso só será possível se professores e diretores escolares se engajarem  integralmente na sua execução”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário